Site icon Seu Dinheiro

McPicanha em versão americana? McDonalds e Wendy’s acusados de propaganda enganosa em hambúrgueres nos EUA

McDonald's

O anúncio do McPicanha sem picanha deu o que falar e provocou um arranhão na imagem do McDonalds. Mas não é só aqui no Brasil que a rede de fast-food é questionada por uma suposta publicidade enganosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, a companhia foi processada por anunciar em fotos sanduíches com um tamanho maior que o verdadeiro.

O caso está no Tribunal Distrital Leste de Nova York, que acusa o McDonalds de anunciar hambúrgueres que parecem 15% a 20% maiores do que realmente são.

Assim como no McPicanha aqui no Brasil, as fotos “atraentes” dos lanches deram o que falar. Segundo o processo, a prática de anúncios “injustos e prejudiciais aos consumidores” acontece desde maio de 2016.

A rede de restaurantes Wendy’s entrou na ação pelo mesmo motivo: vender lanches visualmente maiores nas propagandas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o principal concorrente do McDonalds também já foi pego por anúncios “generosos” dos sanduíches. Em março, o Burger King foi processado nos EUA por vender o lanche Whopper em tamanho 35% menor que nos anúncios. Por aqui, o Whopper Costela sem costela também foi notificado pelos órgãos de defesa do consumidor.

Leia também

Caso McDonald's no Brasil: McPicanha sem picanha

Em abril, o McDonalds lançou uma novidade no cardápio: o McPicanha, mas que teve vida curta nos restaurantes da rede.

O lanche foi alvo de uma denúncia na página do Instagram “Coma com os olhos”, que informou sobre a ausência de picanha no hambúrguer.

O McDonalds então alvo de processos nos Procons de São Paulo e Distrito Federal, além do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), por propaganda enganosa. Na capital do país, inclusive, o hambúrguer teve a sua venda proibida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, o McDonalds “lamentou” o ocorrido e retirou do ar não só as propagandas como o próprio sanduíche do cardápio. Mas isso não impediu a rede de fast-food de prestar esclarecimentos ao Poder Legislativo.

Na última semana, a pauta sobre propaganda enganosa do McDonalds foi parar nas discussões do Senado Federal.

Os senadores realizaram audiência pública com os representantes do McDonalds e do Burger King — pelo caso do Whopper Costela — na Comissão de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

*Com informações de Washington Post e Yahoo Notícias

Exit mobile version