Site icon Seu Dinheiro

Guerra ignorada? Por que a Rússia assumiu a presidência do Conselho de Segurança da ONU

Parte do braço de um soldado russo, com a bandeira do país no ombro e uma bandeira da Ucrânia ao fundo | Bolsa

Parece mentira de 1º de abril, mas não é. A Rússia assume a presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), órgão encarregado de "manter a paz e a segurança" do mundo, neste sábado (1º) — mesmo com a continuidade da guerra do país contra a Ucrânia por mais de um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da contradição, a Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança e deve ficar um mês no posto em substituição a Moçambique.

Isso porque a presidência do órgão é rotativa entre 15 membros, com duração de 30 dias e a ordem é programa do início de cada ano, a partir da ordem alfabéticas dos nomes dos países quem compõem o colegiado em inglês.

Sendo assim, o país de Vladimir Putin "chefiará" o Conselho durante abril. No mês seguida, é a vez da Suíça.

Qual é o poder da Rússia?

Durante a permanência na presidência do Conselho de Segurança da ONU, a Rússia deve desempenhar algumas funções administrativas, tais como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, a presidência não é necessariamente o cargo de maior poder do colegiado, sendo uma função mais "simbólica". Isso porque são os membros permanentes que possuem o poder de veto.

Vale lembrar que a última vez que a Rússia foi presidente do órgão, o país havia acabado de entrar em guerra contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Reação da Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que a Rússia na presidência rotativa do Conselho Nacional da ONU "é um tapa na cara da comunidade internacional". Confira:

https://twitter.com/DmytroKuleba/status/1642146574779273218?s=20

Conselho de Segurança da ONU

Além da Rússia, os Estados Unidos, a China, a França e o Reino Unido são os membros permanentes do Conselho da ONU, que significa, entre outras medidas, o poder de veto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, em decisões do colegiado, que incluem os 15 países membros, apenas os permanentes têm o poder de rejeitar qualquer resolução, independentemente da quantidade de votos a favor da proposta em questão.

Em 1946, o Conselho de Segurança da ONU foi criado com o objetivo de promover a paz mundial, de forma assertiva, a partir de instrumentos diplomáticos e militares.

*Com informações de CNN

Exit mobile version