Cerca de 8.500 quilômetros separam fisicamente a cidade toscana de Arezzo da homenagem texana a Paris, a cidade-luz. No universo da moda, porém, elas estão agora sob o mesmo teto.
A brasileira Arezzo (ARZZ3) acaba de anunciar a aquisição de 65% da fabricante italiana de calçados Paris Texas em um negócio de 25 milhões de euros, ou quase R$ 138 milhões na cotação atual.
A primeira aquisição internacional do Grupo Arezzo&Co tem como alvo uma das marcas de calçados femininos de luxo de maior crescimento na Europa.
Quem é a Paris Texas
Fundada em 2015 pelos italianos Massimo Baltimora e Annamaria Brivio, o nome da Paris Texas é claramente inspirado na obra de Wim Wenders.
Estrelado pela alemã Nastassja Kinski e marcado pela trilha sonora original do guitarrista Ry Cooder, o filme de 1984 ganhou a Palma de Ouro em Cannes e tornou-se um clássico cult.
No mundo da moda, os calçados da Paris Texas são reconhecidos principalmente por suas botas de cano alto em cores vibrantes.
“Adoro a ideia de mulheres que amam moda, mas não se limitam a seguir tendências. Mulheres que adoram se vestir para si mesmas e usam a moda como uma forma de autoagrado”, diz Annamaria Brivio.
Mas o que a Arezzo viu na Paris Texas para levar adiante a aquisição?
No ano passado, a Paris Texas reportou 13 milhões de euros em vendas, com 2,3 milhões de euros em lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização, o famoso Ebitda.
A margem ebitda de 17% implica em um múltiplo de aquisição de 1,9x em valor de empresa sobre vendas e 11x em valor de empresa sobre Ebitda.
Além disso, a marca tem quase 100% de suas vendas no canal atacadista, sendo a maior parte concentrada na Europa, salienta o banco BTG Pactual.
Na avaliação da Ativa Research, a aquisição contribui com a expansão da Arezzo para uma região onde a influência da moda de luxo é maior.
“Enxergamos [a aquisição] como marginalmente positiva, visto que essa aquisição permite a Arezzo ingressar no mercado europeu, com possibilidades de expandir a Paris Texas para o mercado norte-americano, onde a Arezzo já possui operações”, afirma a Ativa.
- Por que estamos no momento ideal parapoder ganhar dinheiro com dividendos? O Seu Dinheiro preparou 3 aulas exclusivas para te ensinar como buscar renda extra com as melhores ações pagadoras da Bolsa. [ACESSE AQUI GRATUITAMENTE]
Outros pontos da aquisição
Massimo Baltimora e Annamaria Brivio permanecerão como diretores executivos da Paris Texas pelo menos até o fim de 2027.
Tanto a Arezzo Italia quanto a Baltimora (controladora da Paris Texas) terão o direito de exercer opções de compra e venda outorgadas mutuamente.
Se e quando essas opções forem exercidas, a Arezzo poderá deter até 100% do capital social da Paris Texas.
É relevante frisar que as mesmas condições de avaliação por múltiplos aplicadas à aquisição dos primeiros 65% de participação acionária pela Arezzo serão aplicadas às opções restantes de compra e venda, embora sujeitas a eventuais descontos.
A estratégia da Arezzo
As fusões e aquisições fazem parte da estratégia atual da Arezzo de construir uma casa de marcas.
O BTG cita o licenciamento da Vans, em 2019, e a aquisição da Reserva, em 2020, como casos de sucesso dessa estratégia.
Desde fevereiro do ano passado, quando levantou R$ 830 milhões em uma oferta subsequente de ações, a Arezzo vem dando continuidade ao crescimento inorgânico por meio de aquisições.
“Apesar de pequena, a aquisição deve reforçar não apenas o portfólio da Arezzo no segmento de luxo/alta margem, onde já está presente com a bandeira Alexandre Birman, mas também seu projeto de internacionalização”, afirma o BTG.
“Esperamos movimentos adicionais de fusões e aquisições nesse sentido, visando marcas de luxo com vendas entre 10 milhões e 30 milhões de euros e margens elevadas”, prossegue o banco, que tem na Arezzo uma de suas principais recomendações aos clientes.
Para Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, a aquisição da Paris Texas deve ser apenas a primeira de uma sequência de aquisições internacionais por parte da Arezzo.
“Negociando a 15x o lucro líquido estimado por nós para 2023, a Arezzo segue empilhando marcas no seu portfólio e criando avenidas de crescimento independentes da economia doméstica”, afirma ela. “ARZZ3 segue como recomendação de compra da Empiricus Research”, acrescenta.
Na tarde desta sexta-feira, ARZZ3 operava em alta de mais de 2%.