Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-12-07T09:38:05-03:00
Estadão Conteúdo
De olho na inflação

IGP-DI de novembro sobe 2,64% ante 3,68% em outubro e vai a 24,28% em 12 meses

O resultado do indicador ficou abaixo da mediana de 2,81% das estimativas na pesquisa do Projeções Broadcast, cujo intervalo ia de 2,40% a 3,20%.

7 de dezembro de 2020
9:38
mercado / inflação
Imagem: Shutterstock

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta a 2,64% em novembro, após um avanço de 3,68% em outubro, divulgou nesta segunda-feira, 7, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado do indicador ficou abaixo da mediana de 2,81% das estimativas na pesquisa do Projeções Broadcast, cujo intervalo ia de 2,40% a 3,20%.

Com o resultado, o IGP-DI acumulou uma elevação de 22,16% no ano.

Em 12 meses, a taxa ficou em 24,28% (ante 22,12% até outubro).

Abertura

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve elevação de 3,31% em novembro ante uma alta de 4,86% em outubro.

O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, subiu 0,94% em novembro, após o avanço de 0,65% em outubro.

Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, teve elevação de 1,28% em novembro, depois da alta de 1,73% em outubro.

O período de coleta de preços para o índice de novembro foi do dia 1º ao dia 30 do mês.

Agropecuários e Industriais

Os preços dos produtos agropecuários no atacado subiram 6,39% em novembro, depois de uma alta de 9,51% em outubro, dentro do IGP-DI, informou a FGV. Já os produtos industriais avançaram 1,99% em novembro, ante aumento de 2,99% em outubro.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram alta de 2,61% em novembro, ante um avanço de 2,95% em outubro.

Os preços dos bens intermediários subiram 3,38% em novembro, após aumentarem 4,43% em outubro. Os preços das matérias-primas brutas registraram elevação de 3,80% em novembro, depois do avanço de 6,78% em outubro.

Núcleo do IPC-DI

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) de novembro subiu 0,21%, após a elevação de 0,17% registrada em outubro, conforme a FGV.

O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo.

Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumulou uma elevação 2,57% no ano e alta de 2,94% em 12 meses.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Fusão cheia de travas

Na Omega Geração (OMGE3), um grupo importante de acionistas está descontente — e quer barrar os planos da empresa

Fundos detentores de 28,6% da Omega Geração (OMGE3) se uniram e dizem que não vão aprovar a fusão com a Omega Distribuição nos termos atuais

Potencial de 36% de alta

Como fica a XP após a separação do Itaú? Para o JP Morgan, é hora de comprar as ações da corretora

A equipe do JP Morgan vê as pressões vendedoras nas ações da XP após a separação com o Itaú se dissipando; assim, a recomendação é de compra

Digitalização

A hora e a vez do e-commerce: com pandemia, comércio online mais que dobra e já chega a 21% das vendas do varejo

O fechamento das lojas físicas promovido pela pandemia fez o setor de varejo acelerar a aposta no e-commerce e nas vendas digitais

A bolsa como ela é

Stone, Inter e Méliuz caem forte na bolsa. É o fim das fintechs como as conhecemos?

Muito desse movimento tem a ver com a subida dos juros. Mas alguns fatores específicos também pesaram sobre as ações. Em alguns casos, pesaram com razão; em outros, nem tanto

Ajuste seu relógio

Pregão terá uma hora a mais a partir de novembro; entenda a mudança e veja a nova agenda da bolsa

As alterações começam a valer a partir do dia 8 de novembro; a B3 vai ajustar a bolsa para refletir o fim do horário de verão nos EUA

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies