A Petrobras informou que foram disponibilizados nesta segunda-feira uma oferta pública secundária de 241 milhões de ações — distribuição que, ao preço do último pregão, valeria em torno de R$ 7,2 bilhões.
A medida é para que a Caixa Econômica Federal possa vender sua participação na companhia. Segundo a Petrobras, as ações serão distribuídas simultaneamente no Brasil e no exterior — sob a forma de American Depositary Shares (ADSs).
O preço da ação na oferta deve ser definido em 25 de junho, quando se encerra o procedimento de coleta de intenções de investimento (bookbuilding), aberto nesta segunda-feira. Cada ADS é representativo de 2 Ações.
De acordo com a estatal, dia 17 de junho tem início o período de reserva, que termina em 24 de junho. A negociação das ações na oferta tem início na B3 em 27 de junho, com liquidação prevista para 28.
Em abril, a Caixa Econômica Federal já havia comunicado à Petrobras sobre os estudos para a venda de ações que detém na companhia. O processo foi oficializado em maio.
De acordo com o prospecto registrado na SEC, órgão nos EUA equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira, essas 241 milhões de ações equivalem a 3,24% do total de ações ordinárias da empresa.