Site icon Seu Dinheiro

Cenário internacional é favorável ao Brasil, mas ruídos gerados pelo governo Lula fazem País desperdiçar oportunidade, diz Verde

Luis Stuhlberger, gestor do Fundo Verde, falando durante evento do Credit Suisse

Luis Stuhlberger, gestor do Fundo Verde

Com a reabertura da economia chinesa e os sinais de arrefecimento da inflação nos Estados Unidos, que reduz a pressão sobre as taxas de juros globais, o Brasil poderia ser um dos grandes beneficiários deste cenário, de acordo com a Verde Asset.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a avaliação gestora de Luis Stuhlberger, é de que o País está desperdiçando a oportunidade. E a culpa recai sobre os ruídos gerados pelo governo recém-empossado de Luiz Inácio Lula da Silva.

Na carta mais recente do Verde, fundo estrelado que acumula mais de 20.000% de valorização desde sua criação, a gestora afirma que o pano de fundo citado acima tende a beneficiar os mercados emergentes. No entanto, o cenário no Brasil permanece volátil.

Leia mais:

"O país tem uma situação fiscal e de endividamento que inspira cuidados e cautela, mas os arroubos de vários ministros solapam diariamente a confiança que o setor privado necessita para investir e ajudar o país a crescer", diz a Verde na carta.

A gestora de Stuhlberger ressalta, porém, que o excesso de ruídos é normal no começo de um novo governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Com mais alguns meses, ficará claro quem são os interlocutores que de fato sinalizam quais políticas públicas serão adotadas, e quem são apenas irrelevantes", diz a gestora.

Nesse contexto, a Verde detalha que tem tentado operar contra os exageros, aproveitando os momentos de estresse para aumentar risco em bolsa e no Real e reduzindo o risco quando há silêncio.

Ao final de 2022, o fundo manteve exposição na bolsa brasileira, assim como a posição vendida na bolsa americana por meio de opções. O Verde também manteve posição comprada em inflação implícita no Brasil e pequena posição aplicada em juro real. Nas commodities, o Verde continua comprado em ouro e petróleo. Além disso, o fundo está vendido no euro e comprado em real.

Verde em 2022

Em 2022, o Verde obteve rentabilidade de 15,93%, contra 12,37% do CDI. Desde a sua criação, em 1997, o fundo acumula ganhos de 21.336,72% contra 2.625,98% do CDI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, o grande destaque do fundo foi o portfólio de renda fixa, que obteve ganhos principalmente das posições tomadas em juros nos Estados Unidos e na Europa. Posição tomada significa que os gestores estavam apostando na alta das taxas. É o contrário da posição aplicada, que é uma aposta de que as taxas vão cair.

A posição comprada em petróleo e as proteções de bolsa global também contribuíram positivamente para o resultado. Já a carteira de ações no Brasil foi a principal detratora do resultado.

Exit mobile version