A maior alta de juros nos Estados Unidos em 28 anos (0,75 ponto percentual) na última quarta-feira (15) aumentou ainda mais a aversão ao risco dos investidores e acelerou o banho de sangue do mercado cripto, que vem sofrendo uma forte crise de confiança desde o fim do projeto Luna.
Até as 19h30 desta quinta-feira (16), o Bitcoin (BTC) caía cerca de 8,5% nas últimas 24h aos US$ 20,6 mil: uma desvalorização de 70% desde a máxima histórica e o menor patamar em um ano e meio.
O Ethereum (ETH), segunda maior criptomoeda do mercado, também acelerou as perdas, com desvalorização de 10% nas últimas 24h. O ativo não é negociado a esse patamar desde janeiro de 2021 e encara uma derrocada de 75% desde sua maior cotação, em novembro do ano passado.
O pânico no mercado cripto é tanto que o início da semana ficou marcado pela maior realização de prejuízo da história do bitcoin, segundo dados da plataforma Glassnode. Foram US$ 4,2 bilhões resgatados em todo o mundo por investidores que preferiram perder dinheiro a ver os números no vermelho.