‘Petrobras não serve apenas para lucrar’: As declarações de Lula sobre os ganhos da estatal e defensores de privatização
O presidente também aproveitou o discurso para falar sobre a Operação Lava Jato e fez acenos à presidente da Petrobras, Magda Chambriard

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que parte do ganho da Petrobras (PETR4) tem que ser revertido em "benefício", inclusive voltado para o desenvolvimento nacional.
O chefe do Executivo federal disse que a companhia não serve "só para lucrar" e que quer transformar a instituição "na grande empresa de energia do planeta Terra".
"Uma empresa pública como a Petrobras serve não apenas para lucrar, mas para prestar serviços ao conjunto da população, e uma parte da possibilidade de seu ganho tem que ser revertido em benefício, inclusive do desenvolvimento nacional", afirmou Lula em evento de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ), nesta sexta-feira (13).
Na avaliação do petista, o Brasil não pode ser um "mero importador de tudo".
Lula rebateu críticas que a companhia já recebeu. Parte delas, inclusive, defende a privatização da empresa.
Segundo o presidente, há ainda um "complexo de vira-lata" que perdura na cabeça de parte da população.
Leia Também
"Quantas vezes já tentaram privatizar a Petrobras? Quantas vezes tentaram mudar de nome da Petrobras? Quantas vezes disseram: 'Temos que vender a Petrobras porque o petróleo vai acabar e vamos ficar com uma empresa que não presta para nada'? Isso é um bando de imbecil quem fala isso, é um bando de imbecil", rebateu.
"Porque no dia em que acabar o petróleo, a Petrobras será a maior produtora de biocombustível desse país, maior produtora de etanol, de hidrogênio verde desse país. A Petrobras é mais do que uma indústria de óleo e de petróleo, é uma indústria de energia e vai produzir o que for necessário."
E complementou: "Quero transformar a Petrobras na grande empresa de energia do planeta Terra, da América Latina, da América do Sul e do Brasil."
Lula disse que pretende formar mais profissionais para fazer com que a Petrobras continue sendo "a empresa motivo de orgulho do país". "Àqueles que não gostam que eu fale isso, podem não gostar, porque eu não me importo. O que eu gosto é de saber que estou com a verdade quando defendo as empresas públicas brasileiras", comentou.
- Lula ‘de olho’ nos dividendos da Petrobras (PETR4)? Presidente encaminha projeto ao congresso que pode ter impacto nos proventos da estatal; entenda
Lava Jato
O presidente também aproveitou o discurso para falar sobre a Operação Lava Jato. Segundo ele, "a tentativa" das investigações não era "prender corrupto", mas "desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade brasileira para depois falar: Vamos vender".
"Mas, como eles sabem que o Congresso Nacional, mesmo sendo um Congresso conservador, ia criar confusão para não deixar vender a Petrobras, eles resolveram vender ativos da Petrobras", disse Lula.
De acordo com o presidente, o ato desta sexta-feira é uma "reparação ao que muita gente honesta sofreu" na Petrobras com as denúncias da Lava Jato.
No discurso, o chefe do Executivo também fez acenos à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. "Queria dizer da minha satisfação com Silveira e Magda", citou Lula.
- “Preferimos estar concentrados em empresas de alta qualidade de execução”, diz a analista Larissa Quaresma; veja as 10 ações que compõem seu portfólio atual
PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS
A ação que fez Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) comerem poeira e dobrou de preço com trade eleitoral de Flávio Bolsonaro
2 de outubro de 2026 - 19:49DE OLHO NAS RIVAIS
Os planos do novo CEO da B3 (B3SA3) para fortalecer a bolsa de valores diante do avanço da concorrência, segundo o BTG
2 de outubro de 2026 - 17:10A LISTA DE DESPEDIDAS VAI AUMENTAR
Mais um adeus à B3: Claro assume Desktop (DESK3) por R$ 1,75 bilhão e prepara OPA. O que muda para quem tem as ações?
2 de outubro de 2026 - 8:53RENDA EXTRA NA CONTA
Enquanto três gatilhos não fazem preço na CPFL (CPFE3), Itaú BBA defende a compra pelos dividendos
1 de outubro de 2026 - 17:45VIRADA À FRENTE
IRB Brasil (IRBR3): mudança tributária abre caminho para dividendos generosos; JP Morgan turbina preço-alvo para ação
1 de outubro de 2026 - 17:28CASA NOVA?
Tenda (TEND3) ‘pega as chaves’ da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida; o que a construtora busca no andar de cima
1 de outubro de 2026 - 14:15O QUE AINDA FALTA?
Queridinha do Barsi, Paranapanema (PMAM3) fecha acordo que acaba com boa parte da dívida bilionária, mas recuperação judicial segue
1 de outubro de 2026 - 13:03FUTURO DA 'FILHA DO DIVÓRCIO'
Todo mundo quer a Farm: ações da Azzas 2154 (AZZA3) lideram as altas no Ibovespa com chuva de propostas no radar
1 de outubro de 2026 - 12:38APOSTAS SAÍRAM DO CARRINHO
Com proibição das bets, duas ações do varejo podem ser as mais beneficiadas, mas Eleven faz alerta para a recuperação do setor
1 de outubro de 2026 - 12:12ROXINHO NÃO VAI ÀS COMPRAS?
Nubank (ROXO34) nega compra bilionária de fintech britânica Monzo após tombo em NY; ações sobem forte no pré-mercado
1 de outubro de 2026 - 9:35PANDA BONDS
A operação bilionária da Vale (VALE3) na China: mineradora conta os planos dessa estreia
30 de setembro de 2026 - 19:53BANCOS