Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Monique Lima

Monique Lima

Monique Lima é jornalista com atuação em renda fixa, finanças pessoais, investimentos e economia, com passagem por veículos como VOCÊ S/A, Forbes, InfoMoney e Suno Notícias. Formada em Jornalismo em 2020, atualmente, integra a equipe do Seu Dinheiro como repórter, produzindo conteúdos sobre renda fixa, crédito privado, Tesouro Direto, previdência privada e movimentos relevantes do mercado de capitais.

BALANÇO DO MÊS

Bitcoin vai do inferno ao céu e fecha como melhor investimento de abril; um título de renda fixa se deu bem com a mesma dinâmica

As idas e vindas das decisões do presidente dos EUA, Donald Trump, causaram uma volatilidade além da habitual no mercado financeiro em abril, o que foi muito bom para alguns ativos

Monique Lima
Monique Lima
30 de abril de 2025
19:03 - atualizado às 12:04
bitcoin btc criptomoedas ano novo réveillon
Imagem: Montagem Canva Pro

“VOL é vida”. Este é um ditado do mercado financeiro para dizer que a volatilidade dos ativos é benéfica para o ganho de capital. Em abril, essa premissa foi muito verdadeira para os investimentos que mais se valorizaram no mês: bitcoin e Tesouro Prefixado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mês começou com o “Dia da Libertação” de Donald Trump — parece que faz um ano, mas faz um mês. Na data, o presidente norte-americano anunciou as novas tarifas de importação para o mundo, e o mercado reagiu muito mal às alíquotas, que foram maiores do que as esperadas. 

Foram dias de sangria para quase todos os ativos financeiros do mundo: dólar, ações, bitcoin, títulos públicos

A situação piorou quando o presidente da China, Xi Jinping, devolveu a mesma moeda e travou uma guerra comercial com Trump. 

Nova sessão de sangria. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até aqui, abril entrava para a história como um mês para se esquecer. A maior parte dos ativos acumulava desvalorização. 

Leia Também

Até que o presidente dos Estados Unidos recuou. Retirou as taxas mais altas contra todos os países, à exceção da China, ao pausar o tarifaço em 90 dias, mantendo apenas a alíquota mínima, de 10%.

Isso já causou um grande alívio nos mercados, que se ampliou quando Trump anunciou a intenção de dialogar com a China e diminuir os impostos contra o país, que estão em impressionantes 145% — para alguns produtos, em 245%, considerando os impostos estabelecidos no primeiro mandato do republicano. 

Bitcoin vai da lanterna ao topo

As reviravoltas do mês terminaram com saldo positivo para quase todos os ativos acompanhados pelo Seu Dinheiro, com apenas uma exceção — que falaremos mais adiante

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investimento que mais ganhou foi o bitcoin, que se valorizou em 11,9% em abril. A criptomoeda, entretanto, foi do inferno ao céu, pois bateu a mínima do ano ao longo do mês.

A rentabilidade em 2025 continua negativa, em -7,04%, mas o saldo de abril acabou sendo mais positivo do que negativo: ao fim de março, a rentabilidade negativa no ano era de -18%. 

Além do recuo de Trump em relação às tarifas, um dos motivos apontados para a alta da criptomoeda é uma correção do valor, visto que o preço ficou muito depreciado entre janeiro e março.  

A tese de que o bitcoin pode ser considerado uma criptomoeda para reserva de valor continua tendo bastante força, e especialistas do setor acreditam que novos recordes podem ser estabelecidos em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brilho da renda fixa

Outro giro 180 em abril foi o do Tesouro Prefixado. 

O título público se beneficiou com as mudanças nas projeções dos agentes de mercado para a taxa Selic com o novo cenário que se avizinha com tarifas de Trump. A expectativa é de que as tarifas de importações levem à atividade global a uma desaceleração. 

Com isso, a economia brasileira também deve desacelerar, e as taxas de juros, que precisavam ir às alturas para conter a inflação no país, talvez não precisem mais ir tão longe. 

O Tesouro Prefixado é o título público mais sensível a essas mudanças de cenário de curto prazo para os juros. O título com vencimento em 2032 que estava pagando uma taxa na faixa de 15% no dia 2 de abril diminuiu para uma taxa de 14% neste dia 30. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que as taxas e preços dos títulos de renda fixa são inversamente proporcionais. Isso significa que, quanto menor a taxa, maior o preço do título, e vice-versa.

Em outras palavras, quando os juros futuros (esperados) sobem, as taxas acompanham, e os preços dos papéis caem; mas quando os juros futuros caem, as taxas também reduzem, e os preços dos títulos sobem.

Com isso, em abril, o preço dos títulos do Tesouro Prefixado 2032 se valorizou em 6,34% — conseguindo o segundo lugar no pódio de melhores investimentos do mês. 

O terceiro lugar ficou para o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais de 2035, que registrou alta de 5,26% nos preços. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja a seguir o ranking completo dos piores e melhores investimentos de abril:

InvestimentoRentabilidade no mêsRentabilidade no ano
Bitcoin11,93%-7,04%
Tesouro Prefixado 20326,34%-
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 20355,26%6,66%
Ouro (GOLD11)5,14%16,22%
Tesouro Prefixado 20283,98%-
Ibovespa3,69%12,29%
IFIX3,01%9,51%
Tesouro IPCA+ 20292,64%5,50%
Índice de Debêntures Anbima Geral (IDA - Geral)*1,60%6,19%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20451,44%1,96%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20351,35%3,53%
Tesouro IPCA+ 20401,13%-
Tesouro Selic 20281,06%-
Tesouro Selic 20311,04%-
CDI*1,00%4,02%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20600,87%-
Poupança antiga**0,64%2,53%
Poupança nova**0,64%2,53%
Tesouro IPCA+ 20500,40%-
Dólar à vista-0,50%-8,15%
Dólar PTAX-1,41%-8,57%
(*) Até dia 29/04.
(**) Poupança com aniversário no dia 28.
Todos os desempenhos estão cotados em real. A rentabilidade dos títulos públicos considera o preço de compra na manhã da data inicial e o preço de venda na manhã da data final, conforme cálculo do Tesouro Direto.
Fontes: Banco Central, Anbima, Tesouro Direto, Broadcast e Coinbase, Inc.

Dólar na lanterna 

O dólar à vista (cotação de mercado) e o dólar PTAX (cotação do Banco Central) fecharam pelo segundo mês consecutivo na lanterna dos melhores investimentos do mês. 

A crise de confiança dos investidores nos Estados Unidos tem prejudicado o desempenho da moeda no mercado internacional. O dólar não tem sido a escolha de segurança nos momentos de aversão a risco, esse posto tem sido ocupado pelo ouro e outras moedas, como o euro. 

O índice dólar (DXY), que acompanha o preço da divisa frente uma cesta de pares globais, fechou abril com uma queda de -4,02%. No ano, a perda chega a 8,15%. 

A fraqueza no mercado internacional se refletiu no desempenho contra o real, mas não só. A entrada de fluxo estrangeiro no Brasil ao longo de abril também ajudou na desvalorização do dólar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No próximo mês, quem sabe, o dólar consiga música no Fantástico.

Maiores altas do Ibovespa em abril

EmpresaCódigoDesempenho no mês
Pão de AçúcarPCAR335,92%
LocawebLWSA335,58%
Azzas 2154AZZA328,98%
LocalizaRENT327,92%
YDUQSYDUQ327,50%
CognaCOGN326,60%
HyperaHYPE323,90%
AssaíASAI322,05%
AurenAURE319,62%
MarfrigMRFG319,27%
Fonte: B3/Broadcast

Maiores quedas do Ibovespa em abril

EmpresaCódigoDesempenho no mês
AzulAZUL4-55,32%
BravaBRAV3-24,89%
PetroRecôncavoRECV3-22,20%
PetrobrasPETR3-19,71%
PetrobrasPETR4-17,31%
PRIOPRIO3-14,87%
GerdauGGBR4-7,35%
IRBIRBR3-7,35%
MinervaBEEF3-6,80%
ValeVALE3-6,53%
Fonte: B3/Broadcast

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O PESO DA GUERRA

Selic mais alta no radar? Santander revisa projeções de inflação com disparada do petróleo

27 de março de 2026 - 17:32

Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira

FUSO HORÁRIO COMPLICADO

Esquece o feriado! Por que seu chefe dificilmente vai te dar uma folga nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2026

27 de março de 2026 - 14:03

Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo

A HISTÓRIA SE REPETE

Lotofácil 3646 paga prêmio milionário no meio da selva (de pedra); Mega-Sena puxa de novo a fila das loterias acumuladas, agora com R$ 40 milhões em jogo

27 de março de 2026 - 6:51

Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.

DANOS SOB CONTROLE

De vilão a herói: juros altos devem reduzir o impacto do preço do petróleo na inflação do Brasil, diz Galípolo

26 de março de 2026 - 14:29

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã

PESQUISA ATLASINTEL/BLOOMBERG

STF, Congresso e governo Lula estão envolvidos com o escândalo do Banco Master? Mais da metade dos brasileiros acredita que sim

26 de março de 2026 - 13:43

Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números

ENTRE A CRUZ E A ESPADA

Selic com freio de mão puxado? A mensagem do IPCA-15 e das projeções de inflação do BC sobre o corte de juros

26 de março de 2026 - 13:04

O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira

IMPARÁVEL

Ninguém segura a Lotofácil: concurso 3645 faz mais um milionário; Mega-Sena 2989 retoma o topo do pódio dos prêmios mais altos do dia

26 de março de 2026 - 6:55

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.

RALI COM CONTORNO ESTRUTURAL

Após a disparada do petróleo, as commodities agrícolas são o próximo front da guerra — saiba como surfar o novo ciclo

25 de março de 2026 - 19:36

Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento

Mudanças na CNH

CNH se adapta à era dos carros elétricos: projeto de lei autoriza habilitados na categoria B a conduzirem automóveis mais pesados do que antes

25 de março de 2026 - 15:20

Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH

ISSO NUNCA ACONTECEU

‘Pix suspenso’ é fake news; o que acontece quando você não consegue transferir ou pagar pelo seu banco

25 de março de 2026 - 15:05

Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso

TOUROS E URSOS #264

Tinha uma guerra no meio do caminho: é hora de adequar a carteira ao ciclo de queda da Selic?

25 de março de 2026 - 14:30

Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais

DINHEIRO PARA EXPORTAR

R$ 15 bilhões na mesa: governo reforça crédito para empresas exportadoras em meio à tensão global e guerra no Irã

25 de março de 2026 - 11:28

Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)

NA MIRA

Fraudes de até R$ 500 milhões: PF mira CEO da Fictor em operação contra esquemas milionários — e ligação com Comando Vermelho entra no radar

25 de março de 2026 - 10:33

Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos

PRESSÃO DE LULA?

Petrobras (PETR4; PETR3) avalia recomprar refinaria de Mataripe do fundo árabe Mubadala; entenda o que está em jogo

25 de março de 2026 - 10:13

A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo

SÓ DEU ELA

Lotofácil 3644 paga prêmio milionário na unidade da federação de maior renda do país; Mega-Sena puxa a fila das loterias acumuladas

25 de março de 2026 - 6:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.

POLÍTICA MONETÁRIA

Sinal verde para a Selic: o segredo escondido na ata do Copom que abre as portas para cortes de 0,50 pp nos juros

24 de março de 2026 - 13:30

A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente

Remédio no carrinho

Nimesulida, dipirona, tadalafila e outros remédios ao lado do leite, da carne e do café? Campeões de vendas nas farmácias agora chegam aos supermercados, mas com regras claras

24 de março de 2026 - 13:27

Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento

COPOM

Não é só inflação: veja por que o BC continua cauteloso com os juros e para onde olhará agora

24 de março de 2026 - 10:42

Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação

MELHOROU OU PIOROU?

Haddad diz que vai estudar os efeitos da privatização da Sabesp (SBSP3) e chama debate sobre serviços de ‘natural’

24 de março de 2026 - 10:11

O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países

BRILHOU SOZINHA

Lotofácil 3643 faz o primeiro milionário da semana nas loterias da Caixa; concurso 2371 da Timemania promete prêmio maior que o da Mega-Sena 2988 hoje

24 de março de 2026 - 6:51

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia