O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A produção no polo Papa Terra, por exemplo, desabou quase 40% no mês; ações da 3R Petroleum lideram as perdas do Ibovespa

Todo mês as petroleiras divulgam dados mensais de produção de petróleo e seria mais um mês comum para a 3R Petroleum (RRRP3) não fossem uma série de problemas que se acumularam em agosto.
De acordo com os números divulgados pela companhia, a produção de óleo e gás caiu em quase todos os polos e os chamados clusters, totalizando queda de 9% em agosto frente a julho, com 39.943 barris de óleo equivalente (boe) por dia.
Os dados vieram abaixo da previsão de analistas do mercado financeiro e refletem nas ações da 3R Petroleum, que lideram as perdas do Ibovespa, com queda de 2,41%, a R$ 18,65, por volta das 14h20.
Segundo a Genial Investimentos, a produção de agosto foi decepcionante e se somou a percepção de que a produção em geral da 3R Petroleum tem ficado “bem abaixo do esperado em sua certificação de reservas”.
“De acordo com a última certificação de reservas da empresa, a produção média de 2023 deveria ser de 51k bpd [51 mil barris de petróleo por dia]– ou seja, 30% a mais do que o realizado no último mês”, disse o analista do setor da corretora em relatório.
Entre as regiões produtoras, o analista destacou o pior desempenho do Polo Papa Terra e do cluster Potiguar, afetado principalmente pelo Polo de Macau.
Leia Também
Papa Terra viu sua produção desabar 38,9% em agosto ante julho, para 4.791 barris de petróleo por dia (bbl/dia).
De acordo com a própria 3R Petroleum, o polo Papa Terra sofreu com o impacto de “manutenções preventivas e corretivas nas instalações”.
A companhia explica que essas manutenções fazem parte de um processo de melhoria que está sendo feito nos sistemas que compõem as unidades de processamento, estocagem e transferência da plataforma de petróleo 3R-3.
Também foram trocadas peças em dois geradores de energia, que a 3R alega que haviam sido transferidos pelo antigo operador com capacidade limitada e com operação intermitente.
Para Larissa Queresa, analista da Empiricus Research, algumas dessas manutenções estão relacionadas aos mesmos problemas que levaram a paralisações anteriores do ativo
Em maio, a empresa disse que foi obrigada a interromper a produção no polo Papa Terra depois que percebeu um dano em um instrumento usado nas operações de transferência (offloading) de petróleo da plataforma de produção para o navio.
Além da manutenção vista no polo Papa Terra, o cluster Potiguar, onde fica o Polo de Potiguar e o Polo de Macau, também passou por uma série de problemas que impediram que parte do petróleo fosse escoado dos dois polos por alguns dias no mês de agosto.
Esses problemas - originados por diversos tanques fora de operação deixados pelo operador anterior - exigiram manutenção e recuperação das instalações de tanques e resultaram no acúmulo de estoque de óleo nas estações coletoras dos campos.
Não bastasse a questão dos tanques, a 3R afirmou que o apagão nacional ocorrido no dia 15 de agosto levou a uma interrupção temporária no abastecimento elétrico, que voltou de forma gradual, com impactos que duraram por 48 horas.
Dessa forma, a produção do cluster Potiguar registrou uma queda de 2,8% na produção na comparação mensal.
Por fim, o polo Peroá teve queda de 12,9% na mesma base, refletindo a venda de gás natural dentro dos limites do contrato que a empresa firmou com a ES Gás, devido à menor demanda no mercado de gás em agosto.
A petroleira disse que até o início do segundo semestre de 2024 vai continuar priorizando o que chamou de “intensa campanha de manutenção e recuperação de integridade” das plataformas 3R-2 e 3R-3 no polo de Papa Terra.
Segundo a empresa, isso vai reduzir os riscos de interrupção não-programada das unidades, com aumento da eficiência operacional do ativo.
Para a analista da Empiricus, os dados apontam que o ritmo de evolução na produção do Papa-Terra será menor do que o previsto, já que as recorrências das manutenções começam a apontar necessidades de correções estruturais mais profundas.
“A produção de agosto veio abaixo das nossas estimativas e do mercado, além de quebrar a tendência positiva que se formava no trimestre”, reforçou.
Apesar dos problemas e de acreditar que a pressão sobre a empresa irá aumentar após os dados de agosto, Queresa ainda vê “uma assimetria positiva para as ações da 3R no nível atual de preço” e segue recomendando o papel, enquanto monitora a evolução da empresa.
Já para a Genial Investimentos, a avaliação é que haverá “um grande caminho pela frente” até a produção começar a mostrar menos volatilidade.
INDO ÀS COMPRAS
SISTEMA FINANCEIRO
BOMBOU NO SD
FÔLEGO NO FIM DO MÊS
NEGÓCIO FECHADO
MUDANÇA DE VENTOS
DESCONTO NA BOLSA
DISPUTA SOCIETÁRIA
ATENÇÃO FÃS
HORA DE COMPRAR
ATENÇÃO, ACIONISTA
DEBANDADA DA BOLSA
SD ENTREVISTA
REAÇÃO EXAGERADA?
A EUFORIA ACABOU?
FUTEBOL NO VERMELHO
MAIS PROVENTOS NO RADAR?
AÇÃO FICOU BARATA?
VEM CISÃO AÍ?
A TESE AZEDOU?