Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
UM PASSO DE CADA VEZ

Ucrânia está mais perto de entrar para a União Europeia? Entenda o que significa o parecer favorável da Comissão

O país de Volodymyr Zelensky tem um longo caminho a percorrer até a entrada no bloco europeu; Kyiv pode ter que esperar por anos até conseguir a aprovação dos países membros

Bandeiras da Ucrânia e da Rússia com armas, simbolizando as tensões entre os dois países
Bandeiras da Ucrânia e da Rússia com armas, simbolizando as tensões entre os dois países - Imagem: FabrikaPhoto/Envato

Desde que foi invadida pela Rússia há mais de 100 dias, a Ucrânia está tentando entrar na União Europeia, num esforço de salvar-se dos ataques intensos de Vladimir Putin — a guerra resultou, inclusive, em pedidos de adesão dos ucranianos à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, nesta sexta-feira (17), o presidente do país, Volodymyr Zelensky, acordou com uma notícia animadora para as suas pretensões: sua estreia no grupo europeu pode estar mais próxima do que ele imaginava.

Em um passo importante, a Comissão Europeia, órgão que representa os interesses da UE, anunciou parecer positivo para que a Ucrânia se torne candidata à adesão ao bloco de países.  

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a Ucrânia deve ser bem-vinda como país candidato e que enxerga os esforços do governo local em realizar uma série de reformas importantes por conta da guerra.

“A Ucrânia merece a perspectiva europeia e deve ser bem-vinda como país candidato”, anunciou von der Leyen, em entrevista coletiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passo importante de uma longa caminhada

O parecer da comissão antecede as discussões de alto nível em Bruxelas, na Bélgica, sobre a possível entrada do país na União. Apesar do apoio do órgão, a Ucrânia ainda tem um longo caminho a percorrer até a entrada no bloco europeu.

Leia Também

MUITO ALÉM DO CASO YPÊ

Investigada pela morte de 200 animais, fabricante de ração sofre novo revés na Justiça

MEIO CAMINHO ANDADO

Lotofácil 3684 faz ‘meio-milionários’ nas regiões Sudeste e Nordeste; Mega-Sena 3008 promete prêmio de R$ 60 milhões hoje

Isso porque a aprovação da adesão de Kyiv pelos demais membros pode levar anos, uma vez que o país de Volodymyr Zelensky ainda deverá implementar novas reformas — tanto econômicas quanto políticas — para se adequar às regras da União Europeia.

Ontem, três líderes europeus demonstraram apoio à entrada da nação no bloco europeu. O presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, visitaram a capital ucraniana Kiev para discutir o futuro do país.

“Tenho uma mensagem clara: a Ucrânia pertence à família europeia”, disse Olaf Scholz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é só a Ucrânia que quer fazer parte da União Europeia

Além da Ucrânia, outras nações também estão tentando entrar para a União Europeia. A ex-república soviética Moldávia, um país sem litoral localizado na fronteira ocidental da Ucrânia, é uma delas, assim como a Geórgia.

No caso da Moldávia, o país está mais perto de conseguir o parecer positivo da Comissão Europeia que a Geórgia, que precisa atender a certas condições antes, e deve obter o sinal favorável do órgão já nesta sexta-feira.

*Com informações de CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra uma peça de carne ao ponto, cortada sobre uma tábua de madeira, com temperos ao redor 13 de maio de 2026 - 10:45

FIM DO CHURRASCO EUROPEU

UE proibirá compra de carnes do Brasil; entenda qual foi a justificativa

13 de maio de 2026 - 10:45
Gabriel Galípolo, Banco Central 12 de maio de 2026 - 12:15
diabo veste prada 2 11 de maio de 2026 - 15:13

O DIABO VESTE PRADA, GUCCI, CHANEL...

‘O Diabo Veste Prada 2’ precisa de apenas 10 dias para superar bilheteria do primeiro filme

11 de maio de 2026 - 15:13
airbnb stj ID da foto:1124285654 11 de maio de 2026 - 14:20
11 de maio de 2026 - 11:55

FIM DO "SABOR CHOCOLATE"?

Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

11 de maio de 2026 - 11:55
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 10 de maio de 2026 - 15:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia