Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Aperta o play!

O fim está próximo? Banco Central pode elevar juros pela última vez na próxima semana. Saiba o que esperar (e o que pode dar errado)

No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos o fim de algumas eras: do ciclo de aperto de juros no Brasil, do crescimento econômico americano e da existência da Eletrobras como estatal

bloquinhos com o símbolo de porecentagem, indicando elevação da taxa Selic e dos Juros; renda fixa | Selic
Após o fim da era do juro baixo, o fim do ciclo de aperto monetário? Imagem: Shuterstock

Eu sempre tive certo fascínio pela temática do fim do mundo, seja pela ótica do Juízo Final propriamente dito, seja pelas narrativas pós-apocalípticas, que retratam “o fim do mundo como o conhecemos” para dar início a uma nova era - na cultura popular, normalmente uma distopia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é exclusividade minha, lógico. Não faltam canções, livros, filmes e narrativas religiosas que contemplem a questão. Deve ser porque, mais do que pensar na própria morte, refletir sobre o fim de tudo nos leva coletivamente a separar o ruído daquilo que é realmente importante.

Se o mundo acabasse agora, estaríamos satisfeitos com a vida que levamos? Teríamos arrependimentos? O que faríamos para dar um bom ponto final antes de tudo voar pelos ares? Estaríamos todos no mesmo barco e pensando a respeito.

É interessante, aliás, como a palavra “apocalipse”, cuja acepção original tem a ver com revelação ou descoberta, foi associada, popularmente, ao fim dos tempos. O término de um ciclo pode ser assustador, mas é também revelador de algumas verdades, belas ou duras. Mas também pode ser o início de outro, melhor, pior ou apenas diferente.

A pandemia de covid-19 teve um pouco esse efeito na humanidade. Foi o tipo de evento capaz de traumatizar toda uma geração e certamente ainda sentiremos as suas consequências por muito tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, é a era dos juros baixíssimos e do dinheiro barato - decorrente da pandemia, aliás - que chega ao fim, nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, o “apocalipse”, a revelação das verdades após os exageros, pode inclusive vir no formato de uma assustadora recessão.

Leia Também

SUPERPRODUÇÃO?

Dark horse: do que se trata o filme sobre Jair Bolsonaro com orçamento de produção internacional para o qual Flavio pediu dinheiro a Vorcaro

CONCORRÊNCIA DESIGUAL?

A ‘taxa das blusinhas’ já era! Como fica o valor final para quem gastar até US$ 50 na Shein e na Shopee

O Banco Central vai realmente parar de aumentar os juros?

Aqui no Brasil, já passamos pelo fim da era do juro baixo com um duro aperto monetário, e agora nos deparamos com outro tipo de fim: o possível término do ciclo de alta na taxa Selic.

Na semana que vem, o Banco Central brasileiro talvez faça seu último ajuste nos juros, inaugurando uma era de taxas elevadas, porém estáveis, crescimento baixo e inflação ainda alta, porém em desaceleração. Um cenário ainda bastante incômodo para qualquer economia.

No podcast Touros e Ursos desta semana, eu, Victor Aguiar e Vinícius Pinheiro discutimos se realmente o fim da alta da Selic está próximo, o que esperar para os investimentos a partir daí e o que poderia dar errado para impedir que o BC pare de aumentar os juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E na escolha dos touros e ursos da semana, outro ciclo que termina: a Eletrobras, depois de percorrer um longo caminho, finalmente deixou de ser estatal, iniciando uma nova fase na bolsa, agora como empresa privada.

Para ouvir, basta apertar o play no tocador abaixo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra uma peça de carne ao ponto, cortada sobre uma tábua de madeira, com temperos ao redor 13 de maio de 2026 - 10:45

FIM DO CHURRASCO EUROPEU

UE proibirá compra de carnes do Brasil; entenda qual foi a justificativa

13 de maio de 2026 - 10:45
Gabriel Galípolo, Banco Central 12 de maio de 2026 - 12:15
diabo veste prada 2 11 de maio de 2026 - 15:13

O DIABO VESTE PRADA, GUCCI, CHANEL...

‘O Diabo Veste Prada 2’ precisa de apenas 10 dias para superar bilheteria do primeiro filme

11 de maio de 2026 - 15:13
airbnb stj ID da foto:1124285654 11 de maio de 2026 - 14:20
11 de maio de 2026 - 11:55

FIM DO "SABOR CHOCOLATE"?

Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

11 de maio de 2026 - 11:55
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 10 de maio de 2026 - 15:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia