🔴 ESSAS CRIPTOMOEDAS PODEM DISPARAR ATÉ 300 VEZES –  SAIBA COMO INVESTIR

Fernanda Lopes

Fernanda Lopes

Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.

ESPECIAL ONDE INVESTIR

Onde investir em novembro? Vivo (VIVT3), RBR High Grade (RBRR11), AMD (A1MD34) e mais

A jornalista Paula Comassetto recebeu alguns dos maiores nomes do mercado brasileiro para discutir as perspectivas de investimento para novembro

Fernanda Lopes
Fernanda Lopes
5 de novembro de 2024
10:57 - atualizado às 11:18
onde investir em novembro melhores investimentos novembro
A jornalista Paula Comassetto recebeu alguns dos maiores nomes do mercado brasileiro para discutir as perspectivas de investimento para novembroImagem: Divulgação/Onde Investir

Com 2024 na reta final, os acontecimentos que movimentam os mercados se acumulam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No cenário internacional, o mercado aguarda a decisão do Fed a respeito dos juros e, principalmente, a definição do pleito presidencial norte-americano. Enquanto isso, o dólar se valoriza ainda mais frente ao real diante da expectativa da eleição do candidato republicano Donald Trump. 

Por aqui, o movimento é no sentido oposto – após uma série de cortes na Selic, os juros voltaram a subir, adiando a recuperação do mercado de ativos de risco e impulsionando a renda fixa.

O risco fiscal é a pauta da vez, na medida em que o governo demora a anunciar o pacote de corte de gastos e a credibilidade do mercado brasileiro fica em cheque – os "gringos" tiram o pé, a bolsa sofre, e o investidor brasileiro se pergunta: Onde investir em novembro?

"A bolsa está com 2,5% de queda. O gringo tirou R$ 30 bilhões do Brasil [até aqui em 2024], mas ano passado colocou R$ 40 bilhões, e a bolsa subiu 22%", contrapõe Apolo Duarte, assessor e sócio da Monte Alto Investimentos, durante a edição de novembro do programa Onde Investir, no YouTube do Seu Dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A gente está vendo múltiplos muito baixos, tem alguns nomes muito interessantes neste momento. Tem que ter um pouco de alocação", completa Paulo Secco, co-CEO da Monte Alto Investimentos.

Leia Também

Ou seja, apesar do clima de pessimismo, ainda é possível encontrar boas oportunidades de investimento, e isso vai além do mercado de ações.

Durante o programa Onde Investir, os analistas convidados revelaram seus ativos preferidos de cada classe para investir em outubro. Confira a seguir os melhores momentos do programa, ou assista o conteúdo na íntegra abaixo:

Ações: “A gente não pode esquecer do copo meio cheio"

O primeiro bloco do programa contou com a presença de Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, comentando o mercado de ações nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a analista, o ponto de destaque para os mercados para novembro é o cenário nacional, mais do que os fatores internacionais. “A gente fica ‘pendurado’ na questão fiscal aqui no Brasil”, afirmou Larissa.

A perspectiva do mercado ainda é de falta de controle das contas públicas, na esteira do aumento das despesas do governo. Por conta disso, os ativos de risco seguem prejudicados – mas isso pode mudar em breve.

“Para o mês de novembro, do ponto de vista macro, um ajuste nas despesas é o principal gatilho para a bolsa brasileira”, diz Larissa. “A gente acredita que esse ajuste vai vir muito em breve”.

E o otimismo da analista vai além – Larissa salienta que a economia continua forte, e a expectativa é que o mês de novembro traga lucros corporativos maiores na temporada de resultados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somado a isso, bastaria uma pequena fagulha (na forma de um ajuste fiscal do governo brasileiro) para acender a fogueira da bolsa brasileira, e impulsionar os preços do mercado de ações.

Nesse contexto, Larissa Quaresma recomenda duas empresas. Em primeiro lugar, Direcional (DIRR3), que tem potencial para se beneficiar graças ao crescimento da incorporação de baixa renda.

Em segundo lugar, a Porto (PSSA3), com a expectativa de crescimento das novas verticais da empresa, que tem focado em diversificação, e tem potencial para entregar um “resultado excepcional” no 3T24.

Dividendos: "É isso que realmente costuma trazer valor para a carteira do investidor"

Ruy Hungria discutiu as perspectivas para as ações pagadoras de dividendos no segundo bloco do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse momento de indecisão com relação aos juros, até com expectativa de aumento, as empresas tendem a ficar um pouco mais na defensiva – elas não vão captar tantas dívidas, não vão se alavancar mais”, afirma o analista.

Mas algo diferencia esse ciclo de alta dos juros dos anteriores, segundo Ruy: a melhora dos resultados, principalmente nas empresas relacionadas ao cíclico doméstico. “Isso pode até amenizar essa questão do aumento dos juros”, diz o analista a respeito das pagadoras de dividendos.

Diante da comparação entre rendimentos da renda fixa e dividendos, Ruy é categórico: essa é uma comparação equivocada.

Cada classe tem seu potencial de rentabilidade – e as pagadoras de dividendos se destacam pela possibilidade de gerar um lucro duplo: no pagamento de dividendos e também na valorização das ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A nossa carteira tem um dividend yield em torno de 7%, que pode parecer baixo em comparação com os 12% da renda fixa – mas a gente está falando de empresas que também podem se valorizar”, defende o analista. “No longo prazo, esses dois tipos de retorno é o que realmente costuma trazer valor para a carteira do investidor.”

Desta forma, vale a pena manter parte do portfólio alocado em pagadoras de dividendos nesse momento, e Ruy recomenda ter as ações da Vivo (VIVT3) na carteira. 

Os papéis sofreram uma desvalorização em outubro, de modo que o dividend yield cresceu – atualmente, na casa dos 7% a.a.

Fundos imobiliários: "Alguns fundos estão negociando com carteiras IPCA+10"

No terceiro bloco do programa, a apresentadora Paula Comassetto recebeu o analista Caio Araujo para discutir o mercado de FIIs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ifix, principal índice do mercado de fundos imobiliários, recuou cerca de 6% nos últimos dois meses, o que se explica, segundo Caio Araujo, pela alta dos juros e pela preocupação fiscal.

"O governo até prepara um plano de corte de gastos, mas o mercado tem aguardado algo mais concreto", afirmou o analista. "Com isso, as taxas de juros permanecem em níveis restritivos, e os ativos de risco sofrem um pouco mais".

Mas, apesar do clima de pessimismo no mercado, Caio Araujo oferece um contraponto. O analista explica que os múltiplos de lucro e rendimento do Ifix se aproximam das mínimas dos últimos 18 meses, enquanto o nível de rendimento do índice pode chegar a 12%, a depender do segmento.

"Me parece um ponto de entrada interessante, especialmente para quem está olhando a médio prazo", recomenda Caio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse sentido, o analista recomenda uma alocação de 5% a 15% da carteira em fundos imobiliários, e salienta a atratividade de alguns setores para investir em novembro.

O setor de crédito se destaca por ter tido as maiores correções no mês. "Alguns desses fundos, especialmente os fundos de qualidade, com carteiras de crédito high grade, estão negociando com carteiras IPCA+10 em alguns casos".

Caio Araujo ainda abriu sua principal recomendação do setor para o mês: o RBR High Grade (RBRR11). "O fundo teve um recuo exagerado nos últimos dois meses. Sua carteira negocia a mais ou menos IPCA+10 ao ano, o que me parece uma oportunidade para quem está buscando renda, e eventualmente até um possível ganho de capital", recomendou o analista.

Ações internacionais: "A economia americana continua rodando muito bem"

O quarto bloco do Onde Investir em Novembro foi dedicado às ações internacionais, com comentários do analista Enzo Pacheco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao ser questionado sobre a influência do cenário macro e das eleições dos Estados Unidos nas ações no mês, Enzo salienta que a incerteza quanto ao resultado do pleito dificulta a tomada de decisão do Fed na próxima reunião.

"Eu não me surpreenderia se o Fed não fizesse nada na reunião de novembro, e talvez fizesse um corte só em dezembro", opinou o analista.

Mas por mais que um cenário de juros altos possa parecer uma má notícia para os ativos de risco, Enzo afirma: "Mesmo com os juros mais altos do que o mercado gostaria, a economia americana continua rodando muito bem". Desta forma, as ações podem continuar performando bem até o fim do ano, diz o analista.

Neste contexto, Enzo fez movimentações na sua carteira de ações internacionais visando capturar as oportunidades do momento. O analista optou por vender as ações da Taiwan Semiconductors (TSMC34) após a rápida valorização da empresa, na esteira dos resultados positivos do último trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No lugar entrou a AMD (A1MD34), que também atua no setor de semicondutores. "A ação chegou a cair 10%, mas principalmente a linha de receita com chips de datacenter cresceu mais de 100% na comparação anual, e essa demanda continua insaciável", comenta Enzo.

Então, agora é um bom momento de compra para os papéis, julga o analista.

Alocação: "A palavra é cautela"

No último bloco do programa, Apolo Duarte e Paulo Secco, da Monte Alto Investimentos, comentaram as melhores estratégias de alocação para o mês.

A Monte Alto é uma assessoria vinculada ao BTG Pactual, focada na customização no planejamento da vida financeira e sucessória de seus clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao serem questionados sobre os pontos principais de atenção para os investidores em novembro, Apolo salienta a volatilidade do mercado diante da possibilidade de novas altas nos juros. 

"A gente tem tido um cuidado para as alocações serem um pouco mais conservadoras, mas também procurando as melhores maneiras para driblar essa incerteza", comenta o Apolo. O assessor diz ainda que a preocupação com o fiscal é uma das grandes responsáveis pela volatilidade recente no mercado brasileiro.

Por conta disso, o momento é de cautela. Paulo Secco recomenda alocar uma boa parte da carteira em renda fixa, como maneira de proteger o patrimônio. 

Neste sentido, uma maneira de garantir a liquidez e flexibilizar o portfólio é investir em pós-fixados. "Não tem problema deixar o seu dinheiro parado em CDI, está remunerando bem. Aproveite isso e espere o momento mais oportuno para tomar risco, quando achar conveniente", aconselha Paulo Secco. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O assessor salienta também a necessidade de dolarizar a carteira. "Estudos mostram que ter uma composição de dólar dentro da sua carteira reduz a volatilidade no longo prazo, e te traz mais segurança", afirma ele.

É possível dolarizar o portfólio através de fundos de investimento, ETFs, e até mesmo abrindo uma conta internacional, dizem os convidados.

No que diz respeito a ações, Paulo observa que alguns papéis interessantes estão negociando a múltiplos baixos. A porcentagem alocada dependerá do apetite a risco de cada investidor.

Os convidados finalizaram a participação no programa reiterando a recomendação de investimento em pós fixado e dolarização e cravaram um recado final para os investidores: "Vou resumir em uma palavra: cautela. Isso é primordial para ajudar nessas alocações", dizem Paulo e Apolo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as recomendações a íntegra

Para saber mais sobre as teses por trás de cada recomendação e conhecer em detalhes os insights de cada analista, veja o Onde Investir em Novembro.

O programa está disponível no canal do YouTube do Seu Dinheiro, e você pode assistir abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VALORES BILIONÁRIOS

Golpe do dinheiro esquecido: com mais de R$ 10 bilhões a serem recuperados nos bancos, veja como se proteger dos golpistas

11 de setembro de 2025 - 10:06

Com R$ 10,7 bilhões disponíveis no Sistema de Valores a Receber, cresce também a ação de golpistas que tentam enganar quem busca resgatar o dinheiro esquecido

COMO SE PREVENIR

Golpes contra idosos: confira as principais fraudes aplicadas na internet e como se prevenir delas

10 de setembro de 2025 - 13:42

Os golpes contra idosos variam desde ligações falsas a promessas de prêmios em redes sociais

FERIADOS 2026

Cansou de ver feriado caindo em fim de semana? Em 2026 vai ser bem diferente

8 de setembro de 2025 - 11:36

Prepare a agenda: 2025 decepcionou com feriados ‘desperdiçados’, mas 2026 se aproxima com mais quebras providenciais no calendário

DE VOLTA

Lotofácil volta ao normal e Dupla Sena promete maior prêmio entre as Loterias da Caixa hoje 

8 de setembro de 2025 - 9:28

Após a Lotofácil da Independência 2025, os sorteios voltam à rotina; Dupla Sena lidera com prêmio de R$ 7,5 milhões nesta segunda-feira (8)

VELHO E CARO CONTINENTE

Tudo tem seu preço, e morar na Europa também — 5 dos 10 países com maior custo de vida estão no velho continente; confira a lista

7 de setembro de 2025 - 13:28

Metade do top 10 dos países mais caros para estrangeiros está na Europa — e o Reino Unido lidera a lista dos menos acessíveis do continente

VIDA BARATA

Os 10 países com menor custo de vida para estrangeiros estão na Ásia e na América Latina — e o Brasil está entre eles

7 de setembro de 2025 - 12:16

Pesquisa mostra os melhores países com menor custo de vida para estrangeiros

JÁ VOLTOU?

PIX fora do ar: Nubank registra instabilidade em dia de alto volume de transferências

5 de setembro de 2025 - 16:10

Instabilidade no PIX atinge clientes do Nubank e gera relatos de falhas nas transferências desta sexta-feira (5).

TÁ CHEGANDO A HORA!

