O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Fora do Brasil, o grande destaque da semana fica por conta da decisão de taxa de juros do Fed
A segunda-feira já começa com os mercados funcionando de maneira diferente por aqui, já que com a mudança de horário nos EUA a bolsa brasileira passa a fechar uma hora mais cedo. Mas o grande destaque entre os números da semana é outro.
Na semana seguinte aos dados da inflação de fevereiro, que ainda não sofreram impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas que já indicam um cenário complicado para os preços, o Copom se reúne e deve dar sinais de como pretende responder à deterioração no cenário global.
Nesta sexta-feira (11), o IBGE divulgou os dados do IPCA de fevereiro, que ficou em 1,01%, acima da mediana das expectativas dos analistas consultados pelo Broadcast, que era de 0,95%.
Considerando que a guerra na Ucrânia ainda não teve impacto nos números do indicador de fevereiro, mas sua mera ameaça já vinha levando analistas a revisarem suas estimativas para a taxa Selic, a expectativa para a próxima decisão do Comitê de Política Monetária é grande.
No dia seguinte à reunião do Copom teremos a chance de ver um pouco dos impactos que a política monetária empreendida com objetivo de trazer as expectativas de inflação para perto da meta tem impactado na economia nacional. É que o Banco Central vai publicar o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB.
A consultoria econômica LCA estima que o indicador deve ter ficado em -0,3% em janeiro, na comparação mês a mês, o que implicaria em um crescimento de 0,5% na comparação interanual.
Leia Também
Já a sexta-feira será um dia para pintar o quadro da economia nacional, já que o IBGE vai publicar a PNAD Contínua com os dados de emprego para janeiro.
No exterior, o destaque da agenda de indicadores também fica por conta dos juros. Pouco antes da reunião do Copom será a vez de seu equivalente nos EUA, o FOMC (Federal Open Market Comittee) se reunir para decidir sobre a taxa de juros da economia norte-americana.
Na sequência ainda teremos um discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, que deve servir para melhor compreender a decisão e o caminho que a autoridade monetária pretende percorrer por lá.
Confira abaixo o calendário com os principais indicadores que devem movimentar a economia brasileira na próxima semana. Os dados são da consultoria econômica LCA:
| Indicador | Data de refêrencia | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| Relatório Focus | 11-mar | 08:25:00 | BCB |
| Balança Comercial Semanal | 11-mar | 15:00:00 | Secint |
| Indíce de Confiança do Empresário Industrial | Março | - | CNI |
| Produção Industrial - Zona do Euro | Janeiro | 07:00:00 | Eurostat |
| Investimentos Imobiliários - China | Fevereiro | 23:00:00 | NBS |
| Produção Industrial YTD - China | Fevereiro | 23:00:00 | NBS |
| Investimento em ativos fixos urbanos - China | Fevereiro | 23:00:00 | NBS |
| Vendas do Varejo YTD - China | Fevereiro | 23:00:00 | NBS |
| Indicador | Data de refêrencia | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| Produção Industrial Regional | Janeiro | 9:00 | IBGE |
| Pesquisa Trimestral de Abate | 4º trimestre | 9:00 | IBGE |
| Leilão Tradicional (LFT e NTN-B) | - | 11:30 | Tesouro |
| Índice de expectativas - Alemanha | Março | 7:00 | ZEW |
| Índice de expectativas - Zona do Euro | Março | 7:00 | ZEW |
| Inflação ao produtor - EUA | Fevereiro | 9:30 | BLS |
| Empire Manufacturing - EUA | Março | 9:30 | Fed |
| Preços de novas residências - China | Fevereiro | 22:30 | - |
IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui
| Indicador | Data de refêrencia | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| IPC-S | 14-mar | 8:00 | FGV |
| IGP-10 | Março | 8:00 | FGV |
| PMS: Volume de serviços | Janeiro | 9:00 | IBGE |
| Fluxo cambial semanal | 11-mar | 14:30 | Banco Central |
| Anúncio da taxa de juros | - | 18:30 | Banco Central |
| Pedidos de hipotecas - EUA | - | 8:00 | MBA |
| Vendas no varejo - EUA | Fevereiro | 9:30 | C.Bureau |
| Confiança do construtor - EUA | Março | 11:00 | NAHB |
| Estoques de petróleo bruto - EUA | 11-mar | 11:30 | DOE |
| Decisão de taxa de juros - EUA | - | 15:00 | Fed |
| Discurso de J. Powell | - | 15:30 | Fed |
| Indicador | Data de refêrencia | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| IPC-Fipe | 14-mar | 5:00 | Fipe |
| IBC-Br | Janeiro | 9:00 | Banco Central |
| Leilão tradicional (LFT e NTN-F) | - | 11:30 | Tesouro |
| Sondagem industrial | Fevereiro | - | CNI |
| Inflação ao consumidor - Zona do Euro | Fevereiro | 7:00 | Eurostat |
| Reunião do Banco Central da Inglaterra | - | 9:00 | BoE |
| Concessões de alvarás - EUA | Fevereiro | 9:30 | C. Bureau |
| Novas construções residenciais - EUA | Fevereiro | 9:30 | C. Bureau |
| Sondagem industrial - EUA | Março | 9:30 | Fed |
| Pedidos de auxílio desemprego - EUA | 11-mar | 9:30 | DoL |
| Produção industrial - EUA | Fevereiro | 10:15 | Fed |
| Indicador | Data de refêrencia | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| IGP-M (prévia) | Março | 8:00 | FGV |
| Taxa de desemprego (PNAD) | Janeiro | 9:00 | IBGE |
| Balança comercial - Zona do Euro | Janeiro | 7:00 | Eurostat |
| Custos de trabalho - Zona do Euro | 4º tri | 7:00 | - |
| Vendas de moradias usadas - EUA | Fevereiro | 11:00 | NAR |
| Indicadores antecedentes - EUA | Fevereiro | 11:00 | C. Board |
| Discurso de Michelle Bowman - EUA | - | 15:00 | Fed |
O destaque entre os imóveis do leilão do Santander é um apartamento no bairro Paraíso, bairro nobre de São Paulo
Processo do time vencedor do Super Bowl de 2026 tem o potencial de se transformar na maior venda da história da NFL
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil