Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-06-19T16:24:15-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Novos indicadores

XP lança três índices de fundos imobiliários próprios para acompanhar o mercado

XP passa a publicar índices próprios – um geral, um de FII de tijolo e um de FII de papel; corretora considera que IFIX é muito amplo e pode distorcer análise de performance do investidor.

19 de junho de 2020
16:24
Prédios em São Paulo
Imagem: Shutterstock

A XP Investimentos passou a publicar três índices de fundos imobiliários de autoria própria, mais seletivos que o IFIX, o Índice de Fundos Imobiliários da B3.

Para a corretora, o crescimento acelerado do mercado de fundos de investimento imobiliário (FII) fez com que o IFIX passasse a incluir fundos com menor liquidez e presença em pregão, o que poderia distorcer a análise de performance do investidor.

"Hoje, o IFIX é composto por 120 fundos imobiliários que possuem valores de mercado e liquidez muito discrepantes. Para ilustrar, o fundo com maior peso no índice possui valor de mercado e volume de negociação diária aproximadamente 300 vezes maior do que o fundo com o menor peso", diz a XP em relatório.

Os três índices criados pela XP visam a reduzir esse tipo de distorção, com exigências um pouco diferentes de Índice de Negociabilidade, presença em pregões e restrição na quantidade de FII participantes. Segundo a XP, a composição das carteiras dos índices será revisada a cada quatro meses.

O XPFI é um índice geral cujo objetivo é acompanhar a performance dos 40 FII mais líquidos negociados no mercado atualmente. Já o XPFT é um índice de fundos de tijolo, aqueles que investem diretamente em imóveis físicos, sendo limitado a 20 integrantes.

Finalmente, o índice XPFP é um índice de fundos de papel, aqueles que investem em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário (recebíveis, em geral) e fundos de fundos (FOFs). O indicador inclui apenas 15 integrantes.

Desempenho dos índices de FII da XP

Você pode conferir toda a metodologia e os fundos que compõem cada índice neste relatório.

Recentemente, o Banco Inter também passou a acompanhar índices próprios de fundos de tijolo e fundos de papel, que servem como referência para os seus fundos de fundos imobiliários.

Acompanhar os FII desta forma é interessante porque cada um desses tipos de fundo possui características próprias. Fundos de tijolo costumam se assemelhar mais a ativos de renda variável, inclusive na volatilidade mais alta, ao passo que fundos de papel têm dinâmica e volatilidade mais parecidas com a da renda fixa. Em verdade, os recebíveis (CRI) que compõem a carteira de muitos desses fundos são ativos de renda fixa.

Composição por segmento dos índices de FII da XP

XPFI - Índice XP de Fundos Imobiliários

XPFT – Índice XP de Fundos Imobiliários de Tijolo

XPFP – Índice XP de Fundos Imobiliários de Papel

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

em busca de inovação

Hospital Mater Dei compra fatia da A3Data, de inteligência artificial, por R$ 40 milhões

A3Data foi fundada em 2014 e desenvolve projetos de grande impacto nas organizações, líderes em seus segmentos, voltado para o aumento de receita, redução de custos e melhora na experiência dos clientes

seu dinheiro na sua noite

Semana termina da mesma forma que começou: com os olhares do mundo voltados para a China

Ainda que as perdas registradas nesta sexta-feira (24) tenham sido mais modestas do que as da última segunda-feira (20), a semana termina da mesma forma que começou — com os olhares do mundo voltados para a China. Os analistas e especialistas diminuíram as apostas de que uma eventual falência da incorporadora chinesa Evergrande possa se […]

Entrevista com o CEO

Gasolina cara? Não dá para fazer milagre com preço dos combustíveis, diz presidente da Ipiranga

Para Marcelo Araujo, questões conjunturais como o câmbio e a alta das commodities afetam a subida dos preços neste momento

fique de olho

Dividendos: TIM paga R$ 137,5 milhões em juros sobre capital próprio

pagamento ocorre no dia 27 de outubro, sendo a data de 29 de setembro de 2021 como aquela que servirá para identificar os acionistas com direito a receber os valores

BLINK!

Via Varejo (VIIA3) é uma oportunidade de compra? Evergrande foi apenas um susto? Entenda esses e outros assuntos no BLINK!

Você já sabe que toda sexta-feira tem dois compromissos marcados: o happy hour e o encontro com Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus. Como sempre, ele responde perguntas feitas pelos seus seguidores de forma descontraída. Confira, afinal: sextou

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies