Menu
2019-04-05T09:53:47-03:00
Estadão Conteúdo
Após queda na inflação

Banco Central da Turquia mantém taxa de juros em 24%, mas fala em ‘aperto adicional’

Mercado se preocupava com a possibilidade de a instituição cortar a taxa após queda de 1,44% na inflação

13 de dezembro de 2018
10:20 - atualizado às 9:53

O Banco Central da República da Turquia (CBRT, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira que decidiu manter a sua taxa básica de juros, a de recompra, em 24% ao ano, mas deixou a porta aberta para um "aperto monetário adicional, se necessário".

Nos últimos dias, agentes de mercado mostravam preocupação com a possibilidade de a instituição enxergar uma justificativa para abandonar o ciclo de aperto e até cortar a taxa de juros após a mais recente leitura de inflação ao consumidor, que encolheu 1,44% na passagem de outubro para novembro - e, assim, desacelerou na comparação anual do mês passado para 21,62%.

A linguagem relativamente "hawkish" do comunicado teve reflexos no câmbio, levando o dólar a reverter a alta que apresentava sobre a lira turca instantes antes da decisão do CBRT.

Às 9h17, a moeda americana recuava de 5,3502 liras turcas perto do horário de fechamento de ontem em Nova York para 5,3455.

Em nota à imprensa, o BC presidido por Murat Çetinkaya aponta que a "tendência de reequilíbrio na economia se tornou mais notável", mas pondera que "a desaceleração da atividade econômica continua, parcialmente devido a condições financeiras mais apertadas".

"As expectativas de inflação, o comportamento dos preços, o impacto retardado de decisões recentes de política monetária, a contribuição da política fiscal [do governo] ao processo de reequilíbrio e outros fatores afetando a inflação serão monitorados de perto e, se necessário, um aperto monetário adicional pode ser promovido", diz o comunicado.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Respiro

E-commerce fatura R$ 7,72 bilhões com Black Friday e Cyber Monday em 2020

O valor representa aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

fechamento dos mercados

Ibovespa engata 5ª semana seguida de alta com Petrobras, Vale e aéreas

Índice local de ações não tinha sequência tão longa de ganhos semanais desde dezembro de 2019; dólar mantém trajetória de queda e juros longos se descomprimem de novo

duas semanas depois

Carrefour anuncia internalização dos serviços de segurança

Anúncio é uma resposta ao assassinato de João Alberto de Freitas – homem negro que foi espancado por seguranças de uma unidade do Carrefour em Porto Alegre

Desde 2015

CVM faz comunicação recorde de indícios de crimes ao Ministério Público

De janeiro a setembro deste ano, a CVM enviou 260 comunicados de indícios de crimes financeiros ao Ministério Público.

setor em transformação

Dezembro vai ser bom para o varejo, mas 2021 é imprevisível, diz Luiza Trajano

Presidente do conselho do Magazine Luiza voltou a pregar união, falou de responsabilidade social do empresariado e pediu para que não se transforme a busca pela vacina em “jogo político”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies