Menu
2020-03-29T18:17:41-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Incentivos

Medidas emergenciais da Caixa contra o coronavírus podem ser estendidas para além de dois meses, diz Pedro Guimarães

Em transmissão ao vivo, presidente da Caixa disse que medidas como redução de juros e postergação de pagamentos podem ser estendidas para “três, quatro meses”

22 de março de 2020
19:01 - atualizado às 18:17
Pedro Guimaraes, presidente da Caixa Econômica Federal
Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal. Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse, neste domingo (22), que medidas emergenciais do banco de redução dos impactos do coronavírus na economia brasileira podem ser estendidas para além dos dois meses propostos inicialmente, pelo tempo que for necessário.

Segundo o executivo, as medidas já anunciadas de redução de taxas de juros de crédito, ampliação de concessão de crédito a empresas e paralisação de pagamentos de prestações de financiamentos serão estendidas para "três, quatro meses", se for necessário.

Guimarães reforçou, ainda, que as agências da Caixa e as lotéricas não serão fechadas, embora 70% dos funcionários do banco estejam trabalhando de casa. Também disse que a Caixa tem capacidade tecnológica para que todos os resgates de FGTS e postergações de pagamentos de prestações de financiamentos sejam feitas via aplicativo, sem necessidade de comparecimento a agências.

O presidente da Caixa falou durante uma transmissão on-line ao vivo na tarde de hoje promovida pela XP Investimentos, da qual participaram também os presidentes da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, da CSN, Benjamin Steinbruch, da MRV, Rubens Menin, da Stone Pagamentos, André Street, e da própria XP, Guilherme Benchimol.

Em resposta a um dos presentes, Pedro Guimarães afastou, ainda, qualquer possibilidade de a Caixa adquirir participações em empresas como forma de resgatá-las neste momento. "Não faz nenhum sentido", disse o presidente do banco estatal.

Segundo Wilson Ferreira Junior, a crise de saúde atual lembra, em certa medida, para a Eletrobras, a crise do racionamento de energia em 2001, no sentido em que não se sabe, ainda, quanto tempo irá durar, e provavelmente ensejará mudanças de hábitos na população. O presidente da Eletrobras disse que 50% da força de trabalho da estatal está trabalhando de casa atualmente.

Já o CEO da Stone destacou a importância de o governo tomar medidas como empréstimos a fundos perdido a pequenos empreendedores a fim de evitar uma quebradeira geral. A própria Stone tem tomado medidas nesse sentido em relação aos clientes, disse André Street. Benjamin Steinbruch, da CSN, disse que a siderúrgica está dando incentivos para os clientes a continuarem comprando.

Rubens Menin, da MRV, destacou a importância de haver uma sintonia entre os governos federal, estaduais e municipais, já que não adianta, por exemplo, a Caixa conceder crédito se algumas prefeituras paralisarem todas as atividades dos municípios. Pedro Guimarães respondeu que levaria a questão ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Agora vai?

MP da Eletrobras: relator mantém ‘jabutis’ e condiciona venda à compra de energia

No texto, Nascimento manteve a possibilidade de renovação antecipada da usina de Tucuruí, um dos maiores ativos da Eletronorte, e incluiu também a prorrogação da concessão da Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes para Furnas.

Cresce a fila

CBA, da Votorantim, registra pedido de IPO na CVM

A empresa, que afirma ser a única companhia integrada de alumínio do Brasil, pretende financiar seu crescimento orgânico e inorgânico com os recursos levantados na oferta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O quebra-cabeças do mercado e outros destaques

Recentemente, eu fui presenteado com um quebra-cabeças de duas mil peças. “Ah, isso vai ser moleza; é só montar as bordas e depois ir preenchendo aos poucos”, pensei eu. Nem preciso dizer que eu estava redondamente enganado: a mesa da cozinha está tomada por pequenas partes de uma paisagem bucólica. De vez em quando eu […]

FECHAMENTO

Ibovespa tem mais um dia de ‘mais do mesmo’ e fecha em leve alta, contrariando NY

Setores pesos-pesados seguraram o índice no azul. O movimento garantiu uma leve alta de 0,03%, mais uma vez deixando o índice na trave dos 123 mil pontos

Vem oferta por aí

Rede D’Or confirma a avaliação para a realização de um follow on

O anúncio foi feito após o jornal Valor Econômico revelar que a companhia prepara uma oferta de ações que pode chegar a R$ 5 bilhões

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies