🔴 MARATONA ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE: ASSISTA TODOS OS PAINÉIS DO EVENTO – CLIQUE PARA LIBERAR

Estadão Conteúdo

MAIS PERTO DO QUE PARECE

Você está pronto para o real digital? Drex passa em testes de viabilidade; saiba qual é a próxima etapa

Documento do BC cita a necessidade de aprofundamento de estudos que garantam privacidade, proteção de dados e segurança das transações

Estadão Conteúdo
27 de fevereiro de 2025
19:31 - atualizado às 19:02
Drex, ou real digital, conhecida como a criptomoeda do Banco Central (BC)
Drex, ou real digital, conhecida como a criptomoeda do Banco Central (BC) - Imagem: Reprodução/Agência Senado

Se você ainda não está pronto para o real digital, é melhor se preparar. Segundo o banco central, o Drex está cada vez mais perto de se tornar uma realidade na vida do brasileiro. 

Um relatório técnico sobre o projeto-piloto da primeira fase do Drex apresentado na quarta-feira (26) pelo Banco Central (BC), revela a viabilidade da plataforma. Entretanto, o documento cita a necessidade de aprofundamento de estudos que garantam privacidade, proteção de dados e segurança das transações.

O relatório de 73 páginas detalha como foram feitos os testes pelos consórcios e o BC. Eles incluíram simulações de operações sem conexão externa, focando em compreender as tecnologias necessárias para que a plataforma possa operar de forma segura.

Para que os testes fossem realizados, além das instituições autorizadas a participar, foram criados usuários fictícios para realização de transações habituais em saldos (reais) de instituições financeiras.

Os testes contaram ainda com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o que permitiu a emissão de Títulos Públicos Federais (TPF) e a liquidação de transações envolvendo esses títulos com Entrega contra Pagamento (chamada de Delivery versus Payment - DvP), para clientes finais. 

Real digital: os 3 tipos de tokens testados

Os testes se concentraram em três tipos de tokens. O token é uma palavra em inglês que tem, entre os seus significados, o equivalente a "símbolo" ou "ficha" em português.

Leia Também

No caso aqui, tokens são títulos digitais que representam virtualmente a posse de ativos ou uma fração deles. Isso tudo ocorre dentro da tecnologia blockchain, que permite que os tokens sejam registrados.

Foram definidos três:

  • Drex de Atacado: é emitido pelo BC a favor das instituições com acesso direto a contas e passivo digital da autarquia. Entre os tipos de conta estão as Reservas Bancárias (RB), Contas de Liquidação (CL) e Conta Única do Tesouro Nacional. Em síntese, são os bancos fazendo operações entre si;
  • Drex de Varejo: são as moedas digitais emitida pelas instituições financeiras ou pelas instituições de pagamento controladas pela plataforma Drex. São como os saldos da conta dos clientes finais;
  • Título Público Federal: foram emitidas 25 milhões de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e seis milhões de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) para que as operações pudessem ser testadas.

Segundo o relatório, todos os testes das três modalidades tiveram êxito. No caso de Títulos Públicos Federais Tokenizados, foram realizadas 1.263 operações, sendo a maior parte, 862, operações de compra e venda com clientes.

O Drex de Atacado teve 420 operações.

Já no caso de Drex de Varejo, foram feitas 5.500 operações, sendo 1.900 diversas, 300 transferências intrabancárias (entre clientes da mesma instituição), 1.600 transferências interbancárias (para clientes de outras instituições), e 1.700 queimas, todas com sucesso, segundo o relatório. 

No meio das criptomoedas, a queima é o processo de retirar uma determinada quantia de tokens em circulação.

VEJA MAIS: Prazo para declaração do Imposto de Renda 2025 vai começar; saiba como acertar as contas com o Leão

Os desafios do real digital

Apesar dos resultados considerados positivos, o relatório indica que o Drex enfrenta desafios significativos para atender às necessidades do sistema financeiro. 

Isso inclui limitações em anonimização (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa), controle de tokens e programabilidade (capacidade de criar e executar regras automáticas e transações em sistemas digitais).

Outros dilemas envolvem como conciliar toda a tecnologia de forma a atender todo o arcabouço legal e regulatório do sistema financeiro, e como garantir a proteção da privacidade dos envolvidos e a segurança das transações.

"Esses desafios destacam a necessidade de um desenvolvimento contínuo e de uma colaboração estreita entre reguladores, desenvolvedores, academia e participantes do mercado para superar as barreiras atuais. Somente através de um esforço conjunto será possível adaptar e evoluir as tecnologias para que possam atender plenamente às exigências de um sistema financeiro moderno e eficiente", diz trecho do relatório.

Para André Carneiro, CEO e diretor executivo da BBChain, empresa que integrou um dos consórcios dos testes do Drex da primeira fase, o relatório demonstra avanços tecnológicos sem precedentes. 

