Site icon Seu Dinheiro

Mark Zuckerberg desistiu do metaverso? Meta demite funcionários na divisão de Reality Labs

Montagem com imagem de Mark Zuckerberg, criador do Facebook e CEO da Meta

Montagem com imagem de Mark Zuckerberg, criador do Facebook e CEO da Meta

Os planos de Mark Zuckerberg para o metaverso parecem estar se desintegrando pixel a pixel. A Meta, dona do Facebook, começou a demitir funcionários na divisão de Reality Labs, informa a agência de notícias Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com fontes citadas pela reportagem, os funcionários foram informados dos desligamentos através de uma postagem no fórum de discussão interno da Meta, o Workplace, na última terça-feira (03). 

A publicação afirmava que os trabalhadores seriam notificados sobre seu status com a empresa na manhã seguinte.

Ainda não é possível saber a extensão das demissões. Porém, se os cortes forem grandes, os planos de Zuckerberg de construir produtos de realidade aumentada que permitam o acesso a mundos virtuais imersivos podem estar em perigo.

Isso porque os cortes foram feitos na equipe Facebook Agile Silicon Team (FAST), responsável pelo desenvolvimento de chips personalizados para dispositivos de realidade virtual da Meta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos objetivos da equipe era fabricar chips que pudessem competir com tecnologia similar produzida por fornecedores externos e diminuir a dependência atual da Meta em relação à Qualcomm.

Vale ressaltar que uma reestruturação da FAST era esperada desde o último trimestre, quando a Meta contratou um novo executivo para liderar a unidade.

Os planos de Mark Zuckerberg para o metaverso

Atualmente, a Meta fabrica uma linha de fones de ouvido e óculos de realidade virtual chamada Quest. Eles permitem transmitir vídeo e falar com outros usuários por meio de um assistente virtual de inteligência artificial.

A empresa também está trabalhando em óculos realidade aumentada menos chamativos, que se parecem mais com óculos normais, além de smartwatches.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma primeira versão do relógio deverá ser concluída no próximo ano, segundo fontes informaram à Reuters.

As demissões na Meta

É importante destacar ainda que as demissões na Meta não estão restritas às unidades ligadas ao metaverso. 

A companhia de Mark Zuckerberg decidiu reduzir sua força de trabalho em 13% desde o ano passado — e os desligamentos na dona do Facebook passaram de 21 mil funcionários desde novembro.

Na época, a big tech tentava tranquilizar os investidores enquanto passava por uma desaceleração de crescimento das receitas em um período de alta inflação e preocupações de que o Reality Labs estivesse perdendo muito dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, a unidade Reality Labs somou um total de US$ 13,7 bilhões em perdas operacionais.

*Com informações de Reuters.

Exit mobile version