🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

‘Prometa menos, entregue mais’ serve para a vida e para a bolsa de valores — veja qual ação da B3 adota essa máxima e reporta bons resultados e dividendos

Empresas que prometem demais têm grandes chances de decepcionar acionistas e deixá-los com um baita prejuízo no fim do ano

10 de fevereiro de 2023
5:47 - atualizado às 16:01
Dividendos FII CVM fundos imobiliários emissões Tim Cemig HSML11 Selic
Imagem: Shutterstock

Logo em seu primeiro dia no novo emprego, J.J. chegou para impressionar. Não bastasse o currículo invejável, com formação no exterior e fluência em cinco línguas, ele já chegou prometendo mudanças importantes na companhia. 

Já na primeira reunião com seus novos chefes, e depois de dar uma rápida olhada no balanço, disse estar espantado com o nível de ineficiência de sua nova casa.

Em seguida, numa bela apresentação de dez slides, fez questão de mostrar como ele, com sua vasta experiência como consultor financeiro, ajudaria a empresa a melhorar seus números ainda naquele ano. 

Prometendo demais

Os chefes ficaram impressionados com a capacidade do rapaz. Em poucas horas de reunião, não apenas tinham certeza de que haviam contratado a pessoa certa, como passaram a acreditar que os resultados melhorariam drasticamente.

Já prevendo dividendos mais gordos no fim do ano, alguns executivos até trocaram de carro, ou marcaram viagens extravagantes. 

O que eles não sabiam é que J.J. era um grande otimista. Ele sempre fazia as suas contas pensando no melhor cenário possível. E nem era maldade. Ele simplesmente não gostava de pensar que algumas coisas poderiam dar errado. Mas elas dão, como todos descobriram mais tarde.

J.J. chegou colocando as expectativas dos chefes lá em cima. Fez tantas promessas que, mesmo no melhor dos cenários, seria extremamente difícil de entregá-las.

Mas o melhor cenário não aconteceu. Passado alguns meses, depois de entregar muito menos do que prometeu, além de decepcionar seus chefes, J.J. começaria a sofrer uma enorme desconfiança.

Se as ações do J.J. fossem negociadas, é provável que a cotação dele durante o ano seguisse mais ou menos a trajetória mostrada no gráfico abaixo:

Apesar de uma breve animação no início, ele terminaria extremamente desvalorizado no fim do ano.

Entregando de menos

Isso acontece com bastante frequência na bolsa, porque os investidores costumam acreditar nas promessas dos gestores das empresas, mesmo quando elas parecem muito otimistas.

Se o CEO diz que o lucro deve crescer +100% no ano, quase todos os investidores colocam esse número em seus modelos.

No fim do exercício, o lucro pode até subir. Mas se ficar abaixo do prometido, é bem provável que a ação sofra bastante.

Pior, pode ser que durante muito tempo as ações sofram com um bom desconto para as pares por conta da desconfiança dos investidores com relação às promessas passadas não cumpridas do management.

E isso só será revertido depois de muitos resultados acima do que foi prometido, o que pode demorar anos ou nunca acontecer.

Leia também

Prometa de menos

Empresas que prometem demais têm grandes chances de decepcionar acionistas e deixá-los com um belo prejuízo no fim do ano.

Por outro lado, empresas que estabelecem metas factíveis, e que costumam superá-las, normalmente entregam ótimas valorizações.

Quer um exemplo?

No início do ano passado, a BB Seguridade (BBSE3) prometeu um crescimento de 12% a 17% no Resultado Operacional, e 10% a 15% de aumento nos prêmios emitidos na BrasilSeg. Uma meta que se mostrou bastante conservadora ao longo de 2022.

Durante o ano, conforme bons resultados foram sendo entregues, ela revisou o guidance para mais de 24% de crescimento para as duas faixas, e no fim, entregou um número ainda melhor do que esse.

Fonte: BB Seguridade

O que aconteceu com as ações durante esse processo? Com investidores cada vez mais contentes com as entregas acima das expectativas, as ações subiram quase +90%, mesmo em um ano muito difícil para o Ibovespa.

Fonte: TradingView

Entregue demais

A BB Seguridade apresentou resultados excelentes nesta quinta-feira, com crescimento de quase 50% dos lucros na comparação com o 4T21.

Mesmo assim, BBSE3 desabou -5% no pregão. Você tem alguma ideia do motivo?

Adotando a mesma estratégia conservadora do início do ano passado, a companhia apresentou um guidance com promessa de crescimentos tímidos para 2023.

Mas nesta altura nós já sabemos que a BB Seguridade é o tipo de empresa que prefere prometer de menos para ter boas chances de entregar crescimentos acima do que o mercado espera, e ver suas ações performando bem no período.

Para nós, a queda de ontem é uma oportunidade para comprar essa ação que, além de tudo, ainda é uma ótima pagadora de dividendos.

Por isso, ela faz parte da série Vacas Leiteiras. Se quiser conhecer ações de outras empresas que costumam falar pouco e entregar muitos dividendos, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Identificar as empresas que entregam mais do que prometem, na hora de investir em ações, não precisa ser um desafio.

É possível que qualquer pessoa comum ganhe dinheiro com dividendos todo mês, desde que as 3 regras básicas para ter sucesso nessa prática sejam cumpridas.

Quer saber quais são elas? Participe deste treinamento online e exclusivo do Seu Dinheiro.

Powered By Seu Dinheiro Select.

Compartilhe

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies