🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Gigante do petróleo

Por que a Chevron prefere pagar dividendos a investir em energia solar e eólica

Apesar de não enxergar potencial em duas das escolhas mais óbvias quando se trata de energia renovável, a companhia está de olho em outras alternativas verdes

Larissa Vitória
Larissa Vitória
16 de setembro de 2021
15:50 - atualizado às 16:45
Posto da Chevron
A Chevron é uma das grandes empresas mundiais do ramo energético, especialmente de petróleo. - Imagem: Divulgação

Com os efeitos das mudanças climáticas cada vez mais visíveis ao redor do globo, a agenda ESG (da sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança) ganha cada vez mais importância dentro das empresas.

Além da consciência ambiental, a preocupação com o bolso também leva os executivos a adotarem as “medidas verdes”. Afinal, com investidores olhando atentamente e governos incentivando cada vez mais o uso de fontes sustentáveis de energia, quem não acompanha as mudanças pode acabar ficando para trás.

Por isso, os investidores podem estranhar as declarações de Mike Wirth, CEO da Chevron (CHVX34) - que, segundo uma análise do Instituto de Responsabilidade Climática, está em segundo lugar entre as 20 empresas que mais emitiram dióxido de carbono (CO2) nas últimas cinco décadas -, indicando que a companhia não pretende investir em geração de energia solar e eólica.

Em entrevista à CNBC na última quarta-feira (15), o executivo explicou que a negativa está relacionada ao potencial de geração de valor para seus acionistas. “Essas já são tecnologias relativamente maduras, há bastante capital disponível e os retornos em energia eólica e solar estão, na verdade, sendo reduzidos”, afirmou.

Levando em conta esse cenário, a gigante do petróleo opta por, ao invés de destinar capital às tecnologias, devolver o valor a seus acionistas e “deixar que eles plantem árvores, invistam em empreendimentos de energia eólica e solar e tenham o direito de fazer isso com dividendos crescentes vindos da nossa companhia”, completa Wirth.

Chevron foca em gás natural e hidrogênio

Mas, apesar de não enxergar potencial em duas das escolhas mais óbvias quando se trata de energia renovável, a Chevron não ignora a questão ambiental e anunciou, na última terça-feira (14), que vai triplicar seus investimentos em redução de emissões de CO2 e geração de energia com baixo teor de carbono.

Cerca de US$ 10 bilhões em recursos estão previstos até 2028 para que a petroleira atinja suas metas de novos negócios energéticos, incluindo a expansão da capacidade de geração com gás natural e outras fontes renováveis. 

Além disso, a Chevron também planeja aumentar sua capacidade de produção de hidrogênio para uso industrial, energético e de transporte. “Eu acredito que o hidrogênio verde desempenhará um grande papel [na transição energética]”, cravou Wirth.

A empresa também vai aumentar seus esforços na captura e redução de emissões de carbono. Contudo, a Chevron não se comprometeu, como seus pares do setor, a neutralizar suas emissões de carbono até 2050.

*Com informações da CNBC

Compartilhe

BATENDO O MARTELO

3R Petroleum (RRRP3) arremata seis blocos em leilão da ANP; veja todos os vencedores

13 de abril de 2022 - 16:36

ANP realizou o terceiro ciclo de leilões da oferta permanente; nesta fase foram ofertadas sete bacias em 14 setores

Surfando na onda do petróleo

Não é só a Petrobras: nos EUA, grandes petroleiras capitalizam alta de preços e geram fluxos de caixa recordes

29 de outubro de 2021 - 13:55

ExxonMobil e Chevron, gigantes do petróleo norte-americano, reportaram seus resultados trimestrais mais lucrativos desde antes do início da pandemia global

Oráculo de Omaha

Buffett diz que vender Apple foi ‘erro’, defende investimento em petroleiras e quer se manter longe de aéreas

1 de maio de 2021 - 20:17

Em encontro anual com acionistas da Berkshire Hathaway, megainvestidor falou sobre suas posições em ações

Passando o bastão

ANP autoriza transferência de participação no campo de Maromba da Petrobras e da Chevron para a BW offshore

19 de agosto de 2019 - 14:24

Com a mudança na concessão, a empresa passará a responder por 70% da participação que era da Petrobras e por 30% da Chevron

Petróleo disputado

Aos 48′ do 2º tempo, 5 empresas entram no jogo da partilha do pré-sal

28 de setembro de 2018 - 15:01

Governo arrecadou R$ 6,82 bilhões com último leilão de petróleo realizado nesta sexta-feira, 28

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar