Menu
2019-11-05T15:16:28-03:00
Estadão Conteúdo
olho nos números

Investimento cresce 1,4% de agosto para setembro, diz IPEA

Em comparação com igual mês do ano passado, houve expansão de 7,5%. No terceiro trimestre, a alta foi de 7,5%, ante igual período de 2018

5 de novembro de 2019
15:16
Investimentos; moedas
Imagem: Shutterstock

O investimento cresceu 1,4% de setembro para agosto, segundo o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). Em comparação com igual mês do ano passado, houve expansão de 7,5%. No terceiro trimestre, a alta foi de 7,5%, ante igual período de 2018.

Em 12 meses até setembro e no acumulado do ano, o investimento subiu 3%. "Esse crescimento elevado no período deveu-se, em parte, às importações de plataforma de petróleo. Excluindo o efeito das plataformas, o crescimento no terceiro trimestre teria sido de 1% na margem e de 1,3% na comparação interanual", informou o Ipea, em nota.

A FBCF é composta por três segmentos: máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. Em setembro, o investimento em máquinas e equipamentos cresceu 1,6% frente a agosto, sendo que houve alta de 40,5% nos componentes importados e queda de 18,5% nos nacionais. Enquanto os investimentos na construção civil evoluíram 1,2% em relação ao mês anterior, o segmento "outros ativos fixos" apresentou recuo de 3%.

O Ipea destacou ainda que o desempenho se manteve positivo na comparação com o mês de setembro do ano passado. A construção civil avançou 3,8% e "outros ativos fixos" expandiram 2,6%.

O segmento de máquinas e equipamentos registrou crescimento de 14,3%, influenciado pelas importações de plataformas de petróleo. Parte deste resultado tem relação com o forte aumento de 130% das importações de bens de capital ante setembro de 2018.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

via de mão dupla

PEC do auxílio tem de ter contrapartida, diz Funchal

“Se essa PEC não andar com as contrapartidas, o vulnerável que vai ter o benefício hoje será o desempregado dos próximos anos”, diz Funchal.

Mudanças a caminho

Se PEC for aprovada, 14 Estados já podem congelar salário de servidor

Pela proposta, as medidas de ajuste seriam acionadas sempre que as despesas obrigatórias primárias excedessem 95% das receitas correntes.

Décimo Andar

[Vídeo] O que aconteceu (e acontecerá) com os fundos imobiliários?

Tijolos, argamassa, tinta e cimento. É nisso que investem pessoas que tem fundos imobiliários? Não exatamente. Os empreendimentos como shoppings, escritórios e lojas é que geram valor a esses materiais. E com a pandemia de covid-19, diversos desses estabelecimentos acabaram entregando as chaves, o que provocou um certo desconforto no setor imobiliário. Acompanha o comentário […]

Crise

Vendas do comércio encerram 2020 com queda histórica de 12,2%, diz Serasa

Essa é a maior retração de toda a série, iniciada em 2001.

o que está acontecendo?

5 pontos para entender o resultado e a reação ao PIB do 4º trimestre

Atividade fecha com pior queda da história em 2020, mas vem acima do esperado, só que bolsa está caindo; confira os motivos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies