Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Dá o play!

Fim de uma era para a Petrobras? O que esperar das políticas de preços e dividendos da estatal

No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos as mudanças que podem vir por aí na estatal - e que vêm deixando os investidores preocupados

Lula e Petrobras
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

A Petrobras (PETR3; PETR4) se viu envolta em um turbilhão de notícias nos últimos dias. A semana começou com o governo anunciando o retorno da cobrança de PIS/Cofins sobre os combustíveis, seguido por um corte de preços efetuado pela estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois, rumores de que a política de dividendos da companhia foi discutida - e criticada - em reunião de Lula com ministros e o CEO da empresa, Jean Paul Prates, derrubaram os preços das ações na bolsa.

Mais para o meio da semana, um novo impacto: o Ministério de Minas e Energia ordenou a suspensão dos processos de desinvestimento da Petrobras, incluindo aqueles que já estavam em estágio avançado.

Finalmente, a petroleira coroou os acionistas com o balanço excepcional do quarto trimestre de 2022, com lucro recorde e um anúncio de dividendos bilionários.

Cautela com o futuro da Petrobras

Mesmo assim, as ações reagiram negativamente e acumularam queda de mais de 1% na semana. Os temores em relação ao futuro da companhia se sobrepuseram a qualquer expectativa em relação ao dinheiro que deve cair no bolso dos detentores das suas ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os investidores têm dificuldade de se animar, pois as críticas constantes do governo às políticas de preços e de distribuição de dividendos da Petrobras indicam que pode vir por aí alguma mudança nesses dois pontos sensíveis. E, do ponto de vista de quem tem ações da companhia, não deve ser para a melhor.

Leia Também

SISTEMA FINANCEIRO

André Esteves, do BTG, diz que falhas dos órgãos de controle permitiram as fraudes do Banco Master

BOMBOU NO SD

Banco do Brasil (BBAS3) de olho na classe média, CVM faz a limpa na B3 e CSN Mineração (CMIN3) virando o jogo: veja as mais lidas da semana

Alguns acontecimentos da última semana já indicam algo nesse sentido. Eu e Vinícius Pinheiro falamos sobre isso na mais recente edição do podcast Touros e Ursos, no qual discutimos o que os acionistas podem esperar da Petrobras durante a gestão petista. Além de, como sempre, escolhermos nossos touros e ursos da semana.

Para conferir o programa na íntegra, basta acessar este link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem traz um fundo com minério de ferro, uma mão segurando um punhado de minério do lado esquerdo, um gráfico em vermelho e verde na parte inferior e o logo da Vale na parte superior direita. 22 de maio de 2026 - 16:04
spotify logo música streaming 22 de maio de 2026 - 12:30
Torres de energia elétrica e logo da empresa Copel 22 de maio de 2026 - 10:33
Embraer (EMBJ3). 21 de maio de 2026 - 18:42
Bola de futebol fora de campo, Nubank 21 de maio de 2026 - 14:48
Logo da Petrobras diante de gráfico de ações. PETR4 Ibovespa Bolsa 21 de maio de 2026 - 14:03
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 21 de maio de 2026 - 12:30
Minerva 21 de maio de 2026 - 12:12
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 20 de maio de 2026 - 19:33
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia