🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

SOB NOVA DIREÇÃO

Passou, mas não foi unânime: indicado para comandar a Petrobras (PETR4) é aprovado por comitê — confira a próxima etapa

Caio Mário Paes de Andrade é o quinto gestor da estatal no governo de Jair Bolsonaro, mas seu nome ainda não recebeu aprovação final

Petrobras petr4
Petrobras - Imagem: Shutterstock

Era o primeiro teste de fogo e Caio Mário Paes de Andrade conseguiu passar — embora por maioria e não unanimidade. O indicado do governo de Jair Bolsonaro para comandar a Petrobras (PETR4) foi aprovado nesta sexta-feira (24) pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) da empresa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terça-feira (21), o comitê confirmou que recebeu os relatórios necessários para analisar o nome do substituto de José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou ao comando da estatal na segunda-feira (20). 

A partir dali, o Celeg tinha um prazo de até sete dias para votar a recomendação ou não do nome de Paes de Andrade. 

O Comitê de Elegibilidade é composto pelos membros do Conselho de Administração e Comitê de Pessoas (Cope), Francisco Petros e Luiz Henrique Caroli, e pelos membros externos do Cope Ana Silvia Matte e Tales Bronzato.

Além disso, o conselheiro de administração Marcelo Mesquita, eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais, foi convidado para participar da análise da indicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia Também

MERCADOS

A explosão da renda fixa nos EUA: Treasury de dez anos bate máxima em 24 anos, ações caem e Ibovespa acompanha 

MUDANÇAS NA CARTEIRA

Os juros vão cair? Estes são os FIIs que os analistas indicam para aproveitar a virada da Selic

O novo presidente pode assumir a Petrobras (PETR4)?

A resposta é não — pelo menos por enquanto. Por ser um comitê consultivo, mesmo aprovada, a indicação de Paes de Andrade precisa seguir para a avaliação do conselho de administração da Petrobras (PETR4).

De acordo com a estatal, Paes de Andrade foi indicado aos cargos de conselheiro de administração e presidente da Petrobras. O Conselho de Administração da empresa deve se reunir na segunda-feira (27) para decidir sobre a indicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Currículo barrado?

Não bastasse todo embate entre o governo a Petrobras (PETR4) em torno do aumento de preço dos combustíveis, a indicação de Paes de Andrade ainda deve enfrentar outros obstáculos. 

De acordo com fontes ouvidas pela Broadcast, o currículo de Paes de Andrade não atende os requisitos do cargo e uma solução está sendo costurada para que o atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, possa assumir o cargo. 

Segundo a agência de notícias, além de não ter nenhuma relação com o setor que vai comandar, a formação do executivo também não atendeu às exigências da estatal, já que Paes de Andrade não teria concluído uma pós-graduação que consta na documentação.

Segundo uma fonte, até uma Medida Provisória está sendo ventilada, como saída para viabilizar a entrada do atual secretário do Ministério da Economia na empresa, estratégia que, se efetivada, seria inédita na estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS avança rumo à dupla listagem de ações 2 de outubro de 2026 - 19:32
Montagem com imagens de urna eletrônica, a bandeira do Brasil, o presidente Lula de cabeça baixa do lado esquerdo da imagem, um homem asiático ao centro (o entrevistado do podcast), e do lado direito Flávio Bolsonaro comemorando 2 de outubro de 2026 - 18:30
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 2 de outubro de 2026 - 17:36
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 1 de outubro de 2026 - 11:32
Montagem do real no mapa dos EUA e uma placa com Ibovespa e setas apontando para cima 30 de setembro de 2026 - 17:49
Imagem criada por IA traz um mapa da América Latina, com uma lupa sobre ele e notas de dólares caindo do céu 28 de setembro de 2026 - 18:45
Especialistas discutem visão para bolsa, renda fixa e crédito durante o Inter Invest Summit. Foto: Divulgação 26 de setembro de 2026 - 18:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar