Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A VISTA DE BLINKEN

Outro puxão de orelha em Lula? O que o braço direito de Biden disse para o petista em duas horas de conversa e no meio de uma crise

O chefe da diplomacia norte-americana esteve no Palácio do Planalto em meio à tensão nas relações entre Brasil e Israel; saiba o que foi assunto neste encontro

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chega ao Palácio do Planalto escoltado para encontro com Lula
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chega ao Palácio do Planalto escoltado para encontro com Lula - Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (21) o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no Palácio do Planalto. A visita do braço direito do presidente dos EUA, Joe Biden, acontece em meio a uma crise diplomática entre Brasil e Israel

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Blinken veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G-20 — grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia (UE) e a União Africana. A reunião acontece no Rio de Janeiro, hoje e amanhã (22).

O encontro com Lula durou quase duas horas e na pauta estavam temas como o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G-20 e a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.

Lula, Blinken e uma crise diplomática no meio da sala

As duas horas de conversa de Lula e Blinken aconteceu com uma crise diplomática no meio da sala, depois que o presidente brasileiro comparou os atos praticados pelos nazistas durante a Segunda Guerra ao que acontece na Faixa de Gaza hoje. 

Apesar de já terem pressionado Israel pelo fim da guerra, Tel Aviv e Washington seguem como aliados. Não à toa, na segunda-feira (20), o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, disse que seu país não concordava com a comparação feita por Lula. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Miller disse não acreditar que há um genocídio na Faixa de Gaza. No encontro de hoje com Blinken, Lula reafirmou o desejo pela paz e o fim dos conflitos na região. 

Leia Também

K-BEAUTY

Pele de lesma? A onda viral que colocou a Coreia do Sul atrás apenas da França na exportação de cosméticos

DISPUTA ENTRE VIZINHOS

Entram em campo nesta segunda Espanha e Portugal para definir quem avança para próxima fase; confira onde assistir

“Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino”, diz a nota do Palácio do Planalto após o encontro. 

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

A parceria Brasil-EUA está ameaçada?

A crise diplomática entre Brasil e Israel, no entanto, não deve fazer com que a parceria histórica entre Brasília e Washington se abale. 

Blinken informou que os EUA estudam realizar novo aporte para o Fundo Amazônia — considerado a principal iniciativa internacional para redução das emissões de gases do aquecimento global e de preservação da floresta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parcerias trilaterais em agricultura, segurança alimentar e infraestrutura na África também foram debatidas. 

Lula vem retomando o diálogo com países africanos e quer reforçar os laços do Brasil com o continente. O brasileiro ainda cobra soluções para a dívida externa dos países africanos, que chega a US$ 800 bilhões.

O secretário norte-americano congratulou o Brasil pela aprovação da reforma tributária, recuperação de políticas sociais e de responsabilidade fiscal. Lembrou que os EUA são o principal investidor no Brasil e estão abertos a aprofundar os vínculos econômicos e comerciais entre os dois países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem de barris de petróleo 4 de julho de 2026 - 13:11
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 3 de julho de 2026 - 17:50
MetLife Stadium, em Nova Jersey, será palco da grande final da Copa do Mundo 2 de julho de 2026 - 17:35
Time dos Estados Unidos Comemorando 1 de julho de 2026 - 6:06
O presidente da Argentina, Javier Milei, veste terno escuro e camisa azul. Na montagem, que traz a bandeira da Argentina ao fundo, ele acena. 30 de junho de 2026 - 15:28
Saiba quando joga o brasileiro João Fonseca em Roland Garros 29 de junho de 2026 - 9:52
Seleção da África do Sul em comemoração no campo. 28 de junho de 2026 - 9:25
seleção da frança 26 de junho de 2026 - 6:43
jogadores de futebol da alemanha comemorando gol 25 de junho de 2026 - 6:12
estados-unidos-eua-brasil-mercado-financeiro-bolsa-bandeiras ações 24 de junho de 2026 - 19:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar