Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Dá o play!

Sinais trocados do novo governo: o mercado exagera ao não dar a Lula o benefício da dúvida?

No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos a reação dos mercados aos desencontros entre ministros e presidente na primeira semana do governo Lula 3

Lula derruba mercados
Ibovespa começou 2023 com o pé esquerdo, mas reduziu perdas no fim da semana após sinalizações melhores vindas do novo governo. Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

A primeira semana de 2023 e do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente não foi nada fácil para os investidores brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado reagiu negativamente a uma série de sinais trocados emitidos pelo novo governo, com uma aparente “bateção de cabeça” entre alguns ministros e a Presidência da República.

Apenas no primeiro pregão do ano, o Ibovespa caiu mais de 3%. Após uma semana de forte instabilidade, vista também no mercado de juros, o principal índice da B3 fechou em queda de 0,70%, pouco abaixo dos 109 mil pontos.

Basicamente, o mercado não digeriu bem o fato de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi voto vencido na questão sobre a prorrogação da desoneração tributária dos combustíveis, além das sinalizações negativas do ministro da Previdência, Carlos Lupi, sobre a reforma aprovada no governo Bolsonaro - desautorizadas em seguida pela Casa Civil.

As dúvidas que ficaram no ar logo de cara são: há chance de reformas feitas no passado serem revistas e revertidas, ainda mais se tratando de um governo que já sinalizou desejo de voltar atrás em privatizações e outras mudanças econômicas recentes durante a sua campanha eleitoral? E os sinais cruzados no Executivo são indicativos de que, na verdade, Lula será um centralizador, deixando pouco espaço para os ministros?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado está sendo duro demais com Lula?

Por enquanto, o mercado não parece disposto a dar o benefício da dúvida ao novo governo, que ainda nem bem teve tempo de mostrar a que veio.

Leia Também

Conteúdo Empiricus

Sumiu? Banco do Brasil (BBAS3) fica longe de carteira de dividendos da Empiricus; mas outro ‘bancão’ ainda é recomendado

Conteúdo SD Select

A farmácia que você frequenta tem uma coisa em comum com alguns dos maiores fundos da bolsa; entenda

Por outro lado, a nova direção não é composta exatamente de caras novas na política, e os investidores já estão bastante escaldados após algumas medidas econômicas desastrosas de governos anteriores do PT.

Também não dá para negar que sinalizações melhores mais para o fim da semana - como as primeiras palavras conciliadoras de Simone Tebet como ministra do Planejamento e a reunião ministerial de Lula para alinhar os discursos - fizeram a bolsa reduzir as perdas.

O mercado, afinal, está sendo duro demais com o novo governo? Foi isso que eu e Victor Aguiar discutimos no primeiro podcast Touros e Ursos de 2023, no qual também escolhemos nossos touros e ursos da semana que passou e - por que não - de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para conferir o bate-papo na íntegra, basta clicar no tocador abaixo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Edifício corporativo Dynamic Faria Lima, alugado pelo Ibmec. 16 de junho de 2026 - 12:32
Fachada do shopping Eldorado | Aliansce Sonae (ALSO3) 16 de junho de 2026 - 12:02
bolsas caindo fundo bolsa de valores alerta perigo queda de ações 15 de junho de 2026 - 19:01
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 14 de junho de 2026 - 11:43
ranking de Fundos imobiliários 13 de junho de 2026 - 17:55
Gráfico de ações em alta com a palavra ibovespa no centro 13 de junho de 2026 - 15:47
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar