🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

‘Prometa menos, entregue mais’ serve para a vida e para a bolsa de valores — veja qual ação da B3 adota essa máxima e reporta bons resultados e dividendos

Empresas que prometem demais têm grandes chances de decepcionar acionistas e deixá-los com um baita prejuízo no fim do ano

10 de fevereiro de 2023
5:47 - atualizado às 16:01
Dividendos FII CVM fundos imobiliários emissões Tim Cemig HSML11 Selic
Imagem: Shutterstock

Logo em seu primeiro dia no novo emprego, J.J. chegou para impressionar. Não bastasse o currículo invejável, com formação no exterior e fluência em cinco línguas, ele já chegou prometendo mudanças importantes na companhia. 

Já na primeira reunião com seus novos chefes, e depois de dar uma rápida olhada no balanço, disse estar espantado com o nível de ineficiência de sua nova casa.

Em seguida, numa bela apresentação de dez slides, fez questão de mostrar como ele, com sua vasta experiência como consultor financeiro, ajudaria a empresa a melhorar seus números ainda naquele ano. 

Prometendo demais

Os chefes ficaram impressionados com a capacidade do rapaz. Em poucas horas de reunião, não apenas tinham certeza de que haviam contratado a pessoa certa, como passaram a acreditar que os resultados melhorariam drasticamente.

Já prevendo dividendos mais gordos no fim do ano, alguns executivos até trocaram de carro, ou marcaram viagens extravagantes. 

O que eles não sabiam é que J.J. era um grande otimista. Ele sempre fazia as suas contas pensando no melhor cenário possível. E nem era maldade. Ele simplesmente não gostava de pensar que algumas coisas poderiam dar errado. Mas elas dão, como todos descobriram mais tarde.

J.J. chegou colocando as expectativas dos chefes lá em cima. Fez tantas promessas que, mesmo no melhor dos cenários, seria extremamente difícil de entregá-las.

Mas o melhor cenário não aconteceu. Passado alguns meses, depois de entregar muito menos do que prometeu, além de decepcionar seus chefes, J.J. começaria a sofrer uma enorme desconfiança.

Se as ações do J.J. fossem negociadas, é provável que a cotação dele durante o ano seguisse mais ou menos a trajetória mostrada no gráfico abaixo:

Apesar de uma breve animação no início, ele terminaria extremamente desvalorizado no fim do ano.

Entregando de menos

Isso acontece com bastante frequência na bolsa, porque os investidores costumam acreditar nas promessas dos gestores das empresas, mesmo quando elas parecem muito otimistas.

Se o CEO diz que o lucro deve crescer +100% no ano, quase todos os investidores colocam esse número em seus modelos.

No fim do exercício, o lucro pode até subir. Mas se ficar abaixo do prometido, é bem provável que a ação sofra bastante.

Pior, pode ser que durante muito tempo as ações sofram com um bom desconto para as pares por conta da desconfiança dos investidores com relação às promessas passadas não cumpridas do management.

E isso só será revertido depois de muitos resultados acima do que foi prometido, o que pode demorar anos ou nunca acontecer.

Leia também

Prometa de menos

Empresas que prometem demais têm grandes chances de decepcionar acionistas e deixá-los com um belo prejuízo no fim do ano.

Por outro lado, empresas que estabelecem metas factíveis, e que costumam superá-las, normalmente entregam ótimas valorizações.

Quer um exemplo?

No início do ano passado, a BB Seguridade (BBSE3) prometeu um crescimento de 12% a 17% no Resultado Operacional, e 10% a 15% de aumento nos prêmios emitidos na BrasilSeg. Uma meta que se mostrou bastante conservadora ao longo de 2022.

Durante o ano, conforme bons resultados foram sendo entregues, ela revisou o guidance para mais de 24% de crescimento para as duas faixas, e no fim, entregou um número ainda melhor do que esse.

Fonte: BB Seguridade

O que aconteceu com as ações durante esse processo? Com investidores cada vez mais contentes com as entregas acima das expectativas, as ações subiram quase +90%, mesmo em um ano muito difícil para o Ibovespa.

Fonte: TradingView

Entregue demais

A BB Seguridade apresentou resultados excelentes nesta quinta-feira, com crescimento de quase 50% dos lucros na comparação com o 4T21.

Mesmo assim, BBSE3 desabou -5% no pregão. Você tem alguma ideia do motivo?

Adotando a mesma estratégia conservadora do início do ano passado, a companhia apresentou um guidance com promessa de crescimentos tímidos para 2023.

Mas nesta altura nós já sabemos que a BB Seguridade é o tipo de empresa que prefere prometer de menos para ter boas chances de entregar crescimentos acima do que o mercado espera, e ver suas ações performando bem no período.

Para nós, a queda de ontem é uma oportunidade para comprar essa ação que, além de tudo, ainda é uma ótima pagadora de dividendos.

Por isso, ela faz parte da série Vacas Leiteiras. Se quiser conhecer ações de outras empresas que costumam falar pouco e entregar muitos dividendos, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Identificar as empresas que entregam mais do que prometem, na hora de investir em ações, não precisa ser um desafio.

É possível que qualquer pessoa comum ganhe dinheiro com dividendos todo mês, desde que as 3 regras básicas para ter sucesso nessa prática sejam cumpridas.

Quer saber quais são elas? Participe deste treinamento online e exclusivo do Seu Dinheiro.

Powered By Seu Dinheiro Select.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Quando as quedas de ações se tornam oportunidades — e quando fugir delas

29 de março de 2024 - 6:13

Há algum tempo você está de olho em um apartamento que preenche todos os seus requisitos, com exceção de apenas um ponto.  O bairro é legal, próximo do seu trabalho e o condomínio tem todas as coisas que a sua família precisa. Mas o preço acima do seu orçamento impedia você de realizar o sonho. […]

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies