Bitcoin vai do inferno ao céu e fecha como melhor investimento de abril; um título de renda fixa se deu bem com a mesma dinâmica
As idas e vindas das decisões do presidente dos EUA, Donald Trump, causaram uma volatilidade além da habitual no mercado financeiro em abril, o que foi muito bom para alguns ativos
“VOL é vida”. Este é um ditado do mercado financeiro para dizer que a volatilidade dos ativos é benéfica para o ganho de capital. Em abril, essa premissa foi muito verdadeira para os investimentos que mais se valorizaram no mês: bitcoin e Tesouro Prefixado.
O mês começou com o “Dia da Libertação” de Donald Trump — parece que faz um ano, mas faz um mês. Na data, o presidente norte-americano anunciou as novas tarifas de importação para o mundo, e o mercado reagiu muito mal às alíquotas, que foram maiores do que as esperadas.
Foram dias de sangria para quase todos os ativos financeiros do mundo: dólar, ações, bitcoin, títulos públicos.
- VEJA MAIS: Prazo para declaração do Imposto de Renda 2025 já começou; saiba como acertar as contas com o Leão
A situação piorou quando o presidente da China, Xi Jinping, devolveu a mesma moeda e travou uma guerra comercial com Trump.
Nova sessão de sangria.
Até aqui, abril entrava para a história como um mês para se esquecer. A maior parte dos ativos acumulava desvalorização.
Leia Também
Final da Copa do Brasil 2025: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco
Até que o presidente dos Estados Unidos recuou. Retirou as taxas mais altas contra todos os países, à exceção da China, ao pausar o tarifaço em 90 dias, mantendo apenas a alíquota mínima, de 10%.
- LEIA TAMBÉM: Nova Ordem Mundial à vista? Os possíveis desfechos da guerra comercial de Trump, do caos total à supremacia da China
Isso já causou um grande alívio nos mercados, que se ampliou quando Trump anunciou a intenção de dialogar com a China e diminuir os impostos contra o país, que estão em impressionantes 145% — para alguns produtos, em 245%, considerando os impostos estabelecidos no primeiro mandato do republicano.
Bitcoin vai da lanterna ao topo
As reviravoltas do mês terminaram com saldo positivo para quase todos os ativos acompanhados pelo Seu Dinheiro, com apenas uma exceção — que falaremos mais adiante.
O investimento que mais ganhou foi o bitcoin, que se valorizou em 11,9% em abril. A criptomoeda, entretanto, foi do inferno ao céu, pois bateu a mínima do ano ao longo do mês.
A rentabilidade em 2025 continua negativa, em -7,04%, mas o saldo de abril acabou sendo mais positivo do que negativo: ao fim de março, a rentabilidade negativa no ano era de -18%.
Além do recuo de Trump em relação às tarifas, um dos motivos apontados para a alta da criptomoeda é uma correção do valor, visto que o preço ficou muito depreciado entre janeiro e março.
A tese de que o bitcoin pode ser considerado uma criptomoeda para reserva de valor continua tendo bastante força, e especialistas do setor acreditam que novos recordes podem ser estabelecidos em 2025.
Brilho da renda fixa
Outro giro 180 em abril foi o do Tesouro Prefixado.
O título público se beneficiou com as mudanças nas projeções dos agentes de mercado para a taxa Selic com o novo cenário que se avizinha com tarifas de Trump. A expectativa é de que as tarifas de importações levem à atividade global a uma desaceleração.
Com isso, a economia brasileira também deve desacelerar, e as taxas de juros, que precisavam ir às alturas para conter a inflação no país, talvez não precisem mais ir tão longe.
O Tesouro Prefixado é o título público mais sensível a essas mudanças de cenário de curto prazo para os juros. O título com vencimento em 2032 que estava pagando uma taxa na faixa de 15% no dia 2 de abril diminuiu para uma taxa de 14% neste dia 30.
Vale lembrar que as taxas e preços dos títulos de renda fixa são inversamente proporcionais. Isso significa que, quanto menor a taxa, maior o preço do título, e vice-versa.
Em outras palavras, quando os juros futuros (esperados) sobem, as taxas acompanham, e os preços dos papéis caem; mas quando os juros futuros caem, as taxas também reduzem, e os preços dos títulos sobem.
Com isso, em abril, o preço dos títulos do Tesouro Prefixado 2032 se valorizou em 6,34% — conseguindo o segundo lugar no pódio de melhores investimentos do mês.
