Agora é oficial: Simone Tebet (MDB) é o rosto da terceira via brasileira. Após fechar um acordo ontem com o MDB para apoiar a candidatura da senadora à Presidência, o PSDB aprovou nesta quinta-feira (9) a formalização da decisão. O senador Tasso Jereissati (CE) entrará como vice da chapa.
A reunião da Executiva Nacional do partido para referendar o nome de Tebet começou ainda pela manhã. Após mais de cinco horas de discussão, o apoio foi formalizado com 39 votos favoráveis e seis contrários.
PSDB define apoio à Simone Tebet, em votação finalizada há pouco. O partido segue firme e convicto na construção de uma alternativa a Lula e Bolsonaro por um
— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) June 9, 2022
país mais próspero e unido.
Em entrevista a jornalistas após o fim da reunião, o presidente do partido, Bruno Araújo, reforçou que o objetivo do PSDB não é atender aos interesses próprios. "Milhões de brasileiros esperam uma alternativa para votar em outubro, e nós vamos oferecer um projeto que pense no país, na redução das desigualdes sociais e na geração de empregos".
A decisão inclui três partidos de centro, o MDB, o PSDB e o Cidadania, como uma alternativa para os brasileiros, que vivenciam uma polarização nas eleições deste ano entre as candidaturas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Enquanto Lula lidera por ampla margem as pesquisas de intenção de voto, com a possibilidade inclusive de vencer em primeiro turno, a terceira via encontra dificuldade para fazer sua candidatura decolar.
Vale destacar que, apesar do apoio do PSDB, a pré-candidata Simone Tebet não conta com o apoio definitivo e unânime do MDB. Uma ala do partido — com destaque para o Nordeste — quer apoiar Lula, enquanto outra, majoritariamente no Sul, quer Bolsonaro no poder mais uma vez.
*Com informações de Estadão Conteúdo