O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Taxa média do rotativo do cartão de crédito subiu 13,1 pontos porcentuais de fevereiro para março, chegando a 430,5% ao ano

A taxa Selic encontra-se em 13,75% ao ano e sua manutenção nesse nível vem sendo motivo de amplo debate. E se a taxa básica de juro está alta assim, nem dá vontade de imaginar a quantas anda o rotativo do cartão de crédito. Mas o Banco Central (BC) está aí para não nos deixar esquecer.
O juro médio total cobrado pelos bancos na modalidade acaba de atingir o maior valor desde março de 2017 (490,3%). A taxa subiu 13,1 pontos porcentuais na passagem de fevereiro para março, quase uma Selic inteira, passando de 417,4% para 430,5% ao ano, informou o BC. Em 12 meses, o aumento é de 71,4 pontos porcentuais.
O avanço ocorre em meio a discussões levantadas pelo governo para a imposição de um teto de juros para o rotativo do cartão de crédito.
O rotativo do cartão, juntamente com o cheque especial, é uma modalidade de crédito emergencial. Costuma ser acessado em momentos de dificuldades.
Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, formalizaram a criação de um grupo de trabalho com o BC para debater as causas e propor soluções para os juros elevados do cartão de crédito.
Confira o episódio desta semana do quadro A Dinheirista, em que a repórter Julia Wiltgen resolve esse e mais casos cabeludos envolvendo dinheiro. Confira:
Leia Também
No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, o juro subiu de 189,6% para 192,0% ao ano.
Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 101,6% para 101,7%.
Desde abril de 2017, há uma regra que obriga os bancos a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, a juros mais baixos.
A intenção era permitir que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito recuasse, já que o risco de inadimplência, em tese, cai com a migração para o parcelado.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Conteúdo PAN
BOM PARA O AMBIENTE E PARA O BOLSO
ULISSES NA BOLSA
Conteúdo Empiricus
‘BOOM’ NO MERCADO
Conteúdo Empiricus
RENDA MENSAL MILIONÁRIA
Conteúdo Empiricus
ATÉ O FIM DE AGOSTO
FINANÇAS PESSOAIS
CONSTRUINDO O CELEIRO
CRÉDITO PRIVADO
MUITO ALÉM DA DOPAMINA
VIROU ARMADILHA?
Conteúdo PAN
Conteúdo PAN
VAI PINGAR NA CONTA
LOTERIAS
ESTRATÉGIA DO GESTOR
PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR