Nada de instabilidade ou problemas de conexão. O aplicativo de mensagens Telegram deve ser suspenso temporariamente por determinação da Justiça Federal, além do pagamento de multa de R$ 1 milhão por dia.
No último dia 19, a Justiça Federal do Espírito Santo determinou que o aplicativo entregasse dados sobre grupos neonazistas que utilizam a rede social à Polícia Federal — o que não foi cumprido pelo Telegram.
“O Telegram, porém, não demonstrou estar liberado desse dever legal, pois, ao descumprir a ordem judicial, se limitou a negar o fornecimento dos dados requisitados sob a alegação genérica de que "o grupo já foi deletado", afirma a decisão.
Com isso, nesta quarta-feira (26), a mesma vara decidiu pela suspensão temporária do acesso ao aplicativo em todo o território brasileiro. Vale ressaltar que na decisão anterior, a Justiça Federal havia determinado multa de R$ 100 mil em caso de descumprimentos.
Segundo o G1, as empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e Oi, além de Apple e Google — responsáveis pelas lojas de aplicativos Playstore e App Store receberam o ofício sobre a suspensão do Telegram ainda nesta quarta-feira. E, por volta de 21h (horário de Brasília), o acesso ao aplicativo foi bloqueado.
Até o momento, não há previsão de quando o Telegram voltará a funcionar no Brasil.
Por fim, o Ministério da Justiça já havia solicitado à rede social medidas para combater a difusão de grupos extremistas que podem estar ligados à disseminação de conteúdo que incentiva ataques a escolas.
VEJA TAMBÉM - Fugi do país para escapar de uma montanha de dívidas, meus credores podem me perseguir?
*Com informações de G1