O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O chefe da diplomacia norte-americana esteve no Palácio do Planalto em meio à tensão nas relações entre Brasil e Israel; saiba o que foi assunto neste encontro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (21) o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no Palácio do Planalto. A visita do braço direito do presidente dos EUA, Joe Biden, acontece em meio a uma crise diplomática entre Brasil e Israel.
Blinken veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G-20 — grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia (UE) e a União Africana. A reunião acontece no Rio de Janeiro, hoje e amanhã (22).
O encontro com Lula durou quase duas horas e na pauta estavam temas como o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G-20 e a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.
As duas horas de conversa de Lula e Blinken aconteceu com uma crise diplomática no meio da sala, depois que o presidente brasileiro comparou os atos praticados pelos nazistas durante a Segunda Guerra ao que acontece na Faixa de Gaza hoje.
Apesar de já terem pressionado Israel pelo fim da guerra, Tel Aviv e Washington seguem como aliados. Não à toa, na segunda-feira (20), o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, disse que seu país não concordava com a comparação feita por Lula.
Miller disse não acreditar que há um genocídio na Faixa de Gaza. No encontro de hoje com Blinken, Lula reafirmou o desejo pela paz e o fim dos conflitos na região.
Leia Também
“Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino”, diz a nota do Palácio do Planalto após o encontro.
A crise diplomática entre Brasil e Israel, no entanto, não deve fazer com que a parceria histórica entre Brasília e Washington se abale.
Blinken informou que os EUA estudam realizar novo aporte para o Fundo Amazônia — considerado a principal iniciativa internacional para redução das emissões de gases do aquecimento global e de preservação da floresta.
Parcerias trilaterais em agricultura, segurança alimentar e infraestrutura na África também foram debatidas.
Lula vem retomando o diálogo com países africanos e quer reforçar os laços do Brasil com o continente. O brasileiro ainda cobra soluções para a dívida externa dos países africanos, que chega a US$ 800 bilhões.
O secretário norte-americano congratulou o Brasil pela aprovação da reforma tributária, recuperação de políticas sociais e de responsabilidade fiscal. Lembrou que os EUA são o principal investidor no Brasil e estão abertos a aprofundar os vínculos econômicos e comerciais entre os dois países.
Embora tenha afirmado que será um governador low-profile, a permanência no conselho até 2028 pode ser uma barreira para possíveis interferências políticas no banco central norte-americano
A taxa seguiu inalterada como esperado pelo mercado, mas a maior rebelião interna do Fed desde 1992 marca o que deve ser a última reunião de Powell como presidente do banco central norte-americano
Astrolábio era parte de coleção real de marajás, título dado à realeza indiana, mas instrumento foi vendido e agora vai a leilão na Europa
A Meta queria a Manus, a startup de IA que atingiu US$ 100 milhões em receita em apenas oito meses e se tornou o novo pivô da guerra tecnológica entre EUA e Pequim
O Brasil é a preferência disparada entre os investidores nos EUA quando o assunto é América Latina, mas um queridinho por aqui não está mais no coração dos norte-americanos
Em entrevista à Fox News, presidente dos EUA diz que prefere negociar à distância, vê fim próximo da guerra no Oriente Médio e reclama de aliados
Presidente e primeira-dama foram evacuados após invasor armado abrir fogo; autoridades apontam possível ação de “lobo solitário”
Os Estados Unidos liberaram a isenção de sanções para as vendas de petróleo e derivados russos em março
A fabricante de chips não esteve sozinha; nesta sexta-feira (24), as ações da Intel dispararam 24%
UBS WM revisou o alvo para o índice MSCI Emerging Markets para 1.680 pontos até dezembro de 2026, representando um potencial de dois dígitos, ancorado em uma previsão de crescimento de lucros de 33% para as empresas desses países
Executivo revela por que ativos latinos são o novo refúgio global contra a incerteza da IA e a geopolítica, e ainda dá uma dica para aproveitar as oportunidades de investimento
O líder chileno participou do Latam Focus 2026, evento organizado pelo BTG Pactual, que reuniu a nata do mundo político e empresarial em Santiago, e mandou um recado para os investidores
Finlândia, o país “mais feliz do mundo”, abre oportunidade para profissionais brasileiros que querem ganhar em euro.
A companhia aérea vai passar a tesoura em rotas de curta distância programadas até outubro, uma tentativa de economizar combustível diante da ameaça de escassez e da volatilidade dos preços causada pelo conflito no Oriente Médio
Indicado de Trump para comandar o Federal Reserve passou por audiência de confirmação nesta terça-feira (21) no Senado norte-americano, e o Seu Dinheiro listou tudo o que você precisa saber sobre o depoimento
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão
Teerã alega “pirataria” dos EUA para encerrar breve abertura da via estratégica; Donald Trump afirma que cerco naval só terminará com conclusão total de acordo.
Mais cedo ou mais tarde, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo vão se aposentador dos gramados, mas não vão abandonar o futebol. Ambos se preparam para virar dirigentes.
Com orçamento aprovado e foco no superávit, governo argentino recebe sinal verde do Fundo; entenda como a economia vizinha está mudando (para melhor)
Gestor colocou as economias em desenvolvimento no radar dos investidores globais em um momento em que “mercados emergentes” não era nem um conceito ainda