Em reunião realizada neste mês, o conselho de administração da JBS acatou a recomendação do Comitê Independente, coordenado por Gilberto Xandó Baptista, para instaurar um procedimento arbitral em face da sua controladora J&F Investimentos e contra os irmãos Joesley e Wesley Batista.
Segundo a ata do encontro do colegiado, divulgada na terça-feira (19), também serão partes Florisvaldo Caetano de Oliveira e Francisco de Assis e Silva.
Nas reuniões de novembro, dezembro e janeiro, o Comitê Independente discutiu os contornos legais que envolvem o ajuizamento de medida legal, conforme deliberação dos acionistas em Assembleia Geral Extraordinária de 30 de outubro do ano passado.
Na ocasião, os acionistas aprovaram o ingresso de uma ação de responsabilidade contra os irmãos Batista, ex-administradores da companhia, além da J&F.
O processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República, ainda em 2017.
* Com informações da Estadão Conteúdo