🔴 ONDE INVESTIR COM A SELIC A 14,75% AO ANO? CONFIRA AS RECOMENDAÇÕES GRATUITAMENTE

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de empresas no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

SAÍDA HETERODOXA

Corrida pelo gás: Alemanha recorre à estatização para escapar da crise energética causada por Putin; entenda

Governo alemão assumiu o controle da gigante de energia Uniper e desembolsará 8 bilhões de euros injetar recursos e adquirir o restante da participação na empresa

Camille Lima
Camille Lima
21 de setembro de 2022
11:53 - atualizado às 8:53
O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
O presidente da Russia, Vladimir Putin - Imagem: Agência Brasil

O desagradável som de tic-tac se faz cada vez mais presente ao redor da Europa, enquanto o continente corre contra o tempo para escapar de um congelante inverno agravado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na tentativa de driblar os cortes de gás russos, a Alemanha fechou um novo negócio bilionário que, na prática, vai tornar a gigante de energia Uniper uma empresa estatal.

O governo alemão decidiu assumir o controle da companhia, que antes era a maior importadora de gás russo da Alemanha, e deverá desembolsar 8 bilhões de euros para injetar recursos e adquirir a participação na empresa.

“Este passo se tornou necessário porque a situação claramente mudou” nas últimas semanas, disse Robert Habeck, ministro da Economia da Alemanha,

Trata-se da segunda ação de Berlim para garantir o fornecimento de energia para residências e empresas em todo o país. 

Na semana passada, a Alemanha ainda assumiu o controle da Rosneft, uma refinaria de petróleo russa que fornece 90% do combustível para Berlim.

O governo alemão e a Uniper

No fim de julho, a maior empresa de comercialização de gás da Alemanha estava à beira da falência, em consequência do fechamento das torneiras de gás por Moscou após as sanções ocidentais. 

Leia Também

Vale destacar que a empresa é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 40% de todo o gás usado no país, inclusive para o aquecimento das residências.

Então, o país aprovou um pacote de resgate de 15 bilhões de euros para evitar que a companhia quebrasse, e ainda abocanhou uma participação de 30% na Uniper.

Porém, a situação da gigante energética continuou se deteriorando rapidamente, somando perdas de mais de 8,5 bilhões de euros com o gás — e o governo alemão decidiu intervir mais uma vez.

Berlim concordou em nacionalizar a Uniper, a fim de garantir o fornecimento de energia para residências e empresas nos próximos meses. 

O mais novo negócio

Agora, Berlim atualizou o pacote e vai desembolsar outros 8 bilhões de euros para injetar na Uniper. O acordo inclui um aumento de capital, uma linha de crédito do governo alemão e a compra de papéis da companhia.

A Alemanha irá adquirir as ações da companhia que ainda não havia comprado e ainda aumentará o capital da empresa alemã. Com o negócio, o governo totalizará uma fatia de 98,5% na empresa. 

Até que a operação de aumento de capital seja concluída, o banco estatal alemão KfW garantiu fornecer à empresa um suporte de liquidez adicional caso seja necessário.

O negócio também estipula a emissão de 4,7 mil milhões de novas ações da Uniper, que Berlim pretende subscrever ao valor nominal de 1,70 euros por papel. 

Alemanha compra fatia da Fortum na Uniper

Após o aumento de capital na Uniper, parte da injeção bilionária da Alemanha servirá para comprar a participação da finlandesa Fortum, de 56%, na Uniper, que custa em torno de 500 milhões de euros.

"Estamos investindo na Uniper com 8 bilhões de ações e estamos efetivamente comprando a Fortum", disse o ministro da Economia alemão, Robert Habeck.

O governo ainda deverá financiar o reembolso do empréstimo de 4 bilhões de euros que a Fortum concedeu à Uniper.

O negócio ainda estipula que a finlandesa terá o direito de primeira oferta caso a gigante de energia alemã pretenda vender a totalidade ou parte de seus ativos hidrelétricos e nucleares suecos até 2026.

Assim que o acordo for concluído, a Fortum estará “livre” de suas relações com a Uniper, e poderá assumir a geração de energia limpa nórdica como seu principal negócio.

“O papel do gás na Europa mudou desde que a Rússia atacou a Ucrânia, assim como as perspectivas para um portfólio de gás pesado. Desse modo, o negócio de um grupo integrado não é mais viável”, afirmou Markus Rauramo, CEO da Fortum.

Alemanha e a refinaria russa Rosneft

Na última sexta-feira, o governo alemão também assumiu o controle de três refinarias de petróleo de propriedade russa localizada na Alemanha, que fornece em torno de 90% do combustível da capital.

As subsidiárias da Rosneft em território alemão correspondem a 12% da capacidade de refino do país. 

Desde a semana passada, as unidades da Rosneft passaram a ser administradas pela Bundesnetzagentur, a agência governamental de Berlim que supervisiona as redes elétricas alemãs.

“Esta é uma decisão de política energética de longo alcance para proteger nosso país”, disse o chanceler Olaf Scholz.

*Com informações de Reuters e The New York Times

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
OURO DIGITAL

Bitcoin mira marca de US$ 100 mil e ganha fôlego com Donald Trump sinalizando mais acordos comerciais

1 de maio de 2025 - 18:25

A principal criptomoeda do mundo foi o melhor investimento de abril e especialistas veem mais valorização à frente

NEGOCIAÇÃO VS. SANÇÃO

Trump acena com negociações tarifárias, mas anuncia sanções ao petróleo do Irã — com alvo indireto na China

1 de maio de 2025 - 16:50

Presidente diz que quem comprar petróleo e petroquímicos do país do Oriente Médio não terá mais permissão para fazer negócios com os Estados Unidos

PRIMEIROS EFEITOS

China já sente o peso das tarifas de Trump: pedidos de exportação desaceleraram fortemente em abril

1 de maio de 2025 - 10:18

Empresas americanas estão cancelando pedidos à China e adiando planos de expansão enquanto observam o desenrolar da situação

SD ENTREVISTA

Ninguém vai poder ficar em cima do muro na guerra comercial de Trump — e isso inclui o Brasil; entenda por quê

1 de maio de 2025 - 6:54

Condições impostas por Trump praticamente inviabilizam a busca por um meio-termo entre EUA e China

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Falta pouco agora

30 de abril de 2025 - 19:45

Depois de lambermos a lona no início de janeiro, a realidade acabou se mostrando um pouco mais piedosa com o Kit Brasil

SD ENTREVISTA

Nova Ordem Mundial à vista? Os possíveis desfechos da guerra comercial de Trump, do caos total à supremacia da China

30 de abril de 2025 - 5:52

Michael Every, estrategista global do Rabobank, falou ao Seu Dinheiro sobre as perspectivas em torno da guerra comercial de Donald Trump

DIÁRIO DOS 100 DIAS

Donald Trump: um breve balanço do caos

29 de abril de 2025 - 21:00

Donald Trump acaba de completar 100 dias desde seu retorno à Casa Branca, mas a impressão é de que foi bem mais que isso

DIA 100

Trump: “Em 100 dias, minha presidência foi a que mais gerou consequências”

29 de abril de 2025 - 19:12

O Diário dos 100 dias chega ao fim nesta terça-feira (29) no melhor estilo Trump: com farpas, críticas, tarifas, elogios e um convite aos leitores do Seu Dinheiro

Insights Assimétricos

Trump quer brincar de heterodoxia com Powell — e o Fed que se cuide

29 de abril de 2025 - 6:06

Criticar o Fed não vai trazer parceiros à mesa de negociação nem restaurar a credibilidade que Trump, peça por peça, vem corroendo. Se há um plano em andamento, até agora, a execução tem sido tudo, menos coordenada.

DIA 99

Trump vai jogar a toalha?

28 de abril de 2025 - 19:45

Um novo temor começa a se espalhar pela Europa e a Casa Branca dá sinais de que a conversa de corredor pode ter fundamento

EFEITOS DA GUERRA COMERCIAL

Acabou para a China? A previsão que coloca a segunda maior economia do mundo em alerta

28 de abril de 2025 - 18:45

Xi Jinping resolveu adotar uma postura de esperar para ver os efeitos das trocas de tarifas lideradas pelos EUA, mas o risco dessa abordagem é real, segundo Gavekal Dragonomics

GUERRA DOS CHIPS

Huawei planeja lançar novo processador de inteligência artificial para bater de frente com Nvidia (NVDC34)

28 de abril de 2025 - 13:33

Segundo o Wall Street Journal, a Huawei vai começar os testes do seu processador de inteligência artificial mais potente, o Ascend 910D, para substituir produtos de ponta da Nvidia no mercado chinês

DIA 95

E agora, Trump? A cutucada da China que pode reacender a guerra comercial

24 de abril de 2025 - 19:42

Em meio à sinalização do presidente norte-americano de que uma trégua está próxima, é Pequim que estica as cordas do conflito tarifário dessa vez

LADEIRA ABAIXO

Fim da linha para o dólar? Moeda ainda tem muito a cair, diz economista-chefe do Goldman Sachs

24 de abril de 2025 - 14:17

Desvalorização pode vir da relutância dos investidores em se exporem a investimentos dos EUA diante da guerra comercial com a China e das incertezas tarifárias, segundo Jan Hatzius

Insights Assimétricos

A tarifa como arma, a recessão como colateral: o preço da guerra comercial de Trump

24 de abril de 2025 - 6:08

Em meio a sinais de que a Casa Branca pode aliviar o tom na guerra comercial com a China, os mercados dos EUA fecharam em alta. O alívio, no entanto, contrasta com o alerta do FMI, que cortou a projeção de crescimento americano e elevou o risco de recessão — efeito colateral da política tarifária errática de Trump.

DIA 94

Trump, tarifas e um funeral

23 de abril de 2025 - 19:54

O presidente norte-americano confirmou presença no funeral do papa Francisco e vai usar a ocasião para realizar encontros com outros líderes estrangeiros

MERCADOS HOJE

Bolsa nas alturas: Ibovespa sobe 1,34% colado na disparada de Wall Street; dólar cai a R$ 5,7190 na mínima do dia

23 de abril de 2025 - 12:44

A boa notícia que apoiou a alta dos mercados tanto aqui como lá fora veio da Casa Branca e também ajudou as big techs nesta quarta-feira (23)

DIA 93

A festa do estica e puxa de Donald Trump

22 de abril de 2025 - 20:09

Primeiro foram as tarifas recíprocas e agora a polêmica envolvendo uma possível demissão do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell

NEM ELON MUSK ESCAPA

Tesla (TSLA34) não escapa das tarifas contra a China, e BofA corta preço-alvo pela segunda vez no ano — mas balanço do 1T25 devem vir bom 

22 de abril de 2025 - 16:34

Bank of America reduz preço-alvo em antecipação ao relatório trimestral previsto para esta terça-feira; resultados devem vir bons, mas perspectiva futura é de dificuldades

SELIC VS DÓLAR

Banco Central acionou juros para defender o real — Galípolo detalha estratégia monetária brasileira em meio à guerra comercial global

22 de abril de 2025 - 15:50

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Gabriel Galípolo detalhou a estratégia monetária do Banco Central e sua visão sobre os rumos da guerra comercial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar