O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Nesta semana, o presidente ucraniano conversou pela primeira vez desde o início do conflito com o líder chinês, Xi Jinping; saiba como foi esse telefonema

A China não declarou oficialmente de que lado está no conflito entre Rússia e Ucrânia, embora seja a principal aliada do presidente Vladimir Putin e apoie Moscou financeiramente — mas há quem esteja tentando quebrar esse elo em nome de uma vitória na guerra.
O ministro das Finanças ucraniano, Serhiy Marchenko, disse na sexta-feira (28) que Kiev deveria usar seu relacionamento bilateral com a China como alavanca para pôr fim à invasão russa.
“Entendemos a importância da China e realmente entendemos a importância de criarmos nosso próprio relacionamento com eles e impedir que a Pequim [apoie totalmente] a Rússia”, afirmou Marchenko.
Apesar de querer uma aproximação com a China para colocar fim à guerra, a Ucrânia mantém os pés no chão sobre a relação com Pequim — até mesmo para não perder a ajuda bilionária que recebe de EUA, Europa e outros aliados.
Perguntado se a China poderia ser vista como a melhor amiga da Ucrânia na tentativa de encontrar um acordo para a paz, Marchenko respondeu: “claro que não”.
Em vez disso, ele citou os EUA, o G-7 (formado por EUA, Canadá, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Japão) e “todos os nossos parceiros que apoiam a Ucrânia”.
Leia Também
O ministro ucraniano acrescentou que Kiev “deveria usar a China e todas as oportunidades para convencer a Rússia a parar esta sangrenta guerra na Ucrânia”.
As declarações de Marchenko acontecem após um telefonema entre os presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, e da China, Xi Jinping.
Eles conversaram no início da semana pela primeira vez desde que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou, em fevereiro do ano passado.
“Não estou totalmente convencido de que podemos enfatizar algo em particular após esta conversa, mas o que realmente posso dizer é que é importante continuar o diálogo entre nossos países”, disse o ministro ucraniano.
A China disse na quarta-feira (28) que enviaria representantes especiais à Ucrânia e manteria conversações com todas as partes na tentativa de pôr fim ao conflito.
A mídia estatal chinesa informou que Xi disse a Zelenski que se concentraria em promover negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia.
Zelenski, por sua vez, disse via Twitter que a discussão “longa e significativa” poderia ajudar a “dar um poderoso impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais”.
*Com informações da CNBC
ACOMPANHE DETALHES
GUERRA
SÁBADOU
JANELA ABERTA
HAPPY HOUR COM JOGO
SEGUNDA RODADA
UM BC 2.0
ENTRAM EM CAMPO
FIM DO DINHEIRO BARATO?
ESQUEÇA AS BARRAS DE OURO
ENTRAM EM CAMPO
COMMODITIES NA CARTEIRA
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
ROUBO AO LONGO PRAZO
SEGUNDA DE JOGOS
PAZ À VISTA?
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
BRASIL ENTRA EM CAMPO
ABERTURA DE CAPITAL