Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
AÇÕES EM CURSO

Privatização da Eletrobras (ELET3) será revertida? Companhia reconhece que há riscos e faz alerta a investidores

A gigante do setor elétrico revelou que o processo que a transformou em uma corporação poder ser revertido por medidas judiciais ou pelo presidente da República

Eletrobras
Eletrobras -

O primeiro aniversário da privatização da Eletrobras (ELET3), concluída em junho do ano passado, se aproxima a passos largos. Mas a companhia revelou que pode não assoprar as velinhas em um clima festivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gigante do setor elétrico reconheceu que há riscos de que o processo que a transformou em uma corporação seja revertido por medidas judiciais ou pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já atacou publicamente a privatização.

“O modelo e demais aspectos de nossa privatização poderão ser questionados por órgãos reguladores, grupos de consumidores ou outros, ou suspensos pela Justiça brasileira”, cita o formulário 20-F da ex-estatal, submetido ao regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos na última semana.

O documento é um relatório padronizado apresentado anualmente por todas as empresas estrangeiras com ativos negociados nas bolsas de valores do país. O trecho em questão destaca todos os riscos de investir nas ADRs, ou recibos de ações, da Eletrobras.

“Se nossa privatização for contestada, podemos enfrentar dificuldades para levantar capital e manter nossos investimentos e participação de mercado atual. Além disso, tal contestação poderia ter efeitos negativos em nosso rating e no preço de nossas ações e ADRs”, alerta a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de duas dezenas de processos questionam privatização

O formulário revela ainda que, até a data de sua publicação, há 23 ações em andamento que discutem judicialmente o modelo de desestatização utilizado pela companhia.

Leia Também

CLIENTES DE PESO

Este fundo imobiliário foi às compras e investiu R$ 93 milhões em imóveis alugados para Nubank, Telefônica e Estácio

PROGRAMA DE PONTOS

Santander (SANB11) anuncia incorporação da Esfera, subsidiária de programas de fidelidade; e agora?

“A reorganização societária — especialmente a mudança de controle da Eletronuclear — também pode ser questionada”, acrescenta a empresa.

Além disso, a Eletrobras relembra que a privatização pode ser formalmente contestada pelo novo governo federal, cujos membros se opuseram ao processo finalizado durante a passagem de Jair Bolsonaro (PL) pelo Executivo.

  • Fiz dívidas em outro país e voltei para o Brasil; ainda posso ser cobrado? A resposta você confere abaixo, no último episódio da Dinheirista ou no canal do Seu Dinheiro no Youtube.

Lula já solicitou estudo para contestar estatuto da Eletrobras (ELET3)

De acordo com a ex-estatal, o presidente Lula já solicitou formalmente à Advocacia Geral da União (AGU) a realização de um estudo para avaliar os fundamentos legais de contestação de disposições do estatuto da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal delas é a regra que limita o exercício do direito de voto dos acionistas a até 10% do capital social, independentemente do número de ações ordinárias detidas individualmente pelos investidores.

Segundo a Eletrobras, o dispositivo foi incluído para garantir que ela seja uma “verdadeira corporação” — ou seja, uma empresa na qual nenhum acionista possua mais de 50% do controle.

“Se o presidente for bem-sucedido na contestação, o governo brasileiro pode tentar recuperar o controle sobre nós e reverter a privatização para voltarmos a ser uma empresa estatal para fins legais, com as implicações daí decorrentes”, afirma a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com logo da incorporadora Gafisa (GFSA3) 28 de maio de 2026 - 12:03
28 de maio de 2026 - 11:12
Fachada da unidade Vamos Seminovos, com estrutura moderna em vermelho e cinza, dedicada à venda de caminhões e máquinas usadas do Grupo Vamos, sob céu azul e dia ensolarado. 28 de maio de 2026 - 10:20
Logo do Banco BRB 27 de maio de 2026 - 19:55
Imagem de uma tela de computador com o Facebook aberto e símbolo da Meta no canto inferior direito 27 de maio de 2026 - 15:55
Montagem com o avião da companhia aérea Azul (AZUL53) e um gráfico de ações no fundo 26 de maio de 2026 - 19:32
26 de maio de 2026 - 18:32
26 de maio de 2026 - 15:14
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia