O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O chefe da diplomacia norte-americana esteve no Palácio do Planalto em meio à tensão nas relações entre Brasil e Israel; saiba o que foi assunto neste encontro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (21) o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no Palácio do Planalto. A visita do braço direito do presidente dos EUA, Joe Biden, acontece em meio a uma crise diplomática entre Brasil e Israel.
Blinken veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G-20 — grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia (UE) e a União Africana. A reunião acontece no Rio de Janeiro, hoje e amanhã (22).
O encontro com Lula durou quase duas horas e na pauta estavam temas como o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G-20 e a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.
As duas horas de conversa de Lula e Blinken aconteceu com uma crise diplomática no meio da sala, depois que o presidente brasileiro comparou os atos praticados pelos nazistas durante a Segunda Guerra ao que acontece na Faixa de Gaza hoje.
Apesar de já terem pressionado Israel pelo fim da guerra, Tel Aviv e Washington seguem como aliados. Não à toa, na segunda-feira (20), o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, disse que seu país não concordava com a comparação feita por Lula.
Miller disse não acreditar que há um genocídio na Faixa de Gaza. No encontro de hoje com Blinken, Lula reafirmou o desejo pela paz e o fim dos conflitos na região.
Leia Também
“Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino”, diz a nota do Palácio do Planalto após o encontro.
A crise diplomática entre Brasil e Israel, no entanto, não deve fazer com que a parceria histórica entre Brasília e Washington se abale.
Blinken informou que os EUA estudam realizar novo aporte para o Fundo Amazônia — considerado a principal iniciativa internacional para redução das emissões de gases do aquecimento global e de preservação da floresta.
Parcerias trilaterais em agricultura, segurança alimentar e infraestrutura na África também foram debatidas.
Lula vem retomando o diálogo com países africanos e quer reforçar os laços do Brasil com o continente. O brasileiro ainda cobra soluções para a dívida externa dos países africanos, que chega a US$ 800 bilhões.
O secretário norte-americano congratulou o Brasil pela aprovação da reforma tributária, recuperação de políticas sociais e de responsabilidade fiscal. Lembrou que os EUA são o principal investidor no Brasil e estão abertos a aprofundar os vínculos econômicos e comerciais entre os dois países.
ALEMANHA E EUA GARANTIDOS
ESCUDO VERDE E AMARELO
FILHO ÚNICO
PRÓXIMA RODADA
AINDA NESTA RODADA
O PERIGO DA CALMARIA
O RISCO VEM DE CARRO
SUPORTE EMOCIONAL
EFEITO IA
FÁBRICA DE TEMPESTADES
ARGENTINA E FRANÇA
ACOMPANHE DETALHES
GUERRA
SÁBADOU
JANELA ABERTA
HAPPY HOUR COM JOGO
SEGUNDA RODADA
UM BC 2.0
ENTRAM EM CAMPO
FIM DO DINHEIRO BARATO?