O terceiro lugar ficou para o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais de 2035, que registrou alta de 5,26% nos preços.
- LEIA MAIS: Renda fixa para abril chega a pagar acima de 9% + IPCA, sem IR; recomendações já incluem prefixados, de olho em juros mais comportados
Veja a seguir o ranking completo dos piores e melhores investimentos de abril:
| Investimento | Rentabilidade no mês | Rentabilidade no ano |
|---|---|---|
| Bitcoin | 11,93% | -7,04% |
| Tesouro Prefixado 2032 | 6,34% | - |
| Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2035 | 5,26% | 6,66% |
| Ouro (GOLD11) | 5,14% | 16,22% |
| Tesouro Prefixado 2028 | 3,98% | - |
| Ibovespa | 3,69% | 12,29% |
| IFIX | 3,01% | 9,51% |
| Tesouro IPCA+ 2029 | 2,64% | 5,50% |
| Índice de Debêntures Anbima Geral (IDA - Geral)* | 1,60% | 6,19% |
| Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2045 | 1,44% | 1,96% |
| Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 | 1,35% | 3,53% |
| Tesouro IPCA+ 2040 | 1,13% | - |
| Tesouro Selic 2028 | 1,06% | - |
| Tesouro Selic 2031 | 1,04% | - |
| CDI* | 1,00% | 4,02% |
| Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2060 | 0,87% | - |
| Poupança antiga** | 0,64% | 2,53% |
| Poupança nova** | 0,64% | 2,53% |
| Tesouro IPCA+ 2050 | 0,40% | - |
| Dólar à vista | -0,50% | -8,15% |
| Dólar PTAX | -1,41% | -8,57% |
(**) Poupança com aniversário no dia 28.
Todos os desempenhos estão cotados em real. A rentabilidade dos títulos públicos considera o preço de compra na manhã da data inicial e o preço de venda na manhã da data final, conforme cálculo do Tesouro Direto.
Fontes: Banco Central, Anbima, Tesouro Direto, Broadcast e Coinbase, Inc.
Dólar na lanterna
O dólar à vista (cotação de mercado) e o dólar PTAX (cotação do Banco Central) fecharam pelo segundo mês consecutivo na lanterna dos melhores investimentos do mês.
A crise de confiança dos investidores nos Estados Unidos tem prejudicado o desempenho da moeda no mercado internacional. O dólar não tem sido a escolha de segurança nos momentos de aversão a risco, esse posto tem sido ocupado pelo ouro e outras moedas, como o euro.
O índice dólar (DXY), que acompanha o preço da divisa frente uma cesta de pares globais, fechou abril com uma queda de -4,02%. No ano, a perda chega a 8,15%.
A fraqueza no mercado internacional se refletiu no desempenho contra o real, mas não só. A entrada de fluxo estrangeiro no Brasil ao longo de abril também ajudou na desvalorização do dólar.
No próximo mês, quem sabe, o dólar consiga música no Fantástico.
Maiores altas do Ibovespa em abril
| Empresa | Código | Desempenho no mês |
|---|---|---|
| Pão de Açúcar | PCAR3 | 35,92% |
| Locaweb | LWSA3 | 35,58% |
| Azzas 2154 | AZZA3 | 28,98% |
| Localiza | RENT3 | 27,92% |
| YDUQS | YDUQ3 | 27,50% |
| Cogna | COGN3 | 26,60% |
| Hypera | HYPE3 | 23,90% |
| Assaí | ASAI3 | 22,05% |
| Auren | AURE3 | 19,62% |
| Marfrig | MRFG3 | 19,27% |
Maiores quedas do Ibovespa em abril
| Empresa | Código | Desempenho no mês |
|---|---|---|
| Azul | AZUL4 | -55,32% |
| Brava | BRAV3 | -24,89% |
| PetroRecôncavo | RECV3 | -22,20% |
| Petrobras | PETR3 | -19,71% |
| Petrobras | PETR4 | -17,31% |
| PRIO | PRIO3 | -14,87% |
| Gerdau | GGBR4 | -7,35% |
| IRB | IRBR3 | -7,35% |
| Minerva | BEEF3 | -6,80% |
| Vale | VALE3 | -6,53% |
Renegados? Veja os números que menos saíram na Mega da Virada
Histórico da Mega da Virada mostra os números que menos saíram no sorteio especial da Caixa
Teimosia faz um novo milionário na Quina em dia de bola na trave na Lotofácil, na Mega-Sena e na Timemania
Quina foi a única loteria da Caixa a pagar um valor milionário ontem, mas os prêmios de consolação da Mega-Sena, da Timemania, da Lotofácil e da Dia de Sorte deixam pouca margem para reclamação
Bolsa Família paga parcela de dezembro hoje para NIS final 6; veja o calendário do programa
Depósito do bolsa família ajuda a reforçar o orçamento em um mês de despesas maiores.Veja quem recebe e como consultar o valor
Queda da Selic em janeiro e juros a 11,5% em 2026: Fábio Kanczuk, ex-BC, diz que Copom “tirou todas as amarras” para iniciar ciclo de cortes
Segundo ele, o afrouxamento deve acontecer em janeiro do ano que vem, momento no qual o dólar estará sendo negociado abaixo de R$ 5,40
O primeiro foguete comercial brasileiro vai para o espaço — enquanto cometa 3I/ATLAS se aproxima da Terra
Brasil abre janela para o lançamento do primeiro foguete comercial a partir de Alcântara, em meio à passagem do cometa 3I/ATLAS
O que a Inteligência Artificial (IA) e a transição energética têm em comum? Ambas estão levando este metal a atingir preços jamais vistos
Ambos os temas, que podem nem sempre entrar em intersecção, têm exercido uma pressão quase simultânea nos preços do cobre, que vêm renovando máximas históricas em 2025
Ata do Copom: BC diz que manutenção da Selic em nível ‘contracionista por período bastante prolongado’ é a estratégia correta
Os membros do comitê concluíram que “a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”
Lotofácil abre semana com um novo milionário; Mega-Sena corre hoje valendo R$ 52 milhões, mas pode ser superada pela Timemania
Ganhador ou ganhadora do concurso 3563 da Lotofácil efetuou sua aposta por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal
Bolsa família de dezembro é pago hoje para NIS final 5
O programa segue o calendário escalonado e é feito conforme o final do NIS; depósito é realizado automaticamente em contas da Caixa
Essa cidade brasileira tem mais apartamentos do que casas, fica no litoral e está entre as mais desenvolvidas
Dados do Censo 2022 mostram que mais de 60% da população de Santos vive em apartamentos, em um município que também se destaca em indicadores de desenvolvimento
Segunda parcela do décimo terceiro (13°) está chegando; veja até quando o valor deve cair na conta
Pagamento será antecipado porque o dia 20 cai em um sábado; é nessa etapa que entram os descontos de INSS e Imposto de Renda
Payroll, ata do Copom, IBC-BR e decisão de juros no Reino Unido, Zona do Euro e Japão dominam a agenda econômica na reta final de 2025
Os investidores ainda acompanham a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), a divulgação do IGP-10 e falas de dirigentes do Federal Reserve nos próximos dias
Bolsa Família libera pagamento para NIS final 4 nesta segunda-feira (15); veja calendário
NIS final 4 recebe hoje a parcela antecipada; programa movimenta R$ 12,74 bilhões em dezembro
Governo sobe o tom com a Enel e afirma que não vai tolerar falhas reiteradas e prolongadas
A pasta afirmou que, desde 2023, vem alertando formalmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre problemas recorrentes na atuação da empresa
Ele vendeu a empresa por US$ 1 bilhão para a Amazon e tem um conselho para quem quer empreender
Em abril deste ano, ele retornou à Amazon como vice-presidente de Produto da empresa que fundou
Carga tributária do Brasil atinge o maior patamar em mais de 20 anos em 2024, segundo a Receita Federal
De acordo com o levantamento, os tributos atingiram 32,2% do Produto Interno Bruto, com alta de 1,98 ponto percentual em relação a 2023
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 52 milhões, mas outra loteria rouba a cena
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na categoria principal, porém não fez nenhum novo milionário
São Martinho (SMTO3) lidera os ganhos do Ibovespa, e Vamos (VAMO3) fica na lanterna; confira o sobe e desce das ações
O principal índice da B3 acumulou valorização de 2,16% nos últimos cinco pregões, se recuperando das perdas da semana anterior
Por que os shoppings brasileiros devem se preocupar com a disputa entre Netflix e Paramount pela Warner
Representantes das redes brasileiras de cinema chegaram a criticar a venda da Warner para gigantes do streaming
Enel tem até 12 horas para restabelecer energia em SP, e Ricardo Nunes pede ajuda ao presidente Lula
Em caso de não cumprimento da decisão, a empresa será penalizada com uma multa de R$ 200 mil por hora
