Site icon Seu Dinheiro

Alô, Lula? Biden liga para o petista — de novo; saiba o que o presidente dos EUA quer dessa vez

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden.

O telefone do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tocou nesta quarta-feira (16). Do outro lado da linha estava o presidente da maior economia do mundo, Joe Biden — e essa não foi a primeira vez que os dois líderes conversaram. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Biden foi um dos primeiros a reconhecer a vitória do petista nas eleições de 2022 e recebeu o presidente brasileiro assim que tomou posse. 

Na ocasião do encontro, ambos tentaram reforçar a mensagem que a democracia seguia sólida apesar das tentativas de desmantelamento dos processos eleitorais nos dois países. 

Na conversa de hoje, Biden e Lula se comprometeram a trabalhar juntos para avançar e proteger os direitos dos trabalhadores. Eles também assumiram o compromisso de manter comunicações ativas sobre a situação na Venezuela e no Haiti.

Embora tenham tratado de questões globais, o assunto que levou Biden a ligar para Lula foi outro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que Lula e Biden conversaram

Quem conta como foi a ligação é a própria Casa Branca. Dessa vez Biden e Lula trataram de um assunto caro ao presidente brasileiro: a Amazônia. 

Ao conversar com Lula, Biden aplaudiu a liderança regional e global do Brasil no clima e ressaltou a atuação do país como anfitrião da Cúpula da Amazônia e da Amazon Dialogues. 

O presidente norte-americano destacou a articulação brasileira para uma agenda em comum de desenvolvimento sustentável, combate ao desmatamento e resolução de desigualdades sociais e econômicas. 

Os planos dos EUA de realizar uma "missão de comércio verde" no Brasil em setembro também entrou na pauta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A DINHEIRISTA — Pensão alimentícia: valor estabelecido é injusto! O que preciso para provar isso na justiça?

Eles também falaram de dinheiro…

Biden e Lula discutiram ainda sobre cooperação no clima, sobre as preparações para a COP28 e sobre levantamento de recursos para a Amazônia.

E é claro que os recursos financeiros para o desenvolvimento dessa agenda pró-clima não ficou de fora. 

Os dois líderes também trataram do comprometimento de Biden com a solicitação de US$ 500 milhões ao Congresso dos EUA ao longo de cinco anos para apoiar o Fundo Amazônia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, eles conversam sobre os esforços para ajudar a mobilizar até US$ 1 bilhão para apoiar a restauração de terras devastadas no Brasil e na região amazônica por meio da US International Development Finance Corporation.

Exit mobile version