Prêmio da Lotofácil da Independência 2025 pode gerar renda mensal milionária, mas só há um jeito (ou dois) de isso acontecer

5 de setembro de 2025 - 11:01

Deixados em uma caderneta de poupança, os R$ 220 milhões da Lotofácil da Independência de 2025 renderiam quase R$ 1,5 milhão por mês; sorteio ocorre amanhã (6)

LOTERIA

Lotomania 2818 faz um novo milionário — e mostra que não basta ter sorte, é preciso saber brincar

4 de setembro de 2025 - 7:19

Aposta fatura sozinha o prêmio principal e o dinheiro reservado à faixa de zero acerto na Lotomania 2818, embolsando mais de R$ 4 milhões

NOME SUJO NA PRAÇA?

Está negativado? Veja como funciona o Serasa Limpa Nome

4 de setembro de 2025 - 5:55

Um em cada três brasileiros estão com o nome sujo na praça, para isso, existe o Serasa Limpa Nome

NA PONTA DO LÁPIS

Tesouro Direto: IR maior torna o Tesouro RendA+ um mau negócio para a aposentadoria? Fizemos as contas

3 de setembro de 2025 - 16:00

Medida provisória proposta pelo governo muda as regras de tributação e afeta o planejamento de longo prazo dos investidores, com perda significativa no retorno final

NA TRAVE

Bola dividida na Dia de Sorte 1110 deixa dois apostadores mais perto do primeiro milhão na loteria

3 de setembro de 2025 - 7:43

Enquanto a Dia de Sorte deixou dois “quase milionários”, outra loteria alternativa da Caixa acumulou e viu o prêmio em jogo saltar para R$ 21 milhões

DE GRÃO EM GRÃO

Um meme por um pequeno investidor: Tesouro Direto escala ‘Nazaré confusa’ para explicar que Tesouro Selic rende mais que a poupança

1 de setembro de 2025 - 12:50

Campanha vai ao ar nesta segunda-feira (1º) e quer alcançar gerações. Tesouro também planeja mais lançamentos para os próximos meses

DO GOLPE AO RESSARCIMENTO

Pix contra fraudes: Banco Central cria ferramenta para rastrear dinheiro e agilizar devolução em até 11 dias

28 de agosto de 2025 - 18:36

Nova versão do Mecanismo Especial de Devolução (MED) permitirá seguir o caminho do dinheiro e aumenta as chances de recuperar valores perdidos em golpes

O QUE FAZER

Sua gestora está na mira da PF? As recomendações para clientes da Reag e outras instituições alvos da Operação Carbono Oculto

28 de agosto de 2025 - 16:53

Ação histórica contra o crime organizado não representa risco para os investidores, segundo especialistas. Mercado tem suas salvaguardas e patrimônio segue protegido

IT'S SHOW TIME!

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up completo com Sabrina Carpenter, Tyler the Creator, Lorde e mais

28 de agosto de 2025 - 12:08

Lollapalooza Brasil 2026 será realizado em março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo; ingressos já estão disponíveis a partir de R$ 950

HORA DO SHOW

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up hoje; veja os preços e como comprar ingressos

28 de agosto de 2025 - 11:46

Lollapalooza Brasil 2026 acontece nos dias 20, 21 e 22 de março no Autódromo de Interlagos; ingressos variam de R$ 950 a R$ 4.956 e já estão à venda

PESOU NO BOLSO

Tesouro Direto: Tesouro RendA+ ainda vai valer a pena com alta da alíquota de IR para 17,5%? Veja o impacto da mudança na sua aposentadoria

28 de agosto de 2025 - 6:04

Medida provisória proposta pelo governo muda as regras e afeta o planejamento de longo prazo dos investidores, com perda significativa no retorno final

NOVA FUNÇÃO?

Governo quer que FGC cubra desconto indevido de crédito consignado em aposentadorias e pensões do INSS, diz jornal

27 de agosto de 2025 - 19:11

Nova função para o fundo que garante a poupança e as aplicações de renda fixa visaria a não onerar as contas públicas, já que o governo poderá se tornar corresponsável pelo ressarcimento dos descontos indevidos

NÃO ESTÁ FÁCIL PARA NINGUÉM

Até o rico dá calote: brasileiros estão com dificuldade de pagar o aluguel; maior inadimplência é a de locações de mais de R$ 13 mil

27 de agosto de 2025 - 18:51

Segundo Índice Superlógica, a taxa de endividamento no aluguel da alta renda chegou a 6,83% em julho, a maior entre os imóveis residenciais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar