Menu
2020-03-29T18:17:41-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Incentivos

Medidas emergenciais da Caixa contra o coronavírus podem ser estendidas para além de dois meses, diz Pedro Guimarães

Em transmissão ao vivo, presidente da Caixa disse que medidas como redução de juros e postergação de pagamentos podem ser estendidas para “três, quatro meses”

22 de março de 2020
19:01 - atualizado às 18:17
Pedro Guimaraes, presidente da Caixa Econômica Federal
Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal. Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse, neste domingo (22), que medidas emergenciais do banco de redução dos impactos do coronavírus na economia brasileira podem ser estendidas para além dos dois meses propostos inicialmente, pelo tempo que for necessário.

Segundo o executivo, as medidas já anunciadas de redução de taxas de juros de crédito, ampliação de concessão de crédito a empresas e paralisação de pagamentos de prestações de financiamentos serão estendidas para "três, quatro meses", se for necessário.

Guimarães reforçou, ainda, que as agências da Caixa e as lotéricas não serão fechadas, embora 70% dos funcionários do banco estejam trabalhando de casa. Também disse que a Caixa tem capacidade tecnológica para que todos os resgates de FGTS e postergações de pagamentos de prestações de financiamentos sejam feitas via aplicativo, sem necessidade de comparecimento a agências.

O presidente da Caixa falou durante uma transmissão on-line ao vivo na tarde de hoje promovida pela XP Investimentos, da qual participaram também os presidentes da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, da CSN, Benjamin Steinbruch, da MRV, Rubens Menin, da Stone Pagamentos, André Street, e da própria XP, Guilherme Benchimol.

Em resposta a um dos presentes, Pedro Guimarães afastou, ainda, qualquer possibilidade de a Caixa adquirir participações em empresas como forma de resgatá-las neste momento. "Não faz nenhum sentido", disse o presidente do banco estatal.

Segundo Wilson Ferreira Junior, a crise de saúde atual lembra, em certa medida, para a Eletrobras, a crise do racionamento de energia em 2001, no sentido em que não se sabe, ainda, quanto tempo irá durar, e provavelmente ensejará mudanças de hábitos na população. O presidente da Eletrobras disse que 50% da força de trabalho da estatal está trabalhando de casa atualmente.

Já o CEO da Stone destacou a importância de o governo tomar medidas como empréstimos a fundos perdido a pequenos empreendedores a fim de evitar uma quebradeira geral. A própria Stone tem tomado medidas nesse sentido em relação aos clientes, disse André Street. Benjamin Steinbruch, da CSN, disse que a siderúrgica está dando incentivos para os clientes a continuarem comprando.

Rubens Menin, da MRV, destacou a importância de haver uma sintonia entre os governos federal, estaduais e municipais, já que não adianta, por exemplo, a Caixa conceder crédito se algumas prefeituras paralisarem todas as atividades dos municípios. Pedro Guimarães respondeu que levaria a questão ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Funcionários com covid-19

Secretaria do Espírito Santo confirma 53 infectados na plataforma Macaé da Petrobras

Segundo a Sesa, a comunicação da Petrobras sobre a ocorrência aconteceu nesta quarta-feira. Estatal disse mais cedo ao Broadcast que a plataforma era da SBM

Seu Dinheiro na sua noite

Sobe no tuíte, cai no (quase) fato

Você já deve ter ouvido alguma vez a expressão “sobe no boato, cai no fato”. Alguém se lembra dela toda vez que a bolsa sobe diante de algum rumor e cai logo depois da confirmação. Isso acontece porque o tal mercado sempre tenta se antecipar aos acontecimentos. Quando eles se materializam, os preços em geral […]

Atualização sobre covid-19

Brasil registra 941 mortes por coronavírus desde início de pandemia

O resultado marca um aumento de 17% de mortes no Brasil em relação a ontem, quando foram registrados 800 óbitos

Alívio intenso

Ibovespa fecha em queda, mas ainda acumula ganhos de mais de 11% na semana; dólar cai a R$ 5,09

O Ibovespa teve a melhor semana desde março de 2016, sustentado pelo viés mais otimista visto no exterior nos últimos dias. O dólar à vista também passou por um alívio importante, recuando mais de 5% na semana

Socorro financeiro

Maia acusa equipe econômica de dar informações falsas em projeto para estados

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) acusou a equipe econômica de dar informações falsas no projeto de socorro emergencial a Estados e relacionou o impasse em torno da proposta à disputa do presidente Jair Bolsonaro com governadores

Crédito contra covid-19

Boa parte do valor liberado ainda não foi usada pelos bancos, diz presidente do BC

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira, 9, em entrevista por videoconferência ao portal UOL, que a instituição já anunciou a liberação de cerca de R$ 1,2 trilhão para os bancos, para combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus

Ouça o que bombou na semana

Podcast Touros e Ursos: um presente de Páscoa para os mercados

O podcast de hoje faz o balanço de uma semana positiva para os mercados, mesmo em meio à crise do coronavírus

Prontos para auxiliar

Bancos estão sólidos para ajudar a preservar empregos e empresas, diz presidente da Febraban

presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, garantiu nesta quinta-feira, 9, que o setor bancário está pronto para ajudar as empresas a preservar empregos

Recessão pior que 2008

IIF prevê que PIB global cairá 2,8% em 2020, e do Brasil, 4,1%

IIF revisou para baixo sua projeção para o PIB global e passou a prever contração de 2,8% em 2020

Títulos privados

BCs de emergentes podem necessitar ser comprador de última instância, diz Campos Neto

Roberto Campos Neto fez nesta quinta-feira, 9, em reunião com senadores, uma defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 10, que permite que o BC compre títulos privados durante o período de crise

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements