Menu
2020-06-19T16:24:15-03:00
Novos indicadores

XP lança três índices de fundos imobiliários próprios para acompanhar o mercado

XP passa a publicar índices próprios – um geral, um de FII de tijolo e um de FII de papel; corretora considera que IFIX é muito amplo e pode distorcer análise de performance do investidor.

19 de junho de 2020
16:24
Prédios em São Paulo
Imagem: Shutterstock

A XP Investimentos passou a publicar três índices de fundos imobiliários de autoria própria, mais seletivos que o IFIX, o Índice de Fundos Imobiliários da B3.

Para a corretora, o crescimento acelerado do mercado de fundos de investimento imobiliário (FII) fez com que o IFIX passasse a incluir fundos com menor liquidez e presença em pregão, o que poderia distorcer a análise de performance do investidor.

"Hoje, o IFIX é composto por 120 fundos imobiliários que possuem valores de mercado e liquidez muito discrepantes. Para ilustrar, o fundo com maior peso no índice possui valor de mercado e volume de negociação diária aproximadamente 300 vezes maior do que o fundo com o menor peso", diz a XP em relatório.

Os três índices criados pela XP visam a reduzir esse tipo de distorção, com exigências um pouco diferentes de Índice de Negociabilidade, presença em pregões e restrição na quantidade de FII participantes. Segundo a XP, a composição das carteiras dos índices será revisada a cada quatro meses.

O XPFI é um índice geral cujo objetivo é acompanhar a performance dos 40 FII mais líquidos negociados no mercado atualmente. Já o XPFT é um índice de fundos de tijolo, aqueles que investem diretamente em imóveis físicos, sendo limitado a 20 integrantes.

Finalmente, o índice XPFP é um índice de fundos de papel, aqueles que investem em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário (recebíveis, em geral) e fundos de fundos (FOFs). O indicador inclui apenas 15 integrantes.

Desempenho dos índices de FII da XP

Você pode conferir toda a metodologia e os fundos que compõem cada índice neste relatório.

Recentemente, o Banco Inter também passou a acompanhar índices próprios de fundos de tijolo e fundos de papel, que servem como referência para os seus fundos de fundos imobiliários.

Acompanhar os FII desta forma é interessante porque cada um desses tipos de fundo possui características próprias. Fundos de tijolo costumam se assemelhar mais a ativos de renda variável, inclusive na volatilidade mais alta, ao passo que fundos de papel têm dinâmica e volatilidade mais parecidas com a da renda fixa. Em verdade, os recebíveis (CRI) que compõem a carteira de muitos desses fundos são ativos de renda fixa.

Composição por segmento dos índices de FII da XP

XPFI - Índice XP de Fundos Imobiliários

XPFT – Índice XP de Fundos Imobiliários de Tijolo

XPFP – Índice XP de Fundos Imobiliários de Papel

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)

100 dias entre o fundo e topo do mercado

Até aqui, 2020 foi o ano de Amyr Klink, em que aqueles que souberam capotar (entre janeiro e o final de março), passaram pela tempestade sem afundar de vez em mar aberto

inflação de alimentos

Após ouvir cobrança, Bolsonaro reforça que preço do arroz não será tabelado

Ministra da Agricultura avisou que atual patamar de preços só deve baixar mesmo a partir de 15 de janeiro, quando entrar a safra brasileira.

ranking da forbes

Varejo invade lista de mais ricos do Brasil; saiba mais sobre os bilionários

Luiza Trajano, Ilson Mateus e Luciano Hang chegam entre os 10 mais ricos do país, em um ano marcado por mudanças no setor varejista, alta das ações e IPOs

Seu Mentor de Investimentos

Como proteger seus investimentos diante do risco de sanções comerciais por causa das queimadas

País tornou-se um pária no mundo por conta do que acontece no Pantanal e na Amazônia, diz colunista Ivan Sant’Anna; ele aponta uma série de tipos de ativos que podem estar imunes a uma eventual protesto da comunidade internacional

caso de fevereiro

Guedes ‘excedeu barbaramente’ limites ao comparar servidor a parasita, diz juíza

Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Federal Cível da Bahia, afirmou que o ministro da Economia ‘insultou’ os servidores públicos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements