O Itaú Unibanco (ITUB4) está embarcando em um novo investimento. A empresa de energia Eneva (ENEV3) divulgou hoje que — após a aprovação dos órgãos regulatórios — o banco irá adquirir uma fatia indireta minoritária no capital da companhia.
A operação irá envolver ações preferenciais com direito à voto restrito na Eneva Participações III. Após a reorganização societária dentro do grupo, essa empresa será a controladora da Parnaíba II Geração de Energia e Parnaíba Geração e Comercialização — ambas empresas do Complexo Parnaíba.
As partes não divulgaram o valor da transação e a operação ainda não foi concluída. Isso porque as companhias enviaram um pedido de análise prévia do Conselho Administrativo de Atividade Econômica (Cade).
O despacho de aprovação foi publicado no dia 12 de maio, mas o resultado só será definitivo se em 15 dias não houver nenhum recurso de terceiro ou pedido de vistas por parte de algum conselheiro do Cade.
Caso aprovada, as empresas irão celebrar um acordo de investimento e de acionistas, divulgando maiores detalhes da operação.