Menu
2020-10-14T08:13:30-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
abaixo do esperado

A oferta global de petróleo caiu 600 mil bpd em setembro, a 91,1 milhões de bpd segundo AIE

14 de outubro de 2020
8:04 - atualizado às 8:13
Imagem conceitual mostra petróleo derramado em cima de nota de dinheiro
Imagem: Shutterstock

A oferta mundial de petróleo se reduziu em 600 mil de barris por dia (bpd) em setembro, para 91,1 milhões de bpd, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). A queda, conforme relatório mensal da entidade, com sede em Paris, reflete o corte de produção nos Emirados Árabes Unidos e a manutenção dos fluxos de corte no Mar do Norte e no Brasil, mais do que compensando a recuperação vista nos Estados Unidos depois de o furacão Laura ter forçado fechamentos preventivos no mês de agosto.

O patamar da oferta de petróleo em setembro ficou, de acordo com a AIE, 8,7 milhões de bpd abaixo do nível apresentado pelo setor no término de 2019.

Já em outubro, a Associação lembra que a greve em petrolíferas na Noruega e o Furacão Delta, no Golfo do México, nos Estados Unidos, interromperam brevemente volumes substanciais de produção. "Quaisquer perdas provavelmente serão compensadas por ganhos adicionais na Líbia, caso seu cessar-fogo se mantenha, e se os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) produzirem conforme as metas acordadas", explica a AIE. Em setembro, a produção da Opep+ teve queda de 410 mil bpd.

Diante disso, a entidade espera que no quarto trimestre a oferta mundial de petróleo aumente para 92 milhões de bpd, ante uma média de 91,3 milhões de bpd no terceiro trimestre. Das três maiores produtoras, prevê a Agência, o fornecimento nos Estados Unidos deve encolher em 160 mil de bpd, enquanto a Arábia Saudita e a Rússia devem apresentar crescimento de mais de 300 mil bpd, cada, na mesma base de comparação.

A perspectiva da AIE para o ano como um todo é de queda de 1 milhão de bpd na produção russa em relação a 2019, de 700 mil bpd nos Estados Unidos e de 600 mil bpd na Arábia Saudita. A Agência também informa que espera que o fornecimento total de petróleo fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) diminua em 2,6 milhões de bpd, antes de registrar uma recuperação modesta em 2021 de cerca de 400 mil de bpd.

Com informações de O Estado de S. Paulo.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

responsabilização

JBS aprova em assembleia ação contra irmãos Batista

Processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República

em live

Se necessário, voltaremos a fazer transferência do BC para o Tesouro, diz secretário

Em agosto, CMN já havia autorizado o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional

Balanço do mês

Bitcoin e dólar são os melhores investimentos de outubro; ativos de risco ficaram para trás de novo

Por pouco o Ibovespa não ficou entre os melhores investimentos do mês, mas segunda onda de coronavírus na Europa derrubou as bolsas; risco fiscal, eleições americanas e indefinição quanto a estímulos fiscais nos EUA também pesaram

seu dinheiro na sua noite

O saci à solta nos mercados

Não sei dizer exatamente quando nem quem tomou a iniciativa de importar dos países anglófonos a celebração do Halloween, o Dia das Bruxas. O fato é que desde que as crianças brasileiras começaram a sair fantasiadas pedindo doces no último dia de outubro houve uma série de tentativas de “tropicalizar” o evento. Embora não seja […]

Disparou

Dívida bruta do governo deverá encerrar o ano em 96% do PIB

Endividamento cresceu 20,2 pontos por causa de pandemia.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies