🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Para pagar menos

Outubro rosa, novembro azul: como obter isenção de imposto de renda por câncer?

Contribuintes com câncer e outras doenças graves têm direito a isenção de imposto de renda sobre rendimentos de aposentadoria e reforma remunerada; veja como pleitear o direito

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
26 de outubro de 2022
15:10
Outubro Rosa e Novembro Azul
Imagem: Magda Ehlers/Pexels/Montagem Brenda Silva

Tratamentos de doenças graves e, muitas vezes, crônicas, podem consumir não apenas tempo e energia do paciente como também gerar bastante gasto. Em razão disso, contribuintes acometidos por câncer e diversos outros problemas de saúde têm direito a isenção de imposto de renda sobre rendimentos de aposentadoria e reserva remunerada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como fazer valer tal direito? Aproveitando a época das campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de próstata do Outubro Rosa e Novembro Azul, vamos aqui abordar o passo a passo para a obtenção desse benefício, o que pode aliviar bastante as despesas do paciente, pressionadas pelos custos dos tratamentos de saúde.

Quem tem direito à isenção de imposto de renda por câncer ou outras doenças

A isenção de IR em razão de doença pode ser pleiteada por contribuintes inativos portadores de qualquer tipo de câncer (neoplasia maligna), mas também os portadores de qualquer doença advinda do seu exercício profissional, bem como de tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação e síndrome da imunodeficiência adquirida (causada pelo vírus HIV).

Além disso, o direito se mantém independentemente da etapa da vida em que o contribuinte contraiu a doença - isto é, mesmo que ela só tenha aparecido já na aposentadoria - ou de ela já ter sido tratada e entrado em remissão.

A partir do momento em que a doença é diagnosticada, o paciente passa a ter direito à isenção de forma permanente. Assim, uma eventual melhora da condição ou mesmo a ausência de sintomas não fazem com o que o contribuinte perca o direito, uma vez que as doenças listadas geralmente precisam continuar a ser monitoradas e controladas por toda a vida do paciente, o que gera custos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais tipos de rendimento podem ficar isentos

Um erro comum é achar que a isenção de imposto de renda por doença grave vale para qualquer tipo de rendimento, ou mesmo que dispensa o contribuinte de entregar a declaração de IR. Não é o caso!

Leia Também

Os rendimentos que podem ficar isentos de imposto de renda em razão de câncer ou outra doença grave são aqueles referentes a reformas e aposentadorias, sejam estas provenientes da Previdência Social (INSS ou servidor público) ou de fundos de previdência privada. Ou seja, rendimentos de salários e aluguéis, por exemplo, não são contemplados.

Além disso, proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço também ficam isentos de imposto de renda, segundo a mesma regra.

Quanto à obrigatoriedade da entrega da declaração de imposto de renda, ela independe de o contribuinte ter ou não ficado isento de IR sobre algum rendimento recebido no ano anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração deve ser entregue por todos os contribuintes que se enquadrem nas regras de obrigatoriedade, e mesmo o recebimento de rendimentos isentos pode obrigar alguém a declarar.

Como obter a isenção de imposto de renda por doença grave

Sendo assim, apenas os contribuintes que já não estão mais na ativa e que recebam rendimentos de reforma ou aposentadoria, inclusive previdência privada, podem pleitear isenção de IR sobre esses rendimentos caso tenham uma das doenças listadas, o que inclui câncer.

Para isso, o contribuinte deve fazer um pedido de isenção junto à Receita Federal, conforme o seguinte passo a passo:

1. Reúna a documentação necessária

Para dar entrada no pedido de isenção de imposto de renda por doença grave, o contribuinte deverá apresentar seu documento de identificação com foto, CPF e laudos médicos e/ou exames que comprovem a doença (mais detalhes sobre essa documentação no próximo item).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso o pedido seja feito por um procurador ou representante legal, este deverá apresentar a procuração ou termo de representação legal, bem como seu documento de identificação com foto e CPF, além da documentação do contribuinte citada no parágrafo anterior.

2. Solicitar o serviço online

Com a documentação em mãos, o contribuinte ou seu representante deve fazer a solicitação da isenção online, pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Clique em "Novo Pedido", digite o nome do benefício para localizá-lo na lista fornecida e siga as instruções apresentadas para fazer o pedido. Também é possível fazer a solicitação do benefício pelo telefone 135.

Feito isso, o pedido será analisado e o contribuinte poderá ser chamado para a realização de uma perícia médica pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Perícia médica

Finalmente, o contribuinte e segurado do INSS poderá ser chamado para realizar a perícia em local, dia e hora marcados pelo próprio INSS. Os endereços das agências do INSS estão listados no site do órgão.

No dia da perícia, será preciso mostrar todos os documentos pessoais, laudos e exames originais que foram reunidos na primeira etapa.

4. Conferir a resposta

Após a perícia, o contribuinte pode acompanhar seu processo e conferir a resposta pelo site ou app Meu INSS, na área "Consultar Pedidos". Ali, ele pode localizar seu processo na lista e clicar em "Detalhar". Também é possível fazer este acompanhamento pelo telefone 135. A resposta da perícia sai em 30 dias corridos, em média.

Como providenciar o laudo médico

Chegamos agora ao ponto mais crítico do processo: como obter - e como deve ser - o laudo médico que comprova a doença que dá direito à isenção de imposto de renda?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o médico André Paternò Castello, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, e Bruno Farias, sócio da Restituição IR, empresa especializada em restituição de imposto de renda, o laudo deve obrigatoriamente ser preenchido por um médico da rede pública de saúde e deve conter:

  • Data do diagnóstico (o dia da liberação do resultado da biópsia que confirmou a doença, no caso de câncer);
  • O CID da categoria;
  • Os procedimentos e tratamentos realizados;
  • A previsão do término do tratamento, caso o paciente ainda esteja se tratando.

"Para facilitar sua aquisição, estes laudos costumam ser descritos em uma linguagem mais acessível para aqueles responsáveis por sua análise – principalmente, levando em consideração a alta probabilidade de o perito não ser um especialista naquele determinado câncer. Assim, quanto mais descritivas e acessíveis forem as informações prestadas, mais claro será o entendimento sobre o requerimento e maior a chance de ele ser aprovado", escreveram Castello e Farias, em artigo.

Segundo os especialistas, o modelo de laudo que deve ser utilizado é aquele disponibilizado pela Receita Federal, independentemente do tipo de câncer diagnosticado.

Eles dizem ainda que muitos pacientes já curados da doença podem ter seus pedidos negados, mas que esta negativa é ilegal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para evitar a recusa desses pedidos, frisam, é importante informar a data correta do diagnóstico que, como dito acima, deve corresponder à data do resultado da biópsia que confirmou a existência do tumor maligno, "uma vez que é somente a partir desse achado que se define o diagnóstico preciso do paciente e que é estabelecido um planejamento terapêutico".

"Muitos pacientes confundem o diagnóstico obtido através da biópsia (laudo anatomopatológico ou histopatológico) com os resultados de outros exames, como os de imagem (tomografias ou ressonâncias magnéticas, por exemplo). Por serem fundamentais para a avaliação da extensão da doença e escolha do tratamento, os achados obtidos pelos exames de imagem devem constar no laudo médico, porém na grande maioria dos casos não substituem o laudo anatomopatológico fornecido pela biópsia. Assim, esse resultado deve ser sempre bem guardado pelo paciente, já que, muito provavelmente, também será solicitado pelo INSS como documento obrigatório na análise da concessão da isenção."

- André Paternò Castello e Bruno Farias.

Se o câncer for reincidente, o laudo deve ser atualizado conforme o contexto em que o paciente se encontra, especificando-se as condutas médicas que serão implementadas, escrevem os especialistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TRIBUTAÇÃO

Imposto de até 44% para locador: pessoa física pode ter que pagar muito mais taxas se quiser alugar imóvel nessa modalidade

27 de janeiro de 2026 - 18:00

Nova tributação enquadra a locação por temporada como prestação de serviços e amplia a incidência de impostos sobre o faturamento

CADA VEZ MAIS FÁCIL

Prova prática com carro automático e fim da baliza: veja quais estados já adotaram as alterações para tirar CNH

27 de janeiro de 2026 - 13:50

Alguns estados já permitem carro automático na prova prática da CNH e dispensam a baliza enquanto o Contran define regras nacionais.

COMO RECEBER

Ganhei na loteria. E agora? Veja o que você precisa fazer para sacar o prêmio

27 de janeiro de 2026 - 9:49

As regras incluem um prazo de 90 dias corridos para reivindicar o prêmio, seja da Lotofácil, da Quina, da Mega-Sena ou de qualquer outra loteria da Caixa

O TEMPO ESTÁ ACABANDO

Atenção aposentados e pensionistas: aplicativo do INSS vai ficar fora do ar por três dias, veja quando

26 de janeiro de 2026 - 16:34

Atualização dos sistemas da Dataprev vai interromper o atendimento nas agências do INSS e deixar canais digitais indisponíveis por três dias

ATENÇÃO PARA NÃO SER BLOQUEADO

Prova de vida do INSS agora é automática: entenda o funcionamento e como evitar problemas

26 de janeiro de 2026 - 14:57

INSS passou a confirmar a prova de vida de forma automática por meio do cruzamento de dados; medida reduz a necessidade de comparecimento a agências, mas exige atenção aos prazos

PREPARE O GUARDA-SOL

Sentar na areia é grátis: o guia definitivo para não passar perrengue nas praias brasileiras

23 de janeiro de 2026 - 7:29

Veja quando a cobrança é legal, quando é golpe e como denunciar se seus direitos forem violados

SEM BANCO, SEM DÍVIDA?

Está devendo dinheiro ao Will Bank? Veja o que realmente acontece com sua dívida agora

22 de janeiro de 2026 - 14:29

Liquidação extrajudicial do Will Bank não perdoa dívidas; clientes com cartão, empréstimo ou saldo precisam entender como funciona o processo

FASE EXPERIMENTAL

Cientistas revivem um velho sonho de Nikola Tesla — mas não prometem energia grátis para todo mundo

21 de janeiro de 2026 - 13:13

Pesquisas em universidades e centros tecnológicos mostram avanços reais na transmissão de energia sem fio, mas ainda restritos a aplicações experimentais 

ESG

Emissão global de títulos sustentáveis deve chegar a US$ 900 bilhões em 2026, diz Moody’s

20 de janeiro de 2026 - 17:21

Mesmo com cenário político mais desafiador, investimentos em projetos ambientais, transição climática e infraestrutura digital sustentam o mercado

FAMÍLIA SAFRA

A maior mansão da cidade de São Paulo supera a Casa Branca em tamanho e paga quase R$ 1 milhão por ano em IPTU

20 de janeiro de 2026 - 15:00

Com mais de 10 mil metros quadrados de área construída, a mansão safra, no Morumbi, soma mais de 10 mil metros quadrados de área edificada

PROBLEMAS NO ACESSO

INSS fora do ar: aplicativo enfrenta instabilidade após disparada de acessos às vésperas de manutenção do sistema

20 de janeiro de 2026 - 14:26

Dataprev atribui falhas à disparada na demanda; sistemas do INSS ficarão indisponíveis durante manutenção entre 27 e 30 de janeiro

CRISE DE LIQUIDEZ

Fictor atrasa pagamento a investidores enquanto mantém repasses ao Palmeiras em dia

20 de janeiro de 2026 - 12:39

Fictor estampa as costas das camisas dos times de futebol masculino e feminino do Palmeiras desde o fim de março do ano passado

FORA DO AR

Pix fora do ar? Clientes de diversos bancos relatam problemas com transações

19 de janeiro de 2026 - 15:29

Problemas no sistema do Banco Central afetaram transferências e pagamentos nesta segunda (19), com usuários de Nubank, Itaú, Santander e outros bancos

WORLD CAR AWARDS

Os melhores carros de 2026 já estão na pista e o futuro é elétrico — com exceções barulhentas

19 de janeiro de 2026 - 10:09

A lista de finalistas do World Car Awards mostra que a eletrificação virou regra global, mas ainda há espaço para motores que fazem o coração bater mais forte 

SEM FGC NESSE CASO

O labirinto da Fictor e os SCPs: entenda os riscos por trás da promessa de alto retorno e os direitos dos investidores diante do atraso

16 de janeiro de 2026 - 12:02

Investidores entraram em uma oferta irregular, que não é valor mobiliário como ações ou fundos de investimento; CVM investiga o caso

UTOPIA OU DISTOPIA?

Elon Musk diz que a inteligência artificial vai acabar com o trabalho remunerado e com o dinheiro — e a própria IA dele, a Grok, discorda

16 de janeiro de 2026 - 11:41

Musk projeta um mundo sem salários e sem dinheiro; sua IA, a Grok, responde com mais cautela: a abundância ajuda, mas a escassez não some

FALSO CONCURSO

É golpe! Ibama emite alerta sobre falsa divulgação de edital para concurso; veja como evitar armadilhas

15 de janeiro de 2026 - 14:51

Vítima do golpe do falso concurso compartilhou dados pessoais e pagou taxa de R$ 82,14 aos golpistas

INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL

Carteira ESG: Sanepar (SAPR11) e Raia Drogasil (RADL3) entram nas ações recomendadas pelo BTG em janeiro

15 de janeiro de 2026 - 14:29

Segundo o banco, o ajuste priorizou empresas com perspectivas mais claras de crescimento e eficiência operacional ao longo de 2026

IMÓVEL NA MIRA

Novas regras para ITCMD e ITBI entram em vigor e podem deixar heranças, doações e compras de imóveis mais caras

14 de janeiro de 2026 - 6:02

Mudanças na base de cálculo e no cruzamento de dados devem elevar o rigor fiscal

GRANDE DIFERENÇA

Brasil divide motoristas: IPVA mais barato e mais caro em 2026 — veja onde você paga até 3× mais que no outro lado do país

13 de janeiro de 2026 - 12:55

Diferença nas alíquotas do IPVA 2026 faz o imposto de um mesmo carro variar em milhares de reais entre os estados, com Amazonas no piso e São Paulo, Rio e Minas no topo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar