O investidor Mark Mobius é conhecido dos leitores do Seu Dinheiro. No fim do ano passado, esteve no Brasil comprando empresas para seu fundo. Em maio, disse que está convencido de que o Brasil pode decolar. Agora, em entrevista à imprensa internacional, destoa de alguns de seus pares e avalia que o corte coordenado de juros no mundo é boa notícia para o mercado de ações.
Para Mobius, que conversou com os colegas do site “Marketwatch”, com todos os grandes BCs em uma “corrida para fundo”, para o juro zero ou quase zero, o resultado será muito bom para os mercados. Mesmo que essa atuação seja uma tentativa de conter uma recessão global.
A ideia de Mobius é simples, juro baixo é boa notícia para o mercado de ações. “Você tem muito dinheiro procurando retorno. Por isso tenho dito aos meus analistas: ‘Vamos olhar para as ações que ofereçam algum retorno, pois é isso que as pessoas vão querer’”, disse. O link para a breve entrevista está aqui.
A postura de Mobius destoa de alguns pares de mercado que avaliam que o momento requer cautela. Das últimas duas vezes que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) iniciou ciclos de corte, a recessão foi inevitável, com forte queda no preço das ações.
Recentemente mostramos a diferença de avaliação entre o Morgan Stanley e o Goldman Sachs com relação à bolsa americana. Pesquisa do Bank of America Merrill Lynch também nos mostrou que os gestores globais enxergam juros menores, mas que o temor com uma recessão é a maior desde 2011. Dentro desse quadro, é bom lembrar o conselho de outro grande investidor, Howard Marks: Mova-se com cautela.