"Desconheço um exemplo no mundo que envolveu tantos participantes e tantos casos diferentes. A leitura que faço do relatório é bem positiva", afirma o executivo.

A BBChain, criada em 2020, é hoje uma das principais empresas do mercado brasileiro em soluções de blockchain corporativo e Carneiro tem mais de 20 anos em experiências no setor de tecnologia financeira. Ele relativiza a conclusão de estudo que não apontou uma solução para a arquitetura de privacidade.

Segundo ele, a fase dois do projeto poderá fornecer resoluções para essa questão. "O que vimos na fase um foi um grande esforço do Bacen, com toda ajuda do mercado em realizar os testes e analisar as soluções. Com os novos participantes, o BC amplia o escopo e vai buscar uma solução de privacidade", diz.

  • GRATUITO: Leitor do Seu Dinheiro pode acessar análises exclusivas sobre a temporada de balanços em primeira mão; veja como

A segunda fase do Drex vem aí

O BC anunciou o início da segunda fase do Piloto Drex, como é chamado agora o projeto-piloto da plataforma. Cerca da metade das 101 propostas apresentadas foram escolhidas.

Em nota, o BC informa que não decidiu incluir, nesta segunda fase do Piloto Drex, novos casos. Segundo a autoridade monetária, a plataforma apresenta desafios do ponto de vista tecnológico e, na segunda fase, demanda um acompanhamento mais intensivo.

"O BC entendeu ainda que as propostas apresentadas não apresentaram diferenciação suficiente em relação aos casos já em teste que justificasse a alocação de recursos necessária para seu acompanhamento", diz o texto.

O real digital

A intenção de criar o real digital foi anunciada em 2020, quando foi criado o grupo de trabalho para estudar a emissão da moeda digital. 

As diretrizes foram definidas em fevereiro de 2023, mas o projeto só saiu do papel de fato a partir do ano passado, quando foi iniciado o projeto-piloto do BC junto a consórcios formados pelas instituições selecionadas.

Os principais bancos do País, como Itaú, Santander, Bradesco, Nubank, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal integram a lista, que conta ainda com gigantes da tecnologia como Microsoft e Google.

Fintechs e empresas especializadas em pagamentos digitais e segurança também fazem parte dos 16 consórcios ou empresas envolvidos no desenvolvimento do real digital. Esses bancos, big techs e outros participantes integraram a primeira fase.

Especialistas indicam que o Drex tem potencial de mudar para melhor as atuais relações de consumo em transações como a compra, venda ou transferência de titularidade de diversos bens, entre eles veículos ou imóveis, além de ajudar na solicitação de crédito, inclusive rural, e ainda colaborar para eliminar parte da burocracia existente atualmente nos cartórios.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOITE CRIPTO

Um dia de paz para o bitcoin (BTC): mercado de criptomoedas se recupera na esteira do cessar-fogo de Trump

24 de junho de 2025 - 19:02

Alívio nas bolsas, cortes de juros no radar e traders ainda cautelosos; confira o que moveu o mercado dos ativos digitais nesta terça-feira (24) após a trégua entre Israel e Irã

CRIPTO NA BOLSA

Ouro ou Bitcoin? Novo ETF da B3 aposta nos dois; conheça o GBTC11

24 de junho de 2025 - 14:40

Buena Vista Capital e Hashdex combinam ouro e bitcoin em uma estratégia automatizada que ajusta a exposição conforme a volatilidade do mercado

CRIPTO HOJE

Decisão morna e bitcoin (BTC) em queda; mercado de criptomoedas oscila após falas de Jerome Powell

18 de junho de 2025 - 16:53

Criptomoedas operam com cautela após decisão morna do Fed; projeções sobre juros mantêm mercado em compasso de espera

RUMO À REGULAÇÃO

Stablecoins nos trilhos: após batalha política, Senado dos EUA aprova Genius Act e abre caminho para marco legal das criptomoedas

18 de junho de 2025 - 15:46

Texto bipartidário passa no Senado dos EUA e estabelece regras para lastro, auditoria e emissões de stablecoins; proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara

CRIPTO HOJE

Trump acende o pavio, e criptomoedas despencam; veja repercussão das falas do presidente no mercado de ativos digitais

17 de junho de 2025 - 17:26

Bitcoin (BTC) e outras grandes criptomoedas recuam após presidente dos EUA declarar que “nossa paciência está se esgotando” em relação ao Irã

CRIPTO NOS BANCÕES

JP Morgan quer sua própria stablecoin: registro “JPMD” acende rumores no universo cripto

17 de junho de 2025 - 13:54

Titã de Wall Street surpreende o mercado com pedido de patente nos EUA e movimento anima o debate sobre o papel das stablecoins nos mercados tradicionais

CRIPTO HOJE

Bitcoin (BTC) em clima de alta: fundos de criptomoedas batem recorde com aporte de US$ 13,2 bilhões no ano

16 de junho de 2025 - 15:52

Acordos bilionários e fundos de investimento reforçam a institucionalização e a resiliência do mercado de criptomoedas, enquanto o bitcoin (BTC) e outras moedas digitais disparam nesta segunda-feira (16)

CRIPTO NA BOLSA BRASILEIRA

Depois dos contratos futuros em bitcoin (BTC), ethereum (ETH) e solana (SOL) chegam à B3; saiba como aproveitar o lançamento

16 de junho de 2025 - 14:58

Novos contratos futuros de ethereum e solana estreiam na B3; veja detalhes sobre valores, horários de negociação e o que muda para quem investe em cripto no Brasil

CRIPTO HOJE

Israel e Irã, Trump lucrando e regulamentação de stablecoins nos EUA: confira os destaques das criptomoedas desta semana

14 de junho de 2025 - 16:27

Últimos dias foram uma montanha-russa para as criptomoedas devido ao conflito no Oriente Médio iniciado na noite desta quinta-feira (12)

TAXA CRIPTO

Governo muda tributação de criptomoedas e deixa investimento mais caro; isenção para vendas de até R$ 35 mil por mês é eliminada

12 de junho de 2025 - 15:02

Nova medida provisória unifica alíquota em 17,5% e extingue limite de isenção; entenda o que está em jogo

CRIPTO HOJE

À procura de um gatilho: bitcoin (BTC) toca US$ 110 mil e recua; o que ainda falta para novas máximas?

10 de junho de 2025 - 14:42

Com Metaplanet, Strategy e Circle no radar, cripto ganha tração institucional, mas o próximo movimento ainda depende do cenário macro

PRESIDENTE CRIPTO

Mais um passo no mercado cripto: conheça o novo ETF de bitcoin (BTC) de Trump

6 de junho de 2025 - 16:31

Pedido para criação do Truth Social Bitcoin ETF foi protocolado nesta quinta-feira (5); listagem deve acontecer na Nyse Arca

CRYPTO STOCKS

Ação da Circle estreia na Nyse com alta de mais de 200% em poucas horas; maior IPO cripto desde a Coinbase agita Wall Street

5 de junho de 2025 - 14:51

Com demanda acima do esperado, ações da emissora da USDC triplicam de valor na estreia; listagem reforça avanço institucional das stablecoins nos EUA

INTRIGAS CRIPTO

Trump Wallet é oficial ou fake? Filhos do presidente negam envolvimento da família, mas mercado ainda desconfia

4 de junho de 2025 - 14:38

Oficial ou não, carteira de criptomoedas lançada pelo mesmo time da memecoin $TRUMP abre lista de espera

CRIPTO HOJE

Bitcoin (BTC) volta aos US$ 106 mil com dados de emprego nos EUA e ‘TACO Trade’, mas saques em ETFs acendem alerta

3 de junho de 2025 - 14:37

Criptomoedas sobem com dados positivos do mercado de trabalho dos EUA, mas saques em ETFs revelam fragilidade do rali em meio às tensões comerciais

CRYPTO LEAGUE

Na final da Champions League, Paris Sant-Germain (PSG) é o primeiro clube que declarou a ter bitcoin (BTC) na tesouraria

30 de maio de 2025 - 18:12

Decisão rompe com o manual da maioria dos clubes esportivos, que se limitaram a experimentos de curto prazo com cripto, como NFTs e fan tokens

CRIPTO NOS TRIBUNAIS

Binance e Zhao fora da mira: SEC recua e pede arquivamento definitivo do processo

30 de maio de 2025 - 15:14

Virada regulatória nos EUA sob Trump leva à pedido de suspensão definitiva da ação que acusava a Binance de má administração de fundos, engano a investidores e oferta de valores mobiliários não registrados

CRIPTO HOJE

O ciclo de alta acabou? Bitcoin (BTC) recua para US$ 107 mil, e mercado de criptomoedas entra em modo de correção

28 de maio de 2025 - 16:20

Bitcoin recua após alta de quase 50% em menos de dois meses, altcoins desabam e mercado entra em correção — mas analistas ainda veem espaço para valorização

CHEGANDO NO MERCADO

Quando cripto encontra Wall Street: Circle mira valuation de US$ 6,7 bilhões com oferta de ações na NYSE

28 de maio de 2025 - 14:46

Emissora da stablecoin USDC, a Circle protocolou seu IPO na Bolsa de Nova York para captar até US$ 624 milhões — movimento que reforça a corrida das stablecoins em meio ao avanço da regulação cripto nos EUA

ILUSTRE DESCONHECIDO

Mesmo anônimo, Satoshi Nakamoto se torna a 11ª pessoa mais rica do mundo; entenda o mistério do criador do bitcoin (BTC)

27 de maio de 2025 - 17:55

Mesmo fora das listas oficiais, o criador anônimo do bitcoin acumula uma fortuna estimada em US$ 121 bilhões; com novas máximas, Satoshi segue trajetória rumo ao topo do ranking

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar