O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-02T15:47:33-03:00
Carolina Gama
O DESAFIO DO BILIONÁRIO

Elon Musk entregou? Saiba se a Tesla (TSLA34) conseguiu driblar a crise global de peças e a inflação no primeiro trimestre

Em meados de março, o bilionário chamou atenção para as pressões inflacionárias sobre os seus negócios e aumentou os preços de seus carros nos EUA e na China

2 de abril de 2022
15:47
Elon Musk SpaceX
O empresário Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX. - Imagem: Shutterstock

Não foram poucas as pedras no caminho de Elon Musk e da Tesla (TSLA34) no primeiro trimestre. O bilionário teve que enfrentar a falta de peças, a inflação e a covid-19 para conseguir entregar seus carros elétricos neste início de ano. Será que, como diz o ditado, o homem mais rico do mundo conseguiu construir o seu castelo?

A Tesla divulgou neste sábado (02) um número recorde de entregas de veículos elétricos entre janeiro e março de 2022, mas uma queda na produção em relação ao mesmo período do ano anterior.

Tesla1T224T211T21
Entregas310.048308.600184.800
Produção305.407305.840180.338 
Fonte: Tesla

Apesar de ter aumentado as entregas em mais de 60% e a produção em quase 70% na comparação com o mesmo período do ano anterior, os analistas esperavam mais da Tesla. 

A estimativa média da FactSet apontava para 317.000 veículos entregues nos primeiros três meses de 2022. As projeções variaram de 278.000 entregas de veículos a um máximo de 357.000.

Vale lembrar que os dados de entrega são a referência mais próxima dos números de vendas reportados pela Tesla.

O trio covid-19, inflação e falta de peças

As operações da Tesla no trimestre foram prejudicadas por um surto de covid-19 e novas restrições de saúde na China, que demandou paradas temporárias na fábrica de Xangai. 

Junto com o resto da indústria automobilística, a Tesla também foi prejudicada pela escassez generalizada de peças e pela inflação.

Componentes críticos como semicondutores continuam em falta, e os preços aumentaram para matérias-primas como níquel e alumínio depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro. 

Em meados de março, Musk alertou sobre as pressões inflacionárias sobre os negócios e aumentou os preços de seus carros nos EUA e na China.

Tesla (TSLA34) investe em novas fábricas

A Tesla (TSLA34) abriu recentemente uma nova fábrica em Brandenburg, na Alemanha. A liberação da planta pelas autoridades locais foi envolvida em muita polêmica, já que o gasto de água da unidade pode colocar a região em uma crise hídrica. 

A Tesla mudou oficialmente sua sede para Austin, no Texas, em 1 de dezembro, mas ainda opera sua primeira fábrica de carros elétricos em Fremont, Califórnia.

A empresa de Elon Musk também planeja sediar uma grande inauguração e um evento de “ciber rodeio” em 7 de abril, em uma planta que está construindo também no Texas.

Touros e Ursos #102 — terceira via nas eleições

A chamada terceira via ainda tem chances nas eleições depois da saída de Sergio Moro e a polêmica sobre a candidatura de João Doria? Aperte o play e ouça o comentário dos repórteres do Seu Dinheiro:

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

DE VOLTA DAS CINZAS

Nova esperança da Terra (LUNA)? Criador do projeto tenta salvar criptomoeda que desapareceu com proposta de atualização; é o suficiente?

O relançamento da Terra inclui distribuição gratuita de novas criptomoedas para alguns investidores; saiba se você pode receber

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies