A plataforma de criptomoedas Babel Finance, com sede em Hong Kong, bloqueou nesta sexta-feira (17) os saques de criptomoedas em meio ao banho de sangue do mercado nas últimas semanas.
A escalada dos juros nos Estados Unidos e o desastre do projeto Luna, cuja criptomoeda virou pó, são fatores que vêm trazendo uma forte crise para o criptomercado.
Tudo começou com o fato de o início desta semana ter sido marcado como o período com mais saques em prejuízo na história do bitcoin. Foram US$ 4,2 bilhões (R$ 21,5 bilhões, na cotação atual) resgatados em todo o mundo, segundo dados do Glassnode.
Essa onda de pânico serviu de justificativa para a Babel. “O mercado de criptomoedas passou por grandes flutuações e algumas instituições do setor experimentaram eventos de risco condutivo”, afirmou a empresa seu site. "Devido à situação atual, a Babel Finance está perdendo liquidez."
A Binance também suspendeu saques, mas por outro motivo
Também nesta sexta-feira, a Binance suspendeu saques e depósitos em real na sua plataforma e deu um prazo de 72 horas para retomar o serviço. O suporte da exchange alega que o bloqueio se deve à "atualização de políticas criadas pelo Banco Central do Brasil, sem dar mais detalhes.
“Nosso canal de depósitos e saques de BRL via PIX e TED estão com uma instabilidade devido à atualização de Políticas instauradas pelo BACEN – Banco Central do Brasil. Os depósitos e os saques por este meio estão bloqueados, mas não se preocupe ainda pode usar outros métodos para sacar e depositar”, afirma a corretora em nota.