🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

O RUGIDO DO LEÃO

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começa hoje. Mas você conhece a origem do Leão?

A Receita Federal apresentou seu ‘garoto-propaganda’ pela primeira vez em peça publicitária para estimular a declaração do imposto de renda em 1980

Leão imponente da inflação
Leão é o garoto-propaganda do imposto de renda há mais de 40 anos. Imagem: Shutterstock

Todos os anos, milhões de brasileiros precisam “prestar contas ao Leão”. Significa tirar um tempinho - às vezes um tempão - para apresentar a declaração do imposto de renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por falar nisso, a entrega da declaração do IRPF 2023 começa nesta quarta-feira (15). Nesta matéria da Julia Wiltgen, você fica por dentro de todos os detalhes sobre o tema.

Atualmente, o assistente do programa para o preenchimento da declaração de imposto de renda é o ‘Leo’, uma evolução simpática do temido Leão.

  • Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.

Mas você conhece a origem do Leão do Imposto de Renda?

Já se vão mais de 40 anos desde que a Receita Federal estabeleceu o leão como o garoto-propaganda de suas campanhas para estimular a declaração do imposto de renda.

Hoje, a entrega é informatizada e o próprio programa faz as contas. Na época, porém, o imposto de renda era declarado em papel e o próprio contribuinte precisava fazer as contas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como não é de hoje que o sistema tributário brasileiro é complexo, dava uma trabalheira danada e muita gente caía na malha fina por erros simples nas contas ou pela forma como interpretavam regras muitas vezes mal redigidas.

Leia Também

ÍNDICE PLANEJAR

Quem planeja melhor o dinheiro? Contas em dia e investimentos não bastam — e líderes do ranking podem te surpreender

Conteúdo BTG Pactual

Comprar à vista: O que você pode estar perdendo ao utilizar esta estratégia na compra de um imóvel ou carro?

O fato é que a Receita Federal queria estimular alguma simpatia do público pelo processo. Algo improvável quando se fala em pagar impostos.

Pensando nisso, em 1979, a direção da Secretaria de Receita Federal entrou em contato com agências de publicidade em busca de propostas.

O rei da selva prevalece

Quem venceu foi o leão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas palavras da Receita Federal, a escolha do leão levou em consideração algumas de suas características:

  • É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar;
  • É justo;
  • É leal;
  • É manso, mas não é bobo.

A veiculação das peças publicitárias começou em 1980.

A campanha pegou, o leão emplacou como garoto-propaganda e passou a integrar o imaginário popular de sucessivas gerações desde então.

No vídeo a seguir você vê a primeira pela publicitária veiculada pela Receita tendo o Leão como garoto-propaganda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apostadora mostra volante da Lotofácil da Independência. 7 de setembro de 2026 - 6:12
Warren Buffett 6 de setembro de 2026 - 10:32
Uma mulher morena, de cabelos longos, está do lado direito da imagem. Do lado esquerdo, a frase: onde investir em setembro de 2026 5 de setembro de 2026 - 10:07
Imagem gerada por inteligência artificial para representar o ganhador da Mega-Sena 23 de agosto de 2026 - 11:45
offshore investimentos internacionais wall street 18 de agosto de 2026 - 11:00
crédito mais barato negociar 13 de agosto de 2026 - 8:00
formas de aumentar o crédito 12 de agosto de 2026 - 16:00
Ao fundo, uma imagem aérea da Amazônia. Logo da BTG Pactual Asset 12 de agosto de 2026 - 11:05
Matt Damon e Zendaya em longa 'A Odisseia' 9 de agosto de 2026 - 14:03
maior salário dinheiro atividade renda extra ações 8 de agosto de 2026 - 11:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar