Site icon Seu Dinheiro

Se Warren Buffett fosse brasileiro, qual ação ele compraria? Um investimento recente do mago de Omaha dá uma pista

Warren Buffett com uma lâmpada perto do rosto | Ações, Suzano, Vivara

Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, fundador e CEO da Berkshire Hathaway. Fonte: Reprodução

Nos últimos dias, uma companhia virou a sensação do mercado financeiro norte-americano: a Occidental Petroleum.  Depois de comprar cerca de 20% das ações da petroleira, Warren Buffett pediu permissão à agência reguladora dos Estados Unidos para poder aumentar a sua participação para até 50%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o anúncio, as ações chegaram a subir 10% no dia, com investidores interessados em pegar carona na aposta de Buffett. 

Mas o que mais me surpreendeu foram os motivos pelos quais o mago de Omaha fez essa aquisição. 

Cara de uma, focinho da outra

Lendo uma matéria em um site de investimentos gringo sobre essa aquisição, me deparei com o seguinte trecho:

"Impulsionada pelos preços crescentes das commodities, a Occidental reduziu substancialmente a sua dívida e está gerando muito caixa. A empresa agora parece ser uma boa opção para Buffett, dizem investidores e analistas. Ela está fortalecendo seu balanço e retornando a geração de caixa para os acionistas; e detém a maior posição no campo de petróleo mais ativo dos EUA."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O trecho é, obviamente, sobre a norte-americana Occidental. Mas troque Occidental por Petrobras e EUA por Brasil no trecho acima e o sentido será perfeitamente mantido:

"Impulsionada pelos preços crescentes das commodities, a Petrobras reduziu substancialmente a sua dívida e está gerando muito caixa. A empresa agora parece ser uma boa opção para Buffett, dizem investidores e analistas. Ela está fortalecendo seu balanço e retornando a geração de caixa para os acionistas; e detém a maior posição no campo de petróleo mais ativo do Brasil."

Cada dia melhor

A Petrobras tem aproveitado muito bem a alta nos preços das commodities. Assim como a Occidental, ela tem vendido barris de petróleo por preços absurdamente altos. 

Além disso, a estatal possui posição dominante no pré-sal brasileiro, onde a produtividade está entre as três melhores do mundo e os custos são extremamente baixos. Na linguagem do setor, dizemos que os campos da Petrobras são ativos de "classe mundial", dadas as qualidades. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa combinação tem permitido à Petrobras uma geração de caixa de dezenas de bilhões de reais trimestre após trimestre, o que tem se traduzido em uma enorme redução da dívida...

Fonte: Petorbras

… e proporcionado distribuições de dividendos gigantescos para os acionistas. O yield esperado para 2022 é de mais de 40% (!). Para os anos de 2023 e 2024 o mercado espera mais de 20% de yield

Fonte: Bloomberg

Melhor que a Occidental

Mas as semelhanças não param por aí. Esses papéis estão muito baratos em relação à média dos seus mercados. E Warren Buffett adora ações baratas!

A Occidental está precificada hoje por 4 vezes o seu fluxo de caixa, níveis muito mais descontados do que o índice norte-americano S&P 500, que negocia por 12 vezes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Petrobras, por sua vez, negocia por apenas 2 vezes a sua geração de caixa, também muito mais barata do que o Ibovespa, que negocia por 6 vezes. 

Na verdade, se analisarmos friamente, vemos que a Petrobras é ainda mais atrativa. Ela paga mais dividendos, é mais barata, está menos endividada e atua em ativos que proporcionam melhores margens.

Aliás, a decisão de vender ativos de baixa rentabilidade para focar os investimentos no pré-sal mostra uma enorme capacidade de alocação de capital da companhia, qualidade que Warren Buffett também aprecia muito. 

No entanto, outro trecho dessa mesma reportagem mostra que o nosso sonho de ver Buffett colocar seu dinheiro na Petrobras é muito difícil de se tornar realidade. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda falando sobre o aporte de Buffett na Occidental, ​​um outro analista comentou: “Ela preenche uma série de requisitos que ele gosta. Ela tem um bom fluxo de caixa, é uma ótima alocadora de capital e é norte-americana".

Azar o de Warren Buffett

Dadas as qualidades até superiores da Petrobras, é provável que se o Warren Buffett fosse brasileiro ele olharia com bastante carinho para as ações da companhia. 

Mas ele não é, fazer o quê? Azar o dele. 

Com uma enorme evolução operacional nos últimos anos, foco no rentável pré-sal e capacidade de distribuir enormes dividendos para os seus acionistas, a Petrobras é uma das estrelas da série Vacas Leiteiras, e uma das grandes responsáveis pela valorização de 19% da série no ano, mais que o dobro do Ibovespa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se quiser conferir o portfólio completo das melhores pagadoras de dividendos do Brasil, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Exit mobile version