Menu
2020-06-19T16:24:15-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Novos indicadores

XP lança três índices de fundos imobiliários próprios para acompanhar o mercado

XP passa a publicar índices próprios – um geral, um de FII de tijolo e um de FII de papel; corretora considera que IFIX é muito amplo e pode distorcer análise de performance do investidor.

19 de junho de 2020
16:24
Prédios em São Paulo
Imagem: Shutterstock

A XP Investimentos passou a publicar três índices de fundos imobiliários de autoria própria, mais seletivos que o IFIX, o Índice de Fundos Imobiliários da B3.

Para a corretora, o crescimento acelerado do mercado de fundos de investimento imobiliário (FII) fez com que o IFIX passasse a incluir fundos com menor liquidez e presença em pregão, o que poderia distorcer a análise de performance do investidor.

"Hoje, o IFIX é composto por 120 fundos imobiliários que possuem valores de mercado e liquidez muito discrepantes. Para ilustrar, o fundo com maior peso no índice possui valor de mercado e volume de negociação diária aproximadamente 300 vezes maior do que o fundo com o menor peso", diz a XP em relatório.

Os três índices criados pela XP visam a reduzir esse tipo de distorção, com exigências um pouco diferentes de Índice de Negociabilidade, presença em pregões e restrição na quantidade de FII participantes. Segundo a XP, a composição das carteiras dos índices será revisada a cada quatro meses.

O XPFI é um índice geral cujo objetivo é acompanhar a performance dos 40 FII mais líquidos negociados no mercado atualmente. Já o XPFT é um índice de fundos de tijolo, aqueles que investem diretamente em imóveis físicos, sendo limitado a 20 integrantes.

Finalmente, o índice XPFP é um índice de fundos de papel, aqueles que investem em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário (recebíveis, em geral) e fundos de fundos (FOFs). O indicador inclui apenas 15 integrantes.

Desempenho dos índices de FII da XP

Você pode conferir toda a metodologia e os fundos que compõem cada índice neste relatório.

Recentemente, o Banco Inter também passou a acompanhar índices próprios de fundos de tijolo e fundos de papel, que servem como referência para os seus fundos de fundos imobiliários.

Acompanhar os FII desta forma é interessante porque cada um desses tipos de fundo possui características próprias. Fundos de tijolo costumam se assemelhar mais a ativos de renda variável, inclusive na volatilidade mais alta, ao passo que fundos de papel têm dinâmica e volatilidade mais parecidas com a da renda fixa. Em verdade, os recebíveis (CRI) que compõem a carteira de muitos desses fundos são ativos de renda fixa.

Composição por segmento dos índices de FII da XP

XPFI - Índice XP de Fundos Imobiliários

XPFT – Índice XP de Fundos Imobiliários de Tijolo

XPFP – Índice XP de Fundos Imobiliários de Papel

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Novo nome no MEC

Bolsonaro anuncia pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

Decreto presidencial nomeou professor para o cargo nesta sexta-feira

Investimento para o cliente

Corretora Warren recebe aporte de R$ 120 milhões para investimento em plataformas digitais

Fintech visa multiplicar por cinco patrimônio sob gestão até o fim de 2021 e aumentar alcance da marca: ‘Nossa meta é seguir investindo em tecnologia’

Chegou lá

E o Ibovespa, quem diria, voltou aos 100 mil pontos. O que isso significa?

Depois de mais de quatro meses, o Ibovespa finalmente reconquistou o patamar dos três dígitos. Algumas boas notícias da economia doméstica ajudam a explicar o otimismo na semana, mas há mais fatores que influenciaram esse movimento

Crise se afastando?

Barômetros globais sinalizam retomada gradual da economia mundial, diz FGV

Melhoras ainda estão condicionadas a um ‘grau elevado’ de incerteza diante da pandemia, pondera pesquisador

desconfiança justa?

Amazon pede que funcionários excluam TikTok por questões de ‘segurança’

Segundo uma captura de tela obtida pelo The New York Times, a empresa de e-commerce enviou um e-mail solicitando a exclusão do app

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements