O bitcoin está em um bear market? Fique por dentro do que vem por aí no mercado de criptomoedas
O mercado de cripto se mexe rápido. Às vezes até demais. Pensei no título desta edição da coluna ontem, enquanto pendurava as roupas no varal (um dos melhores momentos para insights) e hoje parece estranho escrever isso enquanto vários ativos estão subindo 10% ou mais. Pode ficar ainda mais estranho se, quando esta coluna chegar […]

O mercado de cripto se mexe rápido. Às vezes até demais.
Pensei no título desta edição da coluna ontem, enquanto pendurava as roupas no varal (um dos melhores momentos para insights) e hoje parece estranho escrever isso enquanto vários ativos estão subindo 10% ou mais.
Pode ficar ainda mais estranho se, quando esta coluna chegar à você, após a fala do Fed às 16h30, o mercado tiver virado para a direção oposta.
Enfim, coisas da vida em cripto. Em vez de olhar para o micro do micro, vamos focar no que tem acontecido nas últimas semanas.
[captacao]
Com a piora do humor no mercado global e alguns analistas falando em bear market no Nasdaq, inevitavelmente tivemos um reflexo em cripto. O bitcoin e seus pares têm enfrentado uma forte correção ao longo de janeiro.
Leia Também
Amigo da onça na bolsa: balanço da Vale (VALE3), Fed, tecla SAP e agenda cheia mexem com mercados após fuga de Flávio Bolsonaro
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
Isso abre, claro, a discussão se teremos um novo crypto winter, um período mais prolongado de mercado em baixa. Trocando em miúdos, as preocupações se voltam para o possível fim do bull market de cripto (adeus BTC a US$ 100 mil?) e o retorno de reflexos do período de 2018 a 2020, em um temeroso bear market.
Se você quiser minha opinião direta, para já encerrar a leitura, eu te digo que não acredito que estamos ainda neste cenário.
Claro, é difícil falar isso com o bitcoin abaixo de US$ 40 mil e os demais ativos ainda sofrendo, desde suas máximas históricas. Mas como tenho comentado nas edições anteriores, ainda não enxergo uma deterioração total do cenário geral de cripto a ponto de decretarmos um bear market multianual.
Agora, se você quer uma visão mais aprofundada, siga comigo.
Primeiro, acho complexo definirmos um bear market, de fato, para cripto. A definição do mercado tradicional que sempre escutei é "uma reversão de mais de 20% desde a máxima". Bem, 20% é uma oscilação natural de um ou dois dias neste mercado.
Eu prefiro olhar menos para o preço em si e mais para o fluxo. Como os principais agentes do mercado estão se comportando?
O fato é que, se por um lado as métricas de saúde da rede estão muito boas (a atividade de mineração, via o hashrate, por exemplo, está voando), por outro cripto está sofrendo na esteira dos demais ativos de risco.
Também não dá para negar que o bitcoin ainda não passou por um momento de subida mais vigorosa de juros nos EUA, como está acontecendo.
O que fica como incógnita na equação, ainda, é se e de onde virão gatilhos idiossincráticos do mercado, capazes de trazer de volta o fluxo de compra mais forte.
Enquanto isso, me volto a um questionamento: se, no pior dos casos, estivermos entrando num bear market como o de 2018, o que aconteceu naquele período para além do preço?
A resposta: um dos maiores períodos de desenvolvimento e inovação no ecossistema.
Se vemos hoje tokens se valorizando para mais de 100 vezes nos últimos 12 meses, é porque suas equipes se dedicaram nos últimos anos ao desenvolvimento de suas infraestruturas.
Felizmente, muitos criptomilionários de ciclos anteriores focam mais em desenvolver as tecnologias que vão mudar a história desse mercado do que em gerar receita imediatamente e encher os bolsos. É o etos de Elon Musk, obviamente guardadas as devidas proporções.
Se seguirmos para um período mais tenso de derrocada dos preços no mercado, além das estratégias de proteção de patrimônio (rebalanceamento das carteiras, aumento de caixa, etc.), deveremos principalmente focar em nos aprofundar nas novas soluções que serão desenvolvidas.
Elas, ainda fora do radar hoje, possibilitarão os novos ciclos de 50 vezes ou mais de valorização nas próximas pernadas de alta.
Eu, que ainda acredito que não teremos um período prolongado de correção, estou olhando desde já para alguns projetos bem interessantes e que podem ser os próximos a entrarem nos holofotes do mercado.
E lançamos recentemente um novo projeto para acompanhá-los: a Incubadora Cripto.
Vale pelo menos conhecer, clicando aqui.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A volta do fantasma dos distratos, o peso dos juros para o desempenho da bolsa e tudo o que mexe com o seu bolso hoje
15 de outubro de 2026 - 8:35EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo
14 de outubro de 2026 - 19:45O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Brasileiros à prova da teoria financeira, ‘Pix MEI’, o renascimento do Magalu e o que mais mexe com o seu bolso hoje
14 de outubro de 2026 - 8:28O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado
12 de outubro de 2026 - 8:01TRILHAS DE CARREIRA
Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição
11 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO