Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
AMIGAS OU RIVAIS

Virou a casaca? Ucrânia quer usar a China para vencer a guerra contra Putin

Nesta semana, o presidente ucraniano conversou pela primeira vez desde o início do conflito com o líder chinês, Xi Jinping; saiba como foi esse telefonema

Xi Jinping
Imagem: Wikimedia Commons

A China não declarou oficialmente de que lado está no conflito entre Rússia e Ucrânia, embora seja a principal aliada do presidente Vladimir Putin e apoie Moscou financeiramente — mas há quem esteja tentando quebrar esse elo em nome de uma vitória na guerra

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro das Finanças ucraniano, Serhiy Marchenko, disse na sexta-feira (28) que Kiev deveria usar seu relacionamento bilateral com a China como alavanca para pôr fim à invasão russa. 

“Entendemos a importância da China e realmente entendemos a importância de criarmos nosso próprio relacionamento com eles e impedir que a Pequim [apoie totalmente] a Rússia”, afirmou Marchenko. 

  • Imposto de Renda sem complicações: não passe perrengue na hora de declarar o seu IR em 2023. Baixe de forma GRATUITA o guia completo que Seu Dinheiro preparou com todas as orientações que você precisa para fazer sua declaração à Receita sozinho. [É SÓ CLICAR AQUI]

China e Ucrânia: melhores amigas?

Apesar de querer uma aproximação com a China para colocar fim à guerra, a Ucrânia mantém os pés no chão sobre a relação com Pequim — até mesmo para não perder a ajuda bilionária que recebe de EUA, Europa e outros aliados. 

Perguntado se a China poderia ser vista como a melhor amiga da Ucrânia na tentativa de encontrar um acordo para a paz, Marchenko respondeu: “claro que não”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em vez disso, ele citou os EUA, o G-7 (formado por EUA, Canadá, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Japão) e “todos os nossos parceiros que apoiam a Ucrânia”.

Leia Também

CIDADE FANTASMA

Por que centenas de castelos foram abandonados nesta cidade da Turquia?

K-BEAUTY

Pele de lesma? A onda viral que colocou a Coreia do Sul atrás apenas da França na exportação de cosméticos

O ministro ucraniano acrescentou que Kiev “deveria usar a China e todas as oportunidades para convencer a Rússia a parar esta sangrenta guerra na Ucrânia”.

A conversa entre Xi e Zelenski

As declarações de Marchenko acontecem após um telefonema entre os presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, e da China, Xi Jinping

Eles conversaram no início da semana pela primeira vez desde que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou, em fevereiro do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não estou totalmente convencido de que podemos enfatizar algo em particular após esta conversa, mas o que realmente posso dizer é que é importante continuar o diálogo entre nossos países”, disse o ministro ucraniano.

A China disse na quarta-feira (28) que enviaria representantes especiais à Ucrânia e manteria conversações com todas as partes na tentativa de pôr fim ao conflito. 

A mídia estatal chinesa informou que Xi disse a Zelenski que se concentraria em promover negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

Zelenski, por sua vez, disse via Twitter que a discussão “longa e significativa” poderia ajudar a “dar um poderoso impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://twitter.com/ZelenskyyUa/status/1651184756623802368

*Com informações da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com um estante ao fundo, um fome de blusa preta está sentado em uma mesa, com um microfone a frente 4 de julho de 2026 - 15:02
Montagem de barris de petróleo 4 de julho de 2026 - 13:11
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 3 de julho de 2026 - 17:50
MetLife Stadium, em Nova Jersey, será palco da grande final da Copa do Mundo 2 de julho de 2026 - 17:35
Time dos Estados Unidos Comemorando 1 de julho de 2026 - 6:06
O presidente da Argentina, Javier Milei, veste terno escuro e camisa azul. Na montagem, que traz a bandeira da Argentina ao fundo, ele acena. 30 de junho de 2026 - 15:28
Saiba quando joga o brasileiro João Fonseca em Roland Garros 29 de junho de 2026 - 9:52
Seleção da África do Sul em comemoração no campo. 28 de junho de 2026 - 9:25
seleção da frança 26 de junho de 2026 - 6:43
jogadores de futebol da alemanha comemorando gol 25 de junho de 2026 - 6:12
estados-unidos-eua-brasil-mercado-financeiro-bolsa-bandeiras ações 24 de junho de 2026 - 19:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar