A expectativa de alta para o Ibovespa no curto prazo desacelerou no Termômetro Broadcast Bolsa da última sexta-feira (03), mas continua sendo majoritária. Entre os participantes, 60% disseram que a próxima semana deve ser de ganho para a bolsa, contra 64,29% na pesquisa anterior.
Os que esperam estabilidade são 26,67% e queda, 13,33%. No último Termômetro, 21,43% e 14,29% viam variação neutra e baixa para as ações na atual semana, respectivamente.
Os números que mexem com a bolsa
No calendário de indicadores para a próxima semana, o destaque no Brasil é a divulgação do IPCA de maio, na quinta-feira (09), que pode ajudar o mercado a ajustar sua expectativa para o ciclo de aperto monetário.
Vale ressaltar que estamos a uma semana para a reunião do Copom, que acontece na quarta-feira seguinte, 15 de junho.
"O IPCA de maio deve apresentar alta de 0,58%. A despeito do impacto baixista da bandeira tarifária verde sobre os preços de energia elétrica, os núcleos devem continuar pressionados em todas as métricas", avaliam os economistas do Bradesco.
Congresso em foco
As atenções estarão voltadas também à Brasília, onde o Congresso discute medidas de desoneração tributária que resultem em alívio para a inflação. O projeto que limita a 17% a alíquota de ICMS sobre energia, combustíveis, transporte público e telecomunicações, aprovado na Câmara, aguarda votação no Senado.
A expectativa deve injetar cautela na bolsa esta semana.
Também na quinta-feira, o ponto alto da agenda internacional é a reunião do Banco Central Europeu (BCE). A percepção é de que a autoridade monetária não deve ainda mexer na taxa de juros, mas sim preparar o terreno para iniciar o ciclo de aperto no encontro seguinte, em julho.
A temperatura dos negócios no Ibovespa
O Termômetro Broadcast Bolsa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportamento do Ibovespa na semana seguinte.
A ideia é mostrar para o leitor a percepção dos profissionais — e não das instituições financeiras — a partir da resposta para pergunta: Qual o sentimento para o Ibovespa na próxima semana?
As alternativas apresentadas são de variação positiva, negativa ou neutra.
A pergunta é enviada às quintas-feiras e as respostas devem ser encaminhadas até as 14h30 da sexta-feira.
Após o encerramento do período, o departamento de Dados do Broadcast calcula o percentual obtido a partir de cada uma das opções apresentadas pelo Termômetro. As respostas individuais dos participantes ficam em sigilo e os jornalistas não têm acesso a elas.
A publicação dos resultados é feita nos serviços em tempo real do Broadcast às sextas-feiras.
*Com informações do Estadão Conteúdo