🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Monique Lima

Monique Lima

Monique Lima é jornalista com atuação em renda fixa, finanças pessoais, investimentos e economia, com passagem por veículos como VOCÊ S/A, Forbes, InfoMoney e Suno Notícias. Formada em Jornalismo em 2020, atualmente, integra a equipe do Seu Dinheiro como repórter, produzindo conteúdos sobre renda fixa, crédito privado, Tesouro Direto, previdência privada e movimentos relevantes do mercado de capitais.

BALANÇO DO MÊS

Bitcoin vai do inferno ao céu e fecha como melhor investimento de abril; um título de renda fixa se deu bem com a mesma dinâmica

As idas e vindas das decisões do presidente dos EUA, Donald Trump, causaram uma volatilidade além da habitual no mercado financeiro em abril, o que foi muito bom para alguns ativos

Monique Lima
Monique Lima
30 de abril de 2025
19:03 - atualizado às 12:04
bitcoin btc criptomoedas ano novo réveillon
Imagem: Montagem Canva Pro

“VOL é vida”. Este é um ditado do mercado financeiro para dizer que a volatilidade dos ativos é benéfica para o ganho de capital. Em abril, essa premissa foi muito verdadeira para os investimentos que mais se valorizaram no mês: bitcoin e Tesouro Prefixado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mês começou com o “Dia da Libertação” de Donald Trump — parece que faz um ano, mas faz um mês. Na data, o presidente norte-americano anunciou as novas tarifas de importação para o mundo, e o mercado reagiu muito mal às alíquotas, que foram maiores do que as esperadas. 

Foram dias de sangria para quase todos os ativos financeiros do mundo: dólar, ações, bitcoin, títulos públicos

A situação piorou quando o presidente da China, Xi Jinping, devolveu a mesma moeda e travou uma guerra comercial com Trump. 

Nova sessão de sangria. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até aqui, abril entrava para a história como um mês para se esquecer. A maior parte dos ativos acumulava desvalorização. 

Leia Também

Até que o presidente dos Estados Unidos recuou. Retirou as taxas mais altas contra todos os países, à exceção da China, ao pausar o tarifaço em 90 dias, mantendo apenas a alíquota mínima, de 10%.

Isso já causou um grande alívio nos mercados, que se ampliou quando Trump anunciou a intenção de dialogar com a China e diminuir os impostos contra o país, que estão em impressionantes 145% — para alguns produtos, em 245%, considerando os impostos estabelecidos no primeiro mandato do republicano. 

Bitcoin vai da lanterna ao topo

As reviravoltas do mês terminaram com saldo positivo para quase todos os ativos acompanhados pelo Seu Dinheiro, com apenas uma exceção — que falaremos mais adiante

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investimento que mais ganhou foi o bitcoin, que se valorizou em 11,9% em abril. A criptomoeda, entretanto, foi do inferno ao céu, pois bateu a mínima do ano ao longo do mês.

A rentabilidade em 2025 continua negativa, em -7,04%, mas o saldo de abril acabou sendo mais positivo do que negativo: ao fim de março, a rentabilidade negativa no ano era de -18%. 

Além do recuo de Trump em relação às tarifas, um dos motivos apontados para a alta da criptomoeda é uma correção do valor, visto que o preço ficou muito depreciado entre janeiro e março.  

A tese de que o bitcoin pode ser considerado uma criptomoeda para reserva de valor continua tendo bastante força, e especialistas do setor acreditam que novos recordes podem ser estabelecidos em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brilho da renda fixa

Outro giro 180 em abril foi o do Tesouro Prefixado. 

O título público se beneficiou com as mudanças nas projeções dos agentes de mercado para a taxa Selic com o novo cenário que se avizinha com tarifas de Trump. A expectativa é de que as tarifas de importações levem à atividade global a uma desaceleração. 

Com isso, a economia brasileira também deve desacelerar, e as taxas de juros, que precisavam ir às alturas para conter a inflação no país, talvez não precisem mais ir tão longe. 

O Tesouro Prefixado é o título público mais sensível a essas mudanças de cenário de curto prazo para os juros. O título com vencimento em 2032 que estava pagando uma taxa na faixa de 15% no dia 2 de abril diminuiu para uma taxa de 14% neste dia 30. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que as taxas e preços dos títulos de renda fixa são inversamente proporcionais. Isso significa que, quanto menor a taxa, maior o preço do título, e vice-versa.

Em outras palavras, quando os juros futuros (esperados) sobem, as taxas acompanham, e os preços dos papéis caem; mas quando os juros futuros caem, as taxas também reduzem, e os preços dos títulos sobem.

Com isso, em abril, o preço dos títulos do Tesouro Prefixado 2032 se valorizou em 6,34% — conseguindo o segundo lugar no pódio de melhores investimentos do mês. 

O terceiro lugar ficou para o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais de 2035, que registrou alta de 5,26% nos preços. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja a seguir o ranking completo dos piores e melhores investimentos de abril:

InvestimentoRentabilidade no mêsRentabilidade no ano
Bitcoin11,93%-7,04%
Tesouro Prefixado 20326,34%-
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 20355,26%6,66%
Ouro (GOLD11)5,14%16,22%
Tesouro Prefixado 20283,98%-
Ibovespa3,69%12,29%
IFIX3,01%9,51%
Tesouro IPCA+ 20292,64%5,50%
Índice de Debêntures Anbima Geral (IDA - Geral)*1,60%6,19%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20451,44%1,96%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20351,35%3,53%
Tesouro IPCA+ 20401,13%-
Tesouro Selic 20281,06%-
Tesouro Selic 20311,04%-
CDI*1,00%4,02%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20600,87%-
Poupança antiga**0,64%2,53%
Poupança nova**0,64%2,53%
Tesouro IPCA+ 20500,40%-
Dólar à vista-0,50%-8,15%
Dólar PTAX-1,41%-8,57%
(*) Até dia 29/04.
(**) Poupança com aniversário no dia 28.
Todos os desempenhos estão cotados em real. A rentabilidade dos títulos públicos considera o preço de compra na manhã da data inicial e o preço de venda na manhã da data final, conforme cálculo do Tesouro Direto.
Fontes: Banco Central, Anbima, Tesouro Direto, Broadcast e Coinbase, Inc.

Dólar na lanterna 

O dólar à vista (cotação de mercado) e o dólar PTAX (cotação do Banco Central) fecharam pelo segundo mês consecutivo na lanterna dos melhores investimentos do mês. 

A crise de confiança dos investidores nos Estados Unidos tem prejudicado o desempenho da moeda no mercado internacional. O dólar não tem sido a escolha de segurança nos momentos de aversão a risco, esse posto tem sido ocupado pelo ouro e outras moedas, como o euro. 

O índice dólar (DXY), que acompanha o preço da divisa frente uma cesta de pares globais, fechou abril com uma queda de -4,02%. No ano, a perda chega a 8,15%. 

A fraqueza no mercado internacional se refletiu no desempenho contra o real, mas não só. A entrada de fluxo estrangeiro no Brasil ao longo de abril também ajudou na desvalorização do dólar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No próximo mês, quem sabe, o dólar consiga música no Fantástico.

Maiores altas do Ibovespa em abril

EmpresaCódigoDesempenho no mês
Pão de AçúcarPCAR335,92%
LocawebLWSA335,58%
Azzas 2154AZZA328,98%
LocalizaRENT327,92%
YDUQSYDUQ327,50%
CognaCOGN326,60%
HyperaHYPE323,90%
AssaíASAI322,05%
AurenAURE319,62%
MarfrigMRFG319,27%
Fonte: B3/Broadcast

Maiores quedas do Ibovespa em abril

EmpresaCódigoDesempenho no mês
AzulAZUL4-55,32%
BravaBRAV3-24,89%
PetroRecôncavoRECV3-22,20%
PetrobrasPETR3-19,71%
PetrobrasPETR4-17,31%
PRIOPRIO3-14,87%
GerdauGGBR4-7,35%
IRBIRBR3-7,35%
MinervaBEEF3-6,80%
ValeVALE3-6,53%
Fonte: B3/Broadcast

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TEM ATÉ PORTA-AVIÕES

Forças Armadas dos EUA se preparam para operações no Irã que podem durar semanas

14 de fevereiro de 2026 - 16:30

Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã

VAZAMENTO DE DADOS

Banco Central alerta: quais dados foram expostos em vazamento de mais de 5 mil chaves Pix do Agibank?

14 de fevereiro de 2026 - 15:21

Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição

QUAL O PROBLEMA

O mundo rico deveria temer a “Brasilificação” da economia, diz The Economist

14 de fevereiro de 2026 - 14:30

O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil

GUARDIÃ

Nem São Paulo nem Rio: a capital com aluguel mais caro do Brasil acaba de substituir Brasília por alguns dias

13 de fevereiro de 2026 - 16:22

Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI

PRESENTE PARA OS CONCURSEIROS

Salários iniciais de até R$ 13 mil e mais de 270 vagas: IFCE divulga concurso público para técnicos e professores

13 de fevereiro de 2026 - 15:34

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos

MERCADO DE TRABALHO

78,1% dos brasileiros estão satisfeitos com o trabalho, mas falta uma coisa para a satisfação ir a 100%

13 de fevereiro de 2026 - 14:04

Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros

CHEGOU A HORA DA FOLIA

Vai ter Mega-Sena, Lotofácil e Quina no Carnaval? Veja o calendário das loterias da Caixa para os próximos dias

13 de fevereiro de 2026 - 12:11

As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.

TEIMOSIA RECOMPENSADA

Apostador da Lotofácil insiste nos mesmos números e acorda milionário em plena sexta-feira 13 pré-Carnaval; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

13 de fevereiro de 2026 - 7:41

Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.

AGENDA DE CARNAVAL

Metrô 24h, B3 de portas fechadas, Correios de folga e mais: Confira o que abre e o que fecha nos dias de folia

13 de fevereiro de 2026 - 5:29

Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público

POLARIZAÇÃO DE VOTOS

População máxima permitida: políticos querem limitar o número de moradores desse país

12 de fevereiro de 2026 - 15:09

Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários

JEFF BEZOS, MARK ZUCKERBERG E MAIS

“Bunker dos bilionários” ganha mais um morador célebre: conheça a ilha artificial em Miami onde moram os super-ricos

12 de fevereiro de 2026 - 12:24

Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar

COMO EVITAR O CROWD CRASH

Carnaval em segurança: confira dicas para se prevenir em situações de superlotação

12 de fevereiro de 2026 - 9:10

Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação

HISTÓRIA DE CINEMA

Apostador joga 1, 2, 3, 4, 5, 6 na loteria e fica milionário; Mega-Sena pode pagar R$ 55 milhões hoje

12 de fevereiro de 2026 - 7:06

O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.

CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA

Calendário do Bolsa Família: governo começa a pagar hoje (12) a parcela de fevereiro de 2026; confira o cronograma completo

12 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

CEO CONFERENCE 2026

Para os gringos, tanto faz o próximo presidente — a trajetória de crescimento do Brasil está traçada, diz André Esteves

11 de fevereiro de 2026 - 19:05

Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país

CEO CONFERENCE 2026

Brasil vive melhor momento em anos, diz André Esteves — e o próximo presidente só terá um desafio na economia

11 de fevereiro de 2026 - 17:03

Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar

PRESIDENTE DO BC

“Banco Central é um transatlântico”: Galípolo sinaliza cortes da Selic, mas evita decisões precipitadas

11 de fevereiro de 2026 - 16:10

“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC

LINHA GALAXY S

Já era, fofoqueiros: Samsung prepara celular com recurso anticuriosos; veja data de lançamento e como conseguir descontos de até R$ 1.500

11 de fevereiro de 2026 - 11:04

Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Lotofácil 3610 faz 5 milionários de uma vez só, mas Dia de Sorte paga o maior prêmio da rodada; Mega-Sena acumula

11 de fevereiro de 2026 - 7:28

Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.

CEO CONFERENCE 2026

Até onde a Selic pode cair? BTG projeta cortes totais de 3 pontos nos juros este ano; questão fiscal é o principal risco

10 de fevereiro de 2026 - 18:32

Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar