🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PAU PRA TODA OBRA

China fala em cooperação “sem limites” com a Rússia em tempos de guerra e manda recado aos EUA

Ministro das Relações Exteriores chinês reforça independência e diz que cooperação entre Pequim e Moscou não tem áreas proibidas

china dragão
Imagem: Shutterstock

A China pode até estar ao lado da diplomacia quando o assunto é colocar um fim à invasão da Rússia à Ucrânia, mas isso não significa que a relação com Moscou esteja abalada. Muito pelo contrário. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prova disso é que o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, enfatizou os fortes laços de Pequim com Moscou em uma entrevista coletiva na segunda-feira (07). 

“A relação China-Rússia é valorizada por sua independência”, disse Wang. “Estamos determinados [a manter o relacionamento] livre de interferências ou discórdias semeadas por terceiros.”

O ministro chinês fez referência à declaração conjunta dos países sobre uma “nova era” de relações internacionais que se seguiu a uma reunião de alto nível no início de fevereiro entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin.

A declaração também dizia que não havia “limites” ou “áreas proibidas” de cooperação, sem mencionar a Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Enviamos a mensagem inequívoca ao mundo de que a China e a Rússia se opõem às tentativas de reviver a mentalidade da Guerra Fria ou provocar um confronto baseado em ideologia”, disse Wang. “A amizade entre os povos chinês e russo é sólida.”

Leia Também

BUQUÊS EM RISCO

My Vintage Dress: confusão em loja de luxo deixa noivas sem vestidos a poucos dias do casamento

+4 CORINGA

Acabou o impasse: Mattel cria campeonato de UNO e vai pagar R$ 257 mil para descobrir quem é o melhor jogador

Saiba mais sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia assistindo o vídeo abaixo:

Afinal, de que lado está a China?

Desde o início da guerra, Pequim tentou se posicionar mais longe da Rússia do que o retratado depois que Xi e Putin se encontraram. 

O Ministério das Relações Exteriores da China se recusou a chamar a situação na Ucrânia de “invasão” e sustentou que as negociações são necessárias para a resolução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wang repetiu as mesmas posições em suas declarações de hoje. O ministro chinês disse que, em vez de provocar ou perseguir a concorrência com a China, os Estados Unidos devem trabalhar para restaurar as relações no “caminho certo”.

Taiwan, uma questão à parte 

Wang retratou a relação com a Rússia como separada das relações da China com outros países ou regiões. 

“O relacionamento da China com a Rússia é separado das relações com a Europa”, disse Wang.

Ele acrescentou que o relacionamento de Pequim com Taiwan é separado do conflito da Rússia com a Ucrânia, que ele disse ser um assunto entre os dois países. Ele manteve a posição de Pequim de que Taiwan faz parte dos assuntos internos da China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo chinês em Pequim declarou repetidamente que pretende se reunificar com Taiwan. A ilha na costa da China continental é democraticamente autônoma, mas reivindicada pela República Popular da China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de setembro de 2026 - 5:39
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 31 de agosto de 2026 - 8:16
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 31 de agosto de 2026 - 5:06
Egas Moniz nobel 30 de agosto de 2026 - 10:03
bolsa família 30 de agosto de 2026 - 7:07
naval ravikant guru Vale do Silício 29 de agosto de 2026 - 15:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar