🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Naji Nahas, o especulador que quebrou a bolsa do Rio

Certo ou errado, herói ou vilão, Naji Nahas foi o player mais admirado e temido do mercado brasileiro de ações em todos os tempos. Nunca houve outro como ele.

11 de outubro de 2020
10:33 - atualizado às 17:52
Naji Nahas
Naji Nahas, especulador conhecido como 'o homem que quebrou a bolsa do Rio' - Imagem: Janete Longo/AE

Existe uma grande diferença entre investidores, traders e especuladores.

Dos primeiros, não é preciso falar nada. Todo mundo sabe quem são.

Traders são aqueles que entram e saem de posições à vista e a futuro, não raro com objetivos imediatistas de lucros.

Especuladores são os que fazem do mercado um jogo.

Naji Robert Nahas, ou simplesmente Naji Nahas, como é mais conhecido, faz parte de uma categoria à parte. Simplesmente não operava no mercado. Fazia o mercado. Estabelecia as cotações e as tendências.

Nahas veio para o Brasil após o episódio de tentativa de corner no mercado de prata, na Comex, em Nova York, perpetrado pelos irmãos Hunt nos últimos dias de 1979 e primeiros de 1980.

Detentores da maior fortuna dos Estados Unidos, eles conseguiram comprar mais prata do que toda a quantidade do metal existente no mundo. Juntaram seu capital com o de alguns bilionários árabes, sendo Naji Nahas o intermediário entre as duas partes.

O corner só não deu certo porque a Comex, se valendo de um dispositivo de seu estatuto, aumentou absurdamente o valor das margens.

Eis como conto o episódio na página 300 de meu livro Os mercadores da noite, edição da Inversa.

“Os dirigentes da bolsa sabiam que, caso os Hunts fossem bem-sucedidos em sua tentativa de corner, muitas corretoras quebrariam. A própria bolsa corria risco. Decidiram, então, alguns minutos antes da abertura, elevar as margens de garantia…”

Após o insucesso do corner, do qual não teve a menor parcela de culpa, Naji Nahas se mudou para o Brasil, onde tinha casamento marcado com uma brasileira. E por aqui ficou.

O excelente livro BM&F – A História do Mercado Futuro no Brasil, de Alcides Ferreira e Nilton Horita, narra diversas passagens da vida de Nahas no Brasil.

Para escrever esta crônica, uma de minhas fontes é esse trabalho. Os trechos nos quais simplesmente copio a narrativa estão entre aspas.

Naji Nahas foi o maior especulador que já operou nos mercados financeiros brasileiros.

Certamente, não o mais bem-sucedido. Garante-se até que saiu no prejuízo. Mas o certo é que, na época em que reinou nas bolsas de São Paulo e do Rio de Janeiro, era ele quem dava as cartas.

A simples menção de seu nome causava calafrios nos diversos parceiros do mercado, incluindo os grandes bancos e o próprio Banco Central.

Vejam essa passagem de BM&F – a História…

“Depois de 1988, Nahas foi deixando todos com os nervos ainda mais à flor da pele. Só pagava cheques depois das 18 horas. O escritório da Alameda Santos ficava atulhado de funcionários de corretoras aguardando a liberação do pagamento. Fazia isso todos os dias. Não se sabia ao certo se o estilo administrativo do departamento de contas a pagar de Nahas era um sinal de má saúde financeira ou simples exercício do prazer da tortura.”

Jamais fui corretor de Nahas em terras tupiniquins, mas fiz algumas operações em Nova York e Chicago para uma pessoa que, tenho certeza, operava em sociedade com ele.

Um dia recebi uma ordem de compra de prata na Comex vinda desse sócio ou emissário de Naji Nahas. Curiosamente, o telefonema vinha de Lima, no Peru.

Quando perguntei o lote e o mês futuro, essa pessoa disse:

“Todos os meses, qualquer lote. Vai comprando e me passando os fills (confirmação de ordem executada). Quando quiser parar, eu aviso.”

Foi a maior ordem que já executei em minha vida.

Minha broker em Nova York não sabia se ria de alegria (por causa da corretagem) ou se chorava (com medo da margem de garantia não entrar).

Foi tudo liquidado bonitinho.

Certa ocasião viajei (ida e volta Rio/São Paulo) no jatinho de Nahas. Ele estava presente na aeronave, assim como o antológico trader Alfredo Grumser Filho.

Isso foi na época do governo Collor. Durante o voo, Naji Nahas me contou que a ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, estava tendo um caso com o ministro da Justiça, Bernardo Cabral.

“O turco só pode estar dizendo isso para se exibir”, pensei. “Pra se mostrar insider”.

Algumas semanas mais tarde, o affair estava em todos os jornais, após Zélia e Bernardo terem dançado Besame Mucho de rostos colados numa festa em Brasília.

Culpa-se Nahas pela quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Isso é verdade apenas em parte. As sociedades corretoras queriam suas gordas corretagens, os bancos cobravam juros escorchantes pelos empréstimos que lhe faziam. Naji não regateava nem uma coisa nem outra.

Quando lhe cortaram as linhas de crédito, seus cheques foram devolvidos e os corretores que não puderam cobrir as ordens de seu maior cliente simplesmente faliram.

Em meu Relatório FNJ nº 20, publicado em 30 de junho de 1989, escrevi:

“Naji Nahas não enganou ninguém. Todo o mercado sabia que a ‘puxada’ das Bolsas só poderia dar certo se a alta continuasse indefinidamente. A operação D zero, que consistia na venda de ações para recebimento no mesmo dia enquanto a compra só seria paga no quinto dia útil após a negociação, era financiada por taxas de juros muito superiores às do mercado e só poderia dar certo na medida que as cotações subissem mais que as taxas de juros cobradas. Enfim, foi mais uma corrente, uma pirâmide, mais uma tentativa de corner semelhante à da prata.”

No livro da história dos mercados futuros, do Alcides e do Horita, há um episódio que eu desconhecia totalmente.

Quando Naji Nahas veio pela primeira vez ao Brasil, o Boeing 707 da Varig no qual voava foi sequestrado por terroristas árabes e levado para Cuba.

Como libanês, Nahas falava árabe fluentemente, além de outras seis ou sete línguas.

Acabou sendo o mediador entre os pilotos e os sequestradores.

Quando tentou falar em inglês com o comandante, Naji levou uma coronhada na cabeça. Isso não o abalou. Usando seu poder de persuasão, conseguiu que o episódio terminasse sem maiores traumas.

Os terroristas ficaram em Havana.

“(Nahas) manteve a calma e ganhou os sequestradores com seu papo. Ajudou a resolver o sequestro com sua lábia. Desembarcou no Brasil para passar à história do mercado de capitais.” (página 323 do livro da BM&F).

Certo ou errado, herói ou vilão, Naji Nahas foi o player mais admirado e temido do mercado brasileiro de ações em todos os tempos. Nunca houve outro como ele.

Michel Temer e Naji Nahas riem de imitação de Bolsonaro em jantar com empresários

Temer organizou um jantar no apartamento do investidor Naji Nahas, em São Paulo, com empresários na noite de segunda-feira (13).

O ex-presidente voltou à pauta recentemente após escrever uma carta de pacificação entre três poderes para Bolsonaro, após o chefe do executivo aumentar a tensão com o STF nas manifestações de 7 de setembro.

No vídeo que viralizou nas redes, o humorista André Marinho, apresentador do programa Pânico, na Jovem Pan, desmoraliza o presidente, enquanto Temer e outros à mesa caem na gargalhada.

"Essa cartinha que eu recebi é tua?", começa Marinho a Temer, que acena positivamente para o humorista.

"Achei ela meio infantil, meio marica, eu estou achando que foi o Michelzinho que mandou para mim", diz, enquanto os convidados riem. Michelzinho é o filho de 12 anos de Temer. Você pode conferia mais informações sobre o acontecido no canal do YouTube, do Seu Dinheiro:

O conteúdo também está disponível nas nossas redes sociais. Lá, você encontra análises de investimentos, notícias relevantes para o seu patrimônio, oportunidades de compra na bolsa, insights sobre carreira, empreendedorismo e muito mais. E o melhor: tudo de graça. Confira no post abaixo:

Compartilhe

IVAN SANT'ANNA

Diário da campanha: As chances de Lula, Bolsonaro e da terceira via mudaram na reta final para o primeiro turno?

4 de setembro de 2022 - 7:23

Faltando um mês para as eleições, acredito ser quase impossível que Ciro ou Simone alcancem Bolsonaro, mas Lula dificilmente vence no 1º turno

IVAN SANT'ANNA

Sob a névoa da guerra: as chances de Rússia e Ucrânia após seis meses de conflito

7 de agosto de 2022 - 7:29

As coisas não se passaram da maneira que Putin queria, e já é muito remota a chance de a Rússia anexar integralmente o seu vizinho do oeste

Um gigante em crise?

Crise na Casa Branca: para onde Biden está levando os EUA?

10 de julho de 2022 - 8:31

Joe Biden tem tido um governo turbulento frente à Casa Branca — e, com popularidade em baixa e inflação em alta, o futuro dos EUA é nebuloso

IVAN SANT'ANNA

A Ilha: Taiwan pode virar o palco de uma nova guerra e abalar ainda mais a economia global?

12 de junho de 2022 - 7:25

O mundo voltou a falar da hipótese da China tomar Taiwan após a invasão da Ucrânia pela Rússia de Vladimir Putin

Ivan Sant'Anna

Onde investir com a alta dos juros e o fim da era do dinheiro de graça no mundo

8 de maio de 2022 - 7:45

Quem tiver a competência, ou a sorte, de detectar o pico da inflação e das taxas de juros e comprar papéis com renda prefixada, poderá ganhar uma nota preta

Ivan Sant'Anna

Bolsonaro reage na disputa contra Lula, mas quem o mercado vai escolher na corrida para o Planalto?

10 de abril de 2022 - 7:35

Eleições só terão influência na bolsa se Lula e Bolsonaro estiverem próximos nas pesquisas antes da votação. Nesse caso, o mercado será realista, como sempre foi

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Petróleo a 200 dólares? Como um novo choque de preços deve mudar a política da Petrobras (PETR4) para os combustíveis

13 de março de 2022 - 8:08

Simplesmente não confio em governos, mas acredito que, em ocasiões de emergência, a União pode interferir em alguns preços para evitar abusos

Ivan Sant'Anna

Lula é mais do que favorito para vencer as eleições, mas tudo pode mudar se Bolsonaro jogar a toalha — e o mercado adoraria

13 de fevereiro de 2022 - 7:39

Embora o mercado já esteja precificando Lula na presidência, os investidores, traders profissionais e gestores vão gostar muito de uma alternativa na Presidência

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Por que Bolsonaro corre o risco de se transformar no primeiro presidente em exercício a perder a reeleição

16 de janeiro de 2022 - 7:52

Em tese, Bolsonaro teria mais chance de manter imunidade – no caso, parlamentar – se concorresse a uma vaga no Senado

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Como Sérgio Moro pode se tornar o candidato dos sonhos do mercado financeiro nas eleições 2022

12 de dezembro de 2021 - 7:15

Ex-juiz tem chances de chegar à presidência, mas precisa de uma estratégia para firmar-se como ‘terceira via’ a Lula e Bolsonaro

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies