Site icon Seu Dinheiro

A disputa entre BTG Pactual e XP no mundo dos investimentos chegou ao efervescente mercado de criptomoedas

BTG e XP entram na corrida pelos investimentos em criptomoedas

O mercado de criptomoedas ainda é um terreno pouco explorado por instituições mais tradicionais — ainda que o mercado já tenha planos para esse universo. Mas a entrada de dois concorrentes de peso promete injetar mais ânimo nesse segmento, replicando uma disputa que já acontece nos demais investimentos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última segunda-feira, o BTG Pactual (BPAC11) lançou o aplicativo Mynt, sua plataforma para negociação de criptoativos. No mesmo dia, a XP também colocou no ar seu próprio sistema de investimentos em cripto, chamado XTAGE.

Ambas as empresas apostam em carregar a credibilidade já conquistada dos clientes para o mercado ainda pouco regulamentado das criptomoedas. Como o potencial doméstico do universo cripto também já chamou a atenção de grandes participantes desse mercado como a Coinbase e a Binance, essa disputa promete ser boa.

Conheça a seguir mais detalhes sobre as plataformas de BTG e XP.

BTG traz mais diversidade de criptomoedas

Começando pela ordem alfabética, a plataforma Mynt, do BTG Pactual, dá o pontapé inicial com uma maior diversidade de moedas que o investidor pode escolher. São cinco criptomoedas com aporte mínimo de R$ 100: bitcoin (BTC), ethereum (ETH), solana (SOL), polkadot (DOT) e cardano (ADA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A ideia é ter uma esteira contínua de produtos e funcionalidades, que acompanha a evolução da tecnologia. Além disso, teremos saque e depósito cripto em breve”, afirma André Portilho, head de Digital Assets do BTG Pactual. 

O app ainda conta com materiais educativos sobre cripto, cotações, notícias do mercado e da tecnologia. Os usuários da Mynt ainda tem uma equipe própria à disposição para tirar todas as dúvidas dos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana — o que é uma mão na roda para um mercado que não para nunca. 

Ainda que o usuário seja cliente do banco, será preciso fazer um cadastro para começar a negociar na plataforma do BTG.

XP oferece integração com a plataforma

Assim como outras plataformas como o Mercado Pago, o Nubank e até mesmo o 99Pay, da 99Táxi, a XTAGE começa oferecendo ao cliente apenas as duas principais criptomoedas do mundo: bitcoin e ethereum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vantagem é que a aplicação será totalmente integrada ao ecossistema da XP e permitirá que os clientes invistam dentro do próprio aplicativo da corretora — também 24 horas por dia, 7 dias por semana. A operação é similar a fazer outros investimentos na mesma plataforma.

"Começamos com o potencial de ter até 1 milhão de clientes no curto prazo. No médio e longo prazo, as oportunidades são ainda maiores, levando em consideração que hoje temos mais de 3,6 milhões de clientes na plataforma da XP", diz  Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da XP.

Tanto a Mynt quanto a XTAGE não divulgaram como serão cobradas as taxas de transação com moedas digitais.

O futuro dos investimentos em criptomoedas

Em um universo com mais de 16 mil projetos em criptomoedas, a entrada de grandes participantes do mercado tradicional é certamente animadora. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diversas instituições de pagamento começaram a se movimentar para oferecer investimentos em moedas digitais — ainda que de forma limitada. Na visão de fontes consultadas pela reportagem, há um duplo sinal nessa onda. 

Por um lado, os usuários terão um acesso facilitado às criptomoedas, o que pode ser uma porta de entrada importante para esse universo devido a facilidade que essas plataformas proporcionam para compra de moedas digitais.

Por outro, as moedas não são de propriedade do cliente.

‘Not your keys’: entendendo alguns problemas

Sempre que alguém cria uma nova carteira de criptomoedas são criadas chaves de acesso, a senha daquela wallet. Assim, para acessar os investimentos, é necessário ter essas chaves em mãos — em geral, é um conjunto de 12 palavras aleatórias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas corretoras, o cliente recebe essas chaves e pode tanto deixar suas criptomoedas na plataforma da própria exchange como transferi-las para outra wallet com o uso dessas chaves, deixando sua conta na corretora sem nenhuma cripto.

Em praticamente nenhum desses aplicativos — sejam nas novas plataformas ou nas que já existem — o cliente tem acesso a essas chaves. E, a partir daí, vale uma máxima do mercado: “Not your keys, not your coins” (algo como “se as chaves não são suas, as moedas também não são'').

Tendo isso em mente, essa pode ser uma alternativa do investidor “testar a água” e sentir se tem estômago para a volatilidade do mercado de criptomoedas. 

Veja também: NÃO DEIXE SUAS CRIPTOMOEDAS EM CORRETORAS

Exit mobile version