Site icon Seu Dinheiro

Conseguiu! S&P 500 quebra sequência de sete semanas de queda; veja o que ajudou as bolsas nos EUA

bandeira dos estados unidos em wall street

Bandeira dos Estados Unidos em Wall Street.

Tudo acaba bem quando termina bem. E foi assim que a sexta-feira (27) e a semana terminaram para o S&P 500, para o Nasdaq e para o Dow Jones.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As preocupações com a pressão inflacionária nos EUA deram uma trégua para os três principais índices de ações de Nova York, impulsionando também fortes ganhos entre as ações de tecnologia. 

A grande responsável pelo movimento positivo em Wall Street hoje foi a divulgação do índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) — a medida preferida do Federal Reserve (Fed) para a inflação. 

O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 4,9% nos 12 meses até abril, abaixo dos 5,2% do mês anterior.

Além da desaceleração da inflação, dados que mostram que os gastos do consumidor norte-americano permanecem resilientes renovaram o otimismo dos investidores após resultados trimestrais mistos dos varejistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns especialistas, no entanto, alertaram que, embora a força dos gastos mantenha a economia dos EUA em boa forma, a inflação segue desafiadora — o que mantém a pressão sobre o Fed no aumento da taxa de juros.

Com o alívio vindo do PCE, o Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq fecharam a semana com ganhos de cerca de 5%, quebrando uma sequência de pelo menos sete semanas seguidas de perdas. 

Confira a variação e a pontuação dos três principais índices de ações dos EUA no fechamento:

Os destaques do S&P 500

As ações de tecnologia estavam entre as que mais subiram no S&P 500. A empresa de software Autodesk avançou 7,4% após divulgar fortes ganhos no trimestre. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Dell Technologies chegou a saltar mais de 13% e a fabricante de chips Marvell avançou 3%. Crowdstrike e Datadog também estiveram em destaque, cada alta de mais de 5%.

Os movimentos ocorreram quando os investidores avaliaram a sustentabilidade do rali desta semana — se o avanço é um salto de alívio ou o fundo da longa liquidação.

E as bolsas na Europa?

Assim como o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones, as bolsas europeias fecharam em alta hoje, marcando uma semana positiva. 

Assim como aconteceu em Wall Street, o principal impulsionador dos ganhos no velho continente foi a diminuição dos temores sobre o aperto da política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 1,5%, com as ações de tecnologia subindo 3,2% para liderar os ganhos.

Os ganhos de hoje deram sequência à alta de ontem, quando os mercados na Europa subiram recebendo um impulso do Reino Unido.

Na ocasião, o ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, anunciou uma série de medidas para enfrentar a crise do custo de vida, incluindo um chamado “imposto inesperado” sobre os lucros das gigantes de petróleo e gás.

Exit mobile version