🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Balanço do mês

Bitcoin se mantém como melhor investimento do mês e acumula maior alta do ano até agora; bolsa e dólar ficam na lanterna do ranking

Ouro é o segundo colocado, apresentando recuperação ante a fraqueza da moeda americana; títulos prefixados completam o pódio

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
31 de março de 2023
20:00 - atualizado às 19:54
bitcoin (BTC) ao lado de um touro de ouro que representa o bom momento das criptomoedas
Imagem: Shutterstock

Depois de um ano terrível em 2022, o bitcoin parece não estar nem um pouco a fim de deixar a liderança do ranking dos melhores investimentos em 2023. A criptomoeda aparece novamente como o ativo mais rentável em março, acumulando alta em reais de cerca de 65% no ano, muito à frente do segundo colocado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o pódio do mês também marca o retorno ao topo de ativos que, bem pouco tempo atrás, também amargavam perdas. Em segundo lugar aparece o ouro, que recupera seu brilho (sem trocadilho) em meio ao enfraquecimento global do dólar, e os títulos públicos prefixados, que agora também passaram a figurar entre as melhores aplicações do ano.

A lanterna, por sua vez, ficou com o Ibovespa, o dólar e o IFIX, Índice de Fundos Imobiliários, os únicos do ranking a terem retorno negativo em março. Veja a seguir a lista completa com a performance dos principais investimentos no mês:

Os melhores investimentos de março

InvestimentoRentabilidade no mêsRentabilidade no ano
Bitcoin19,37%65,52%
Ouro4,61%5,30%
Tesouro Prefixado 20294,49%4,31%
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 20333,59%3,02%
Tesouro Prefixado 20262,93%5,31%
Índice de Debêntures Anbima - IPCA (IDA - IPCA)*2,42%-2,59%
Tesouro IPCA+ 20352,13%1,76%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20402,06%2,95%
Tesouro IPCA+ 20292,01%-
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20321,98%3,82%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20551,84%2,13%
Índice de Debêntures Anbima Geral (IDA - Geral)*1,35%-0,94%
Tesouro Selic 20261,14%-
CDI*1,12%3,15%
Tesouro Selic 20291,09%-
Tesouro IPCA+ 20451,03%-1,05%
Poupança antiga**0,65%2,01%
Poupança nova**0,65%2,01%
IFIX-1,69%-3,70%
Dólar PTAX-2,44%-2,62%
Ibovespa-2,91%-7,16%
Dólar à vista-2,99%-4,00%
(*) Até dia 30/03.
(**) Poupança com aniversário no dia 28.

Todos os desempenhos estão cotados em real. A rentabilidade dos títulos públicos considera o preço de compra na manhã da data inicial e o preço de venda na manhã da data final, conforme cálculo do Tesouro Direto.
Fontes: Banco Central, Anbima, Tesouro Direto, Broadcast e Coinbase, Inc..

O ritmo de aperto monetário foi contido pela quebradeira de bancos e empresas

A alta dos juros no Brasil e no mundo vinha sacrificando os ativos de risco - incluindo os digitais - e beneficiando a renda fixa pós-fixada, mas no último mês os bancos centrais receberam um indicativo nada gentil de que não poderiam apertar demais, sob o risco de uma quebradeira de empresas e bancos acabar tornando o cenário econômico muito pior.

Vimos bancos quebrarem nos Estados Unidos e, aqui no Brasil, temos visto, desde o início do ano, uma série de empresas, abertas ou fechadas, apresentando dificuldades para pagar dívidas e até pedindo recuperação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por aqui, o estopim foi o caso da Americanas, que pode estar mais relacionado com fraude do que com o cenário macroeconômico, mas é fato que a RJ da varejista deixou investidores com pé atrás em relação a outras empresas do setor, que já vinham sofrendo com o cenário de juros altos.

Leia Também

Além disso, bancos grandes tomaram um senhor calote da companhia e se tornaram mais diligentes na concessão de crédito, assim como os demais investidores do mercado de dívida corporativa - cenário nem um pouco amigável para empresas que já estavam bastante endividadas e prestes a ter dificuldades de pagar suas obrigações.

  • Você investe em ações, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? Então precisa saber como declarar essas aplicações no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientações sobre o tema.

Nos EUA e na Europa, o aperto monetário levou à bancarrota algumas instituições financeiras de menor porte, mais expostas a clientes arriscados ou que já vinham apresentando problemas financeiros prévios - caso do Credit Suisse.

Nem o Federal Reserve, nem o Banco Central Europeu e nem o BC brasileiro abaixaram a guarda diante da inflação ainda preocupante, nem indicaram que os juros devem parar de subir ou começar a cair em breve, conforme o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, os banqueiros centrais entenderam que talvez não seja possível apertar demais a política monetária, para não mergulhar a economia em uma recessão pesada. Pelo contrário: nos EUA e na Europa, alguns bancos precisaram de algum tipo de resgate do governo, nem que fosse por meio de uma linha de crédito camarada.

Seja como for, as quebras de empresas vistas até agora também podem, pela via mais difícil, acabar contribuindo para um esfriamento da economia e desaceleração inflacionária.

Alívio de um lado...

Essa espécie de limitação para o furor hawkish dos bancos centrais desacelerou os juros futuros e trouxe alívio para o dólar globalmente, dando espaço para a valorização de outras moedas fortes e até mesmo do real ante a moeda americana.

O dólar à vista, por exemplo, terminou março cotado a R$ 5,07, acumulando uma queda de 4,00% no ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As criptomoedas também se beneficiaram desse cenário, mas também da "desconfiança renovada" dos investidores em relação aos bancos tradicionais, diante da crise bancária nos EUA e na Europa. Isso deu ainda mais tração ao movimento de recuperação já visto por esses ativos desde o começo do ano.

A ideia de que o aperto monetário americano não poderá ser mais forte do que se imaginava e o alívio no dólar também fortaleceram o ouro, ativo que se destaca em momentos de crise, desde que a perspectiva não seja de elevação dos juros nos EUA, o que tipicamente aumenta a atratividade dos títulos públicos do país frente ao metal, que não paga juros.

As despressurização dos juros futuros e do dólar deu às bolsas um espaço para a recuperação, inclusive no Brasil. Por aqui, ainda houve outro fator a contribuir para o alívio nos juros futuros e a alta do Ibovespa: o anúncio do novo arcabouço fiscal, que, em certa medida, até agradou ao mercado.

Para os títulos públicos prefixados e atrelados à inflação, a queda nos juros futuros foi mais que bem-vinda, pois esses ativos vinham sofrendo à beça com os juros de mercado em alta diante dos ruídos políticos entre governo e BC, além do aperto monetário nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, com a despressurização, esses papéis, que tipicamente se valorizam quando os juros futuros caem, puderam virar o desempenho no acumulado do ano do vermelho para o azul na maioria dos vencimentos. Os prefixados, que se beneficiam também de uma perspectiva de inflação controlada, tiveram as altas mais fortes.

...consequências da crise corporativa do outro

As ações brasileiras, porém, não tiveram a mesma sorte. Embora o Ibovespa tenha apresentado recuperação na reta final do mês e retornado ao patamar dos 100 mil pontos (fechando a 101.882 pontos), essa retomada ainda não foi suficiente para apagar os efeitos das tensões anteriores e as marcas que toda a crise corporativa dos últimos meses, bem como os juros ainda elevados, deixou na B3.

Outro mercado que ainda sofre as consequências da crise de crédito do primeiro trimestre é o de debêntures. Em março, os títulos de dívida de empresas conseguiram uma boa recuperação com o alívio nos juros futuros, mas no ano ainda acumulam perdas, em reflexo sobretudo do escândalo da Americanas e das dificuldades da Light.

Mas o setor que sem dúvidas ainda parece viver um inferno astral é o de fundos imobiliários. Não bastassem os juros ainda elevados e a inadimplência de empresas encrencadas que são inquilinas de fundos importantes da bolsa - como Tok&Stok e Marisa -, em março ainda foram noticiados casos de calote em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) que compõem as carteiras de FIIs com grande quantidade de cotistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns desses fundos, inclusive, têm alta exposição a esses papéis e amargam perdas pesadas na bolsa. A inadimplência dos CRIs também se relaciona, em alguma medida, à crise financeira por que passam as empresas brasileiras diante dos juros altos e do crédito mais escasso, mostrando que os reflexos desse cenário ainda podem ser vistos por aí.

Maiores altas do Ibovespa em março

EmpresaCódigoDesempenho no mês
AzulAZUL468,02%
EcorodoviasECOR326,10%
EmbraerEMBR324,71%
GolGOLL420,43%
CCRCCRO316,01%
MéliuzCASH314,94%
EDP BrasilENBR313,65%
CemigCMIG410,66%
MRVMRVE38,14%
Raia DrogasilRADL37,23%
Fonte: B3/Broadcast

Maiores quedas do Ibovespa em março

EmpresaCódigoDesempenho no mês
HapvidaHAPV3-41,87%
QualicorpQUAL3-20,99%
3R PetroleumRRRP3-19,12%
Rede D'OrRDOR3-17,42%
ArezzoARZZ3-14,87%
AssaíASAI3-14,39%
Natura &CoNTCO3-13,84%
AlpargatasALPA4-13,79%
SuzanoSUZB3-12,97%
Lojas RennerLREN3-10,71%
Fonte: B3/Broadcast

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DAQUI POUCO MAIS DE 6 MESES

Como comprar ingressos para Copa do Mundo 2026: nova fase abre hoje

11 de dezembro de 2025 - 10:35

Fifa abre nova fase de vendas da Copa do Mundo 2026; veja como se inscrever, participar do sorteio e garantir ingressos para acompanhar os jogos nos EUA, México e Canadá

ÚLTIMO DO ANO

Selic se mantém em 15% ao ano e Copom joga balde de água fria nos mercados ao não sinalizar corte nos juros

10 de dezembro de 2025 - 19:07

O Copom não entregou a sinalização que o mercado esperava e manteve o tom duro do comunicado, indicando que os cortes na Selic podem demorar ainda

BOLETO DO MEI

Valor do novo salário-mínimo altera contribuição para MEI; veja quanto fica

10 de dezembro de 2025 - 18:31

O piso nacional será de R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026 e aumenta o valor da tributação dos microempreendedores individuais

CEIA SALGADA

Ceia de Natal 2025: veja os alimentos que mais tiveram alta nos preços

10 de dezembro de 2025 - 17:22

Com bacalhau, lombo e aves natalinas em alta, a ceia fica mais pesada no bolso; azeite e pernil registram queda

EM BUSCA DO (BI) MILHÃO

Aprenda com os bilionários: 5 hábitos financeiros de Elon Musk e Warren Buffett que podem te ajudar a construir patrimônio

10 de dezembro de 2025 - 17:00

Hábitos de bilionários como Warren Buffett, Elon Musk e Jeff Bezos mostram como visão de longo prazo, disciplina, diversificação e juros compostos podem impulsionar a construção de patrimônio

AGORA VAI?

Este parque marcou uma geração, quase quebrou — e agora mira recuperar os tempos de ouro

10 de dezembro de 2025 - 16:04

Hopi Hari encerra recuperação judicial, reduz dívida e anuncia R$ 280 milhões em investimentos até 2028

UM COPO DE ÁGUA NÃO SE NEGA

Lei da água gratuita: as cidades e Estados onde bares e restaurantes são obrigados a oferecer água potável sem custo 

10 de dezembro de 2025 - 14:02

Brasil vive um cenário fragmentado: leis estaduais caíram, outras sobreviveram, e um projeto nacional tenta unificar a regra

BILHÕES A MAIS NO BOLSO

Por que o BTG espera que os lucros disparem até 17% no ano que vem — e que ações mais ganham com isso

10 de dezembro de 2025 - 11:26

Banco projeta lucro R$ 33,78 bilhões maior para empresas: parte dessa alta vem das empresas que vendem principalmente no mercado doméstico,pressionado com os juros altos

CONDENADOS PELO STF

Penas menores para Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro? Câmara dos Deputados aprova redução; confira o que acontece agora

10 de dezembro de 2025 - 10:33

O texto original previa anistia a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e dos acusados de tentativa de golpe de Estado, mas trecho foi retirado

PRÊMIOS ACUMULADOS

Mega-Sena 2949 acumula e vai a R$ 38 milhões, enquanto Timemania salta para R$ 64 milhões; veja as loterias da Caixa

10 de dezembro de 2025 - 9:59

Hoje é dia de sorteios da +Milionária (R$ 11 milhões), da Quina (R$ 600 mil) e da Lotomania (R$ 1,6 milhão); amanhã entram em cena a Mega-Sena e a Timemania.

NA MIRA DO FISCO

Câmara aprova regras mais rígidas contra devedor contumaz; texto vai para sanção de Lula

10 de dezembro de 2025 - 7:21

Quando a Fazenda identificar um possível devedor contumaz, deverá enviar notificação e conceder prazo de 30 dias para pagamento da dívida ou apresentação de defesa

NAS ENTRELINHAS

O corte da Selic vem aí? Resposta do Copom estará nas entrelinhas do comunicado desta Super Quarta

10 de dezembro de 2025 - 6:02

Na última reunião do ano, mercado espera mudanças sutis no comunicado do comitê para consolidar apostas de cortes nos juros já em janeiro

CARO ASSIM?

Estes brinquedos já custam quase o mesmo que um smartphone da Samsung; veja a comparação

9 de dezembro de 2025 - 17:10

Modelos premium de Barbie, Lego e itens colecionáveis chegam ao varejo com preços que rivalizam com eletrônicos

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad crava: votação de projeto contra devedores contumazes deve acontecer nesta terça (9); ministro tenta destravar pauta fiscal

9 de dezembro de 2025 - 14:03

Haddad vê clima favorável na Câmara para avançar em medidas que reforçam a arrecadação e destravam o Orçamento de 2026

VALENDO!

CNH sem autoescola aprovada: veja como será o novo processo e quanto você vai economizar

9 de dezembro de 2025 - 12:18

As novas regras da CNH sem autoescola, agora dentro do programa CNH do Brasil, reduzem custos, flexibilizam aulas e ampliam o acesso à habilitação

QUEM QUER PROVENTOS?

Com dividendos no radar, Prio (PRIO3) é a queridinha do BTG Pactual, mas preço-alvo cai

9 de dezembro de 2025 - 11:21

A atualização veio na esteira do Investor Day, quando a petroleira forneceu mais detalhes sobre o momentum operacional e as prioridades

SEM MULTAS

Como vai funcionar a renovação automática da CNH para quem é bom motorista

9 de dezembro de 2025 - 10:30

Novas regras da CNH incluem renovação automática para bons condutores, provas mantidas, instrutores autônomos e queda de até 80% no custo da habilitação

CORTAR GASTOS

'Não devemos ficar em berço esplêndido, temos de fazer um esforço fiscal maior', diz Alckmin

9 de dezembro de 2025 - 10:05

“Nós estamos num momento importante, com 5,4% de desemprego, o menor da série histórica, e com 4,4% de inflação, caindo, isso é raro”, afirmou o vice-presidente

LOTERIAS HOJE

Mega-Sena 2949 distribui R$ 20 milhões hoje, mas Timemania rouba a cena e dispara para R$ 61 milhões; veja os prêmios das loterias da Caixa

9 de dezembro de 2025 - 9:32

Confira os valores oferecidos pela Mega-Sena, Timemania, +Milionária, Lotofácil e demais modalidades da Caixa nos sorteios desta terça (9) e quarta-feira (10)

CARTÕES

A nova compra do Itaú (ITUB4), que envolve cartões de Casas Bahia (BHIA3), GPA (PCAR3) e Assaí (ASAI3)

8 de dezembro de 2025 - 17:06

O maior banco privado do país adquiriu as participações de três varejistas na Financeira Itaú CBD; entenda a operação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar