🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-02-23T13:16:26-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Crescimento x Valor

“Bolsa brasileira ganha com migração de ações de crescimento para valor”, diz André Esteves, do BTG

Executivo avalia que altas nas taxas de juros globais devem beneficiar ativos brasileiros que privilegiam valor em vez de crescimento

23 de fevereiro de 2022
13:16
André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual, discursa na CEO Conference 2022
André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual, discursa na CEO Conference 2022 - Imagem: BTG Pactual/Divulgação

Estamos acostumados a ouvir que o aumento dos juros na economia americana vai forçar uma correção nas bolsas. O que não estamos acostumados a ouvir é que o Ibovespa vai, na verdade, se beneficiar disso. E quem fez essa afirmação foi ninguém menos que André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual.

Segundo Esteves, o mundo “taxa zero” dos últimos anos favoreceu a busca por ativos que privilegiavam crescimento (growth), mas o que deve ocorrer agora é uma rotação para ativos que têm valor (value).

Na análise do executivo, que vai assumir a presidência do conselho de administração do BTG, o Brasil é value no contexto global.

“Temos boas companhias, ciclo de commodities positivo, múltiplos baixos e juros altos. Na hora que o mundo prestar atenção em value, o Brasil entra no radar”, afirmou Esteves, que participou do CEO Conference, evento promovido pelo BTG.

E uma amostra desse influxo já pôde ser observada nesse início de ano. Até o momento, os investidores estrangeiros alocaram cerca de R$ 55,8 bilhões na B3 e o dólar caiu mais de 10%, chegando a tocar R$ 5,00.

Dólar forte criou excessos

Segundo Esteves, a força da moeda americana no mundo se relaciona com o mercado emergente de tecnologia americano, representado por Tesla, Apple, entre outras. 

“O dinheiro fluiu muito para esse mercado, criou excessos e agora está apanhando um pouco. Na minha visão, deve apanhar um pouco mais”, disse o executivo do BTG Pactual.

Esse fluxo teve estímulo do ambiente de juros muito baixos nos últimos anos. 

“Na hora que o juro, ou o ‘custo de sonhar’ vai a zero, o sonho vai ao infinito. Acho que a taxa de juros vai disciplinar esse sonho por meio da reprecificação de ativos financeiros”, afirmou Esteves.

Juros altos lá e ainda mais altos aqui

Esteves ressaltou, ainda, que enquanto o mercado antecipa que o Federal Reserve vai concluir o ano com um aumento de 150 pontos-base na taxa de juros, um aumento dessa ordem de grandeza foi feito numa tacada só na última reunião do Copom.

“O diferencial de juros está muito alto. Por aqui, os juros vão a cerca de 12% e atraem um pouco de capital para cá. Estou otimista com o framework do mercado de capitais”, disse.

Leia também:

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

O MEDO SE ESPALHA

Por que o petróleo tomba mais de 10% e arrasta as ações da Petrobras (PETR4) e PRIO (PRIO3) hoje

5 de julho de 2022

A projeção pessimista vem em um momento em que as cotações estão sob pressão. Desde o início do ano, quando as tensões entre Rússia e Ucrânia se intensificaram, o preço do barril saltou mais de 40%

SEM ACORDO

Greve do BC termina na data marcada; paralisação durou 95 dias

5 de julho de 2022

Os servidores do Banco Central cruzaram os braços em abril e reivindicavam reajuste salarial e reestruturação da carreira — demandas que não foram atendidas a tempo

ELEIÇÕES 2022

Pode isso, Arnaldo? Lula critica orçamento secreto enquanto oposição discute divisão das verbas em 2023

5 de julho de 2022

O orçamento secreto envolve a distribuição, sem transparência, de recursos federais a redutos eleitorais de deputados e senadores. O governo usa os pagamentos para comprar apoio político no Congresso.

DE NOVO?

A crise não acabou na Loft: startup faz nova demissão em massa e corte atinge cerca de 380 funcionários

5 de julho de 2022

Segundo a empresa, o novo corte acontece em razão da “reorganização” dos negócios. Em abril, a Loft demitiu cerca de 159 funcionários

A BOLSA COMO ELA É

Isso também vai passar: Entenda por que é hora de aproveitar a baixa do mercado para investir em ações da bolsa

5 de julho de 2022

